A cultura empresarial pode ser definida ativamente ou reativamente. O que isso quer dizer? As empresas podem sentar para definir quais serão suas crenças, valores, atitudes e padrões. Ou então sem uma definição pensada ela começa aos poucos a se construir.

cultura empresarial

A gente acredita que uma cultura superior ajuda as empresas a atingirem seus objetivos. A primeira coisa a se fazer então é definir desde o início quais são os valores, atitudes, padrões e crenças. Ao fazer isso, fica mais fácil entender os aspectos que irão ajudar a atingir os seus objetivos. Sente com calma e elabore bem esses tópicos. É importante discutir com outros membros da sua equipe também. A cultura empresarial feita à 4 mãos é mais forte do que a imposta por uma pessoa aos outros membros do time.

Por exemplo: será que usar bermuda no trabalho é aceitável se todos os clientes da sua empresa andam de terno e valorizam isso? A resposta é não? Então será que isso pode fazer parte da sua cultura empresarial?

Uma vez definido isso, além de deixar numa apresentação em pptx bem bonita, é importante que os valores reflitam as ações praticadas pelos donos, gestores e funcionários. A prática tem que refletir a cultura empresarial. Se a cultura diz uma coisa e a prática é outra, os funcionários e o mercado passam a ter uma desconfiança. Isso dificulta que ela atinja os seus objetivos.

Não é bom definirmos os valores colados nas paredes, visível aos olhos, quando nossas atitudes não refletem isso. Ao elaborar a cultura empresarial, pense em como você gostaria que seus funcionários interagissem.

Que tal um feedback anônimo dos funcionários da cultura da sua empresa? A vaipe te ajuda com isso. Enviamos toda semana uma pergunta de clima organizacional. Cadastre sua empresa e faça parte do movimento #adeusclimao.

Cultura de empresa vencedora: você sabe construir a sua?
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