Será que seus colaboradores indicariam sua empresa? Essa é uma pergunta cabulosa, amigo! Mas, alguma vez você já se perguntou isso? Se sim, qual seria sua resposta de 0 à 10, sendo 0 pouco provável e 10 muito provável? Pois essa é a pergunta que mede seu eNPS!

Essa pergunta cabulosa nada mais é do que o eNPS – employee Net Promoter Score. Baseado no NPS®, o eNPS pretender medir o engajamento dos colaboradores da empresa. Através da resposta dessa pergunta, é possível entender o que cada um é: promotor, neutro ou detrator.

A partir de uma pergunta definitiva – “De 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar um amigo ou familiar qualificado para uma vaga na sua empresa?” – fazemos a classificação dos funcionários em promotores, neutros e detratores.

Em primeiro lugar, no eNPS, quem indica entre 9-10 são aqueles felizes e engajados com a empresa. Esses são os colaboradores dos sonhos. Afinal, eles tendem a dar aquele gás extra para resolver problemas e são os que deixam os clientes felizes. Assim, eles são chamados promotores.

Os colaboradores que respondem 7 ou 8 são neutros. Isso quer dizer que eles estão “OK com a empresa. Então não estão infelizes, mas também não estão 100% engajados para dar aquele gás extra e compartilhar com amigos e clientes sobre a empresa.

Outra nota possível é 6 ou abaixo disso, isso significa que os colaboradores são detratores, ou seja, que não estão engajados. A partir disso, o objetivo da organização é entender por que eles se sentem assim e como fazer para torná-los promotores. Quer receber insights de como fazer isso? clique aqui.

Portanto, os colaboradores desengajados têm uma maior chance de apresentar uma menor produtividade e de olhar com bons olhos o jardim do vizinho, ou seja, trocar de emprego. Por isso, é melhor investir tempo em entender como reverter a situação do que gastar com os custos de saída e de recrutamento e seleção de um novo colaborador.

Como fazer o cálculo do eNPS?

O eNPS é uma métrica que vai de -100 a 100. Portanto, é necessário calcular o total de colaboradores promotores (que responderam de 10 ou 9)  menos o total de colaboradores detratores (que responderam de 6 a 0) e dividir pelo total de respondentes. E tudo isso vezes 100. A conta fica assim:

eNPS

Agora que você já entendeu o que é eNPS, que tal descobrir qual é o eNPS da sua empresa? Na Vaipe temos uma pesquisa prontinha para você enviar aos seus colaboradores! Quer saber mais? Acesse nosso site!

O que é eNPS e como aplicar na sua empresa
Classificado como:    

2 ideias sobre “O que é eNPS e como aplicar na sua empresa

  • 13/11/2017 em 15:51
    Permalink

    gostaria de saber mais sobre a pesquisa eNPS e NPS
    preciso de retorno urgente.

    Resposta
    • 14/11/2017 em 11:36
      Permalink

      Olá, Cida!

      Penso que você já conseguiu falar com alguém do nosso time, não? 🙂
      Mesmo assim, caso precise de mais alguma informação, pode chamar a gente no fale@vaipe.com.br

      Time Vaipe 🙂

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *