Um dos maiores problemas que as empresas enfrentam é a baixa produtividade dos funcionários. De acordo com dados divulgados em uma pesquisa, são necessários mais de três trabalhadores no Brasil para produzir a mesma quantidade gerada por um profissional nos Estados Unidos.

Produtividade

Os motivos são diversos, variando desde falta de treinamento e de motivação no trabalho até pressão em excesso. As empresas com produtividade baixa perdem oportunidades de crescer e ter sucesso. Para reverter esse cenário, algumas ações devem ser tomadas. Por meio delas, você poderá melhorar seus resultados, contando com uma equipe motivada e de alta performance! Quer saber como? Veja, no post de hoje, dicas de como resolver a baixa produtividade dos funcionários. Confira!

10 dicas para aumentar a produtividade e obter alta performance em sua empresa

1. Conheça a sua equipe

A baixa produtividade pode estar relacionada a algum contratempo pessoal, a problemas de saúde ou mesmo à falta de perspectivas profissionais.

É importante conhecer bem a sua equipe para poder apoiá-la e orientá-la. Oferecer os estímulos certos para obter sua motivação no trabalho é essencial. Um simples ato como estabelecer um diálogo frequente, já pode ajudar a motivá-los. Conhecendo sua equipe, suas personalidades e competências, você poderá demandar as atividades e saber o que esperar de cada um.

2. Desenvolva o espírito de equipe

Ingrediente fundamental da fórmula para ter uma equipe de alta performance é montar o time certo para suas necessidades. Além de saber tirar o melhor de cada um, estimulando suas potencialidades.

Para isso, todos devem atuar em conjunto, por meio de uma relação de profunda confiança. Um relação que gere a colaboração e o comprometimento necessários para alcançar bons resultados. Desperte o sentimento de pertencer, de sentir-se dono do projeto, divida a autoria da visão. Assim você verá que os resultados serão extraordinários.

3. Defina metas ligadas à produtividade da equipe

A definição de metas está diretamente relacionada à produtividade, pois exige que a equipe se comprometa e se engaje para alcançá-las. Equipes de alta performance precisam trabalhar com rumos definidos para poderem focar nos resultados esperados.

Trace metas reais junto com seus funcionários. Quando as metas forem atingidas, você saberá que as pessoas estão motivadas e engajadas com suas tarefas e com os objetivos da organização. Não esqueça de sempre reconhecer os funcionários pelos resultados atingidos.

4. Delegue atividades e proponha desafios

Delegue atividades, sua equipe se sentirá valorizada por saber que você acredita no potencial de cada um. Para que seu time se desenvolva, você precisa propor desafios e dar o suporte necessário para que eles sejam atendidos e gerem engajamento e motivação. Com isso, sua equipe ficará mais forte e unida!

5. Forneça feedback

A falta de diálogo pode ser um fator que leva à baixa produtividade. Invista nessa poderosa ferramenta de gestão de pessoas, indicando o caminho a ser seguido, elogiando o bom desempenho, reconhecendo as boas práticas e indicando o que deve ser corrigido – mas faça isso constantemente para que os resultados também sejam contínuos!

6. Invista em ações motivacionais

As ações motivacionais costumam ser uma boa maneira de melhorar a produtividade e a motivação no trabalho. Aposte em benefícios em troca do cumprimento de metas. Por exemplo, ofereça um café da manhã para a equipe após fechar aquela venda difícil, todos irão se sentir valorizados e reconhecidos!

7. Investigue o desgaste físico e emocional

Não confunda trabalhar em excesso com ser produtivo, fiscalize as horas de trabalho de sua equipe e estabeleça momentos de descanso e de descontração, para que todos possam se sentir à vontade, trocar informações e interagir, tornando o ambiente mais agradável e criando um clima de cooperação que será favorável à execução do trabalho de alta performance.

8. Elimine distrações

As distrações, como redes sociais, aplicativos e ligações particulares, prejudicam a produtividade. Implemente uma política de uso dessas tecnologias para que sejam utilizados com bom senso durante o horário de trabalho.

9. Cuide do ambiente de trabalho

Para que sua equipe seja de alta performance, é fundamental cuidar do ambiente de trabalho, oferecendo incentivos, como remuneração atrativa, plano de carreira, valorização. É necessário administrar conflitos, eliminar comportamentos que prejudiquem o bom andamento das atividades e tomar decisões com transparência, coerência e agilidade.

10. Monitore o clima organizacional

Para identificar falhas e determinar maneiras de aumentar a produtividade e a motivação da sua equipe, adote as pesquisas de clima organizacional. Esse instrumento é fundamental para identificar o que deve ser ajustado em sua organização para estimular o engajamento dos funcionários e a sua motivação no trabalho.

O aumento da produtividade é uma forma de assegurar a competitividade do seu negócio e de amplificar suas chances de crescimento. Para alcançar esse resultado, é necessário oferecer boas condições de trabalho à sua equipe, assim você irá manter todos os seus talentos engajados com o mesmo propósito: o sucesso!

Quais são suas dicas para melhorar a produtividade dos funcionários e a motivação no trabalho? Compartilhe suas ideias aqui nos comentários e não deixe de conferir aqui no blog dicas de como aumentar a retenção de talentos em sua empresa.

Tudo que você precisa saber para resolver a baixa produtividade dos funcionários
Classificado como:            

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *