Em algum momento de sua vida profissional, você já deve ter passado por isso. Clima pesado no trabalho, tensão, sentir que não é reconhecido. Logo a chamada “rádio peão” começa a espalhar boatos, o estresse aumenta, assim como o descontentamento. A desmotivação geral entre os colaboradores da empresa só aumenta. Essas são algumas características de um ambiente de trabalho que precisa de ajuda porque está com climão! Você sabe por que isso acontece e como pode afetar os resultados da sua organização?

Climão

Para que o bom funcionamento da empresa e a motivação no trabalho sejam constantes, é necessário que haja engajamento de funcionários. Por esse motivo, as empresas têm se esforçado em descobrir como anda o clima organizacional. Buscando soluções para tornar o ambiente de trabalho mais agradável e aumentar o nível de satisfação dos colaboradores. Mas como fazer isso? No post de hoje, falaremos sobre como resolver o climão na empresa e você conhecerá mais sobre a pesquisa de clima organizacional, confira!

Mas, afinal, o que é clima organizacional?

O conceito de clima organizacional começou a ser discutido em 1930. Tem por objetivo mapear como as pessoas sentem o clima da empresa. O clima é algo subjetivo, uma vez que a maneira como cada indivíduo o percebe é diferente e impactada também pelo seu contexto fora da empresa. Além de ser um agente que influencia diretamente na motivação no trabalho e no engajamento de funcionários.

Por que pesquisar o clima organizacional?

O clima organizacional saudável motiva os funcionários. Tornando-os mais engajados, satisfeitos e produtivos e também reduz custos com turnover.

Um clima organizacional ruim acarreta em diversos prejuízos para os negócios. Como perda de talentos, baixa produtividade, aumento da rotatividade, desperdício de materiais e falta de engajamento. Para evitar que isso ocorra, é preciso estar sempre atento. A primeira providência a ser tomada é a realização de uma pesquisa de clima organizacional.

Como medir o clima organizacional?

Pesquisas indicam que pessoas com baixos índices de motivação, utilizam apenas 8% de sua capacidade produtiva. Um índice que não é nada atrativo, já que as organizações devem manter-se competitivas. Diferencie-se a partir de seu capital humano para sobreviver no atual cenário de negócios.

A partir do momento em que entendemos como o clima organizacional impacta as pessoas e, consequentemente, a empresa, é preciso determinar que ações devem ser priorizadas. Discuta quais serão implementadas para melhorar o ambiente de trabalho.

Para entender o grau de satisfação das equipes e determinar que medidas devem ser adotadas para que os funcionários sintam-se valorizados e trabalhem melhor, é utilizada uma ferramenta chamada pesquisa de clima organizacional. Por meio da pesquisa, é possível retratar os aspectos críticos que devem ser trabalhados para reverter o climão.

Como funciona a pesquisa de clima organizacional?

Não há uma fórmula padrão. As empresas adaptam o instrumento de acordo com sua cultura, linguagem, identidade e necessidades. Mas alguns cuidados devem ser observados na escolha da ferramenta. Para ser eficaz, deve abordar algumas esferas, entre elas destacam-se:

  • Vida pessoal e profissional: percepção das pessoas em relação ao trabalho e a tópicos como segurança e carga horária.
  • Desafios e satisfação: verificação de distorções salariais, grau de satisfação com benefícios, possibilidades de promoções, plano de carreira.
  • Identificação com a empresa: questionamento quanto ao sentimento das pessoas em relação à empresa, seu entendimento do negócio e alinhamento de objetivos.
  • Reconhecimento: avalia o reconhecimento entre pares, por gestores e equipes.
  • Relacionamento: identificação do grau de cooperação e comunicação existente entre gestores, equipes e demais departamentos da empresa.

Por meio da aplicação da pesquisa é possível analisar quais são os fatores que motivam ou desmotivam. Se todos os colaboradores estão a par da visão, missão, valores e objetivos da empresa. Se eles percebem a sua organização como um bom local para trabalhar. Como está a comunicação e o relacionamento. Tudo visando a aumentar o engajamento da equipe e a deixar o climão ruim bem longe de sua empresa.

Você já está convencido de que é preciso pensar no clima organizacional da sua empresa, mas não sabe como fazer? Então entre em contato com empresas que trabalhem com metodologias modernas elaboradas especificamente para pesquisas de clima. Você irá aprender a frequência ideal para a aplicação, conhecerá as melhores práticas e como compartilhar os resultados com sua equipe, reduzindo custos e aumentando o engajamento e a motivação de todos!

Como resolver o climão na empresa?

A partir das respostas colhidas na pesquisa de clima organizacional feita em sua empresa, você saberá que ações precisam ser priorizadas e implementadas. Por exemplo, de nada adianta você instalar uma máquina de snacks presumindo que essa atitude aumentará o nível de satisfação da sua equipe. As mudanças precisam ser efetuadas com base em dados reais colhidos com sua equipe, não por “achômetro” ou apenas feeling.

É por meio da percepção dos funcionários que você poderá tomar as providências e reverter o cenário. Por exemplo, se o ambiente físico for um dos pontos identificados para melhoria, invista em ambientes confortáveis, que sejam mais agradáveis e acolhedores para o seu time. Já se o problema forem os benefícios, estude a possibilidade de oferecer agradinhos fora do comum, como flexibilidade de horário (desde que as atividades sejam entregues), ginástica laboral ou sorteios de ingressos de cinema ou teatro. Peça sugestões sobre que tipo de benefício seus funcionários mais valorizam e desejam conquistar.

Para obter bons resultados com a pesquisa de clima, todos os líderes devem participar do processo, já que eles são agentes de transformação – o engajamento das equipes será um reflexo da atitude de seus líderes.

Como colocar em prática?

Outro ponto fundamental é, de fato, ter insights de melhorias e levá-las à execução. Faça uma análise qualitativa dos dados obtidos na pesquisa, crie um plano de ações que serão tomadas (preferencialmente já determinando custos, prazos e responsáveis pela implementação) e não se esqueça de comunicar a seus funcionários todos os estágios desse processo.

Ver que, de fato, sua opinião foi ouvida e levada a sério ajudará a dar um gás na motivação dos colaboradores e logo sua empresa colherá os benefícios gerados com a implantação dessa boa prática: aumento da produtividade, atração e retenção de talentos, aumento do engajamento e sentimento de pertencimento.

Em sua empresa tem climão? Como está o engajamento de funcionários em sua organização? Deixe suas dúvidas e colaborações nos comentários. Para continuar aprendendo sobre o tema, veja em nosso blog quais são os 10 cuidados que sua empresa deve ter ao escolher ferramentas de clima. 

Climão na empresa? Veja como resolver!
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