#QuarentenaVaipe. Tudo mudou. Aplique GRÁTIS pulses da Quarentena com seu time ou empresa. CLIQUE AQUI!

Anonimato

COMO FUNCIONA O ANONIMATO NA VAIPE?

COMO SABER SE UMA PERGUNTA É ANÔNIMA?

Ao receber uma pergunta na Vaipe, é possível que ela seja anônima ou não. Para saber o tipo de pergunta que você está respondendo, basta visualizar o cabeçalho de cada pergunta.

Perguntas com respostas anônimas:
Perguntas com respostas não anônimas: saberão que é você.

Algumas perguntas não contam com anonimato. Essas são marcadas com o ícone de cadeado aberto. Isso significa que tanto os administradores da plataforma da Vaipe quanto seu colega indicado saberão que você o indicou ou enviou um feedback, por exemplo.

POR QUE MEU NOME APARECE NA PÁGINA DE RESPOSTAS?

Ao acessar uma página de resposta pelo link que você recebeu por email, SMS ou Slack, seu nome deve aparecer na parte superior da página.

É uma medida de segurança. Seu link é único e intransferível, portanto, ninguém mais deverá ver seu nome a não ser você mesmo. Caso você clique no link e o nome de outra pessoa esteja aparecendo na página, certifique-se que você não acessou seu link encaminhado de um colega ou líder. Os links são únicos e intransferíveis, por esse motivo, você não deve responder a pesquisa por links compartilhados por colegas. Acesse apenas o link enviado pela Vaipe por email, SMS ou Slack.

SE MEU NOME APARECE NA PÁGINA DE RESPOSTAS, COMO A VAIPE GARANTE MEU ANONIMATO?

Ao clicar no link da pesquisa enviado pela Vaipe por email, SMS ou Slack, você encontrará seu nome na página de respostas. Isso não está vinculado ao seu anonimato ao responder a pergunta. Cada pergunta possui uma configuração de anonimato que você pode conferir no tópico a seguir.

Já que seu link é único e intransferível, coletamos que você respondeu as pesquisas e abrimos seus resultados nas perguntas não anônimas. Já nas perguntas anônimas, suas respostas únicas são gravadas em um banco de dados na nuvem, com acessos e informações de chave criptografadas. Utilizamos apenas os resultados consolidados e comentários sem atrelá-los aos seus dados. Isso significa que não há uma visualização dentro da plataforma capaz de mostrar suas respostas únicas atreladas aos seus dados. A Vaipe também se compromete a jamais passar, abrir ou disponibilizar os dados únicos de resposta dos seus usuários.

QUAIS PERGUNTAS SÃO ANÔNIMAS E QUAIS NÃO SÃO?

As perguntas de reconhecimento são as únicas em que o anonimato do respondente não é preservado. Isso porque acreditamos que é importante amadurecer a cultura de feedback dentro das empresas. As perguntas de reconhecimento são:

Feedbacks

Ao enviar um feedback, a pessoa selecionada receberá o tipo de feedback que você enviou e comentário que você fez por escrito. Os administradores da plataforma conseguem consultar os feedbacks trocados entre os colaboradores.

Colega Inspirador

Ao indicar uma pessoa como colega inspirador, ela receberá sua indicação junto com o comentário que você fez por escrito. Os administradores da plataforma podem consultar as indicações trocadas entre os colaboradores.

COMO AS MINHAS RESPOSTAS ANÔNIMAS APARECEM NA PLATAFORMA?

Existem diversas formas de visualização de resultados na plataforma. Porém, ao responder uma pergunta anônima, seu resultado jamais aparecerá de forma nominal e única, ou seja, não saberão que foi você quem respondeu determinada pergunta ou fez um comentário específico.

Os seguintes filtros na plataforma podem ser aplicados para visualizar os resultados: departamento, sexo, senioridade e grupos. Para que os resultados sejam visíveis no filtro, é necessário o mínimo de 3 respondentes para consolidar um valor. Ou seja, não é possível criar um grupo com apenas um participante e analisar sua resposta.

QUANDO UM ADMINISTRADOR RESPONDE UM COMENTÁRIO QUE FIZ, MEU ANONIMATO CONTINUA GARANTIDO?

Ao responder uma pergunta anônima com um comentário, o administrador pode responder ao seu comentário. Mas isso não quebra seu anonimato, pelo contrário, você pode até mesmo enviar uma tréplica para ele pela ferramenta de Chat RH.

BOAS PRÁTICAS SOBRE ANONIMATO

• Certifique-se que você clicou num link enviado pela Vaipe diretamente para seu email, SMS ou Slack. Não clique em links compartilhados por colegas ou terceiros;

• Não compartilhe seu link com ninguém. Seu link é único e intransferível, caso você compartilhe seu link, outros poderão responder a pesquisa em seu nome;

• Certifique-se que seu nome aparece na parte superior da página de resposta. Essa é uma medida de segurança para garantir que você está respondendo a pesquisa pelo link correto;

• Confira o tipo de pergunta que você está respondendo: em cada pergunta existe sinalização se ela é uma pergunta anonima ou não. Fique atento ao ícone da anonimato da pergunta.

BAIXE OS MATERIAIS SOBRE ANONIMATO

Baixe os materiais de comunicação sobre o anonimato na Vaipe e compartilhe com o seu time.