O engajamento dos funcionários é um dos grandes desafios das empresas quando consideramos gestão de pessoas e competitividade e também é a garantia para o crescimento e o sucesso das organizações – mais de 40% dos dirigentes das empresas participantes de um levantamento realizado pela consultoria de RH Michael Page afirmaram que engajar o funcionário é o melhor caminho para que  se atinja bons resultados.

Um aspecto bastante favorável em ter funcionários engajados, é que eles têm pensamento de donos do negócio, desempenhando suas funções com paixão e entusiasmo, contribuindo para obter os melhores resultados para a empresa.

Para isso, é preciso criar uma conexão entre os colaboradores e a empresa. Você sabe como estabelecer essa conexão? No post de hoje, falaremos sobre 10 cuidados que você/sua empresa deve ter para ter um time engajado, confira!

engajamento

1. Seja cuidadoso ao montar o seu time

É importante, desde o processo de recrutamento, ter claro o tipo de profissional que se enquadra na sua empresa. De nada adianta encontrar a pessoa mais qualificada, fluente em diversos idiomas, multifuncional, com anos de experiência se os valores dela e os da sua empresa não baterem! Seja sempre transparente para que uma falsa expectativa não seja criada e ninguém fique decepcionado.

Deixe claro, desde o início, qual será o papel e o propósito do profissional na organização, mostre que a empresa valoriza e reconhece a contribuição fundamental que ele dará para os resultados da organização.

2. Saiba reconhecer o perfil dos funcionários engajados

Os funcionários engajados trabalham motivados, são leais e comprometidos, eles investem esforço e iniciativa para contribuir com o sucesso do negócio.

Para extrair o melhor do seu time é preciso saber que as iniciativas devem ser adaptadas às necessidades e motivações de cada integrante, portanto, conheça sua equipe e elabore estratégias para motivar cada perfil de profissional.

3. Desenvolva ações diárias para gerar engajamento

Algumas práticas devem ser realizadas regularmente para gerar e manter o engajamento do seu time. Por exemplo, adotar o hábito de fornecer feedback e a realizar reuniões para alinhamento, ajudam a fortalecer o relacionamento, confiança e a tornar o ambiente de trabalho melhor. Seu time irá se sentir muito mais motivado e seus índices de rotatividade diminuirão – de acordo com estudo, o feedback regular gera redução de 14,9% nas taxas de turnover das empresas.

4. Saiba como manter um funcionário engajado

Entenda que o trabalho e a vida pessoal devem caminhar lado a lado e permita algumas “regalias” para que seus funcionários percebam o quanto são importantes.

Deixe, por exemplo, que os funcionários decorem suas mesas, distribua prêmios simbólicos ou promova um café semanal. Essas práticas deixarão todos mais alegres e engajados. Para saber exatamente que práticas oferecem maior potencial de engajamento, faça uma pesquisa com seus funcionários e ouça suas solicitações.

5. Avalie as condições de trabalho

Para que os funcionários permaneçam engajados, garanta as melhores condições de trabalho para que eles queiram continuar na empresa. As atividades cotidianas não devem ter na estrutura um empecilho. Então, garanta instalações bem equipadas, limpas e funcionais.

6. Permita que os colaboradores se expressem

É fundamental que os funcionários tenham liberdade para expressarem suas opiniões e se sintam confortáveis para oferecer soluções e alternativas visando o bem-estar organizacional. Estimule esse contato e dedique um tempo para ouvir respeitosa e atentamente a todos.

7. Dê oportunidades para que os funcionários cresçam

Valorize seus talentos internos, oferecendo oportunidades de aprendizado, estimulando e investindo nos profissionais que são “de casa”.

Se os funcionários não forem capazes de enxergar um futuro dentro da empresa, logo buscarão oportunidades na concorrência. E, enquanto não conseguirem, trabalharão com pouco (ou nenhum) engajamento.

8. Comemore os resultados!

Celebre! Mostre para os funcionários que quando todos colaboram para que os resultados sejam atingidos, todos merecem o mérito. Então, comemore em conjunto para estimular e promover o engajamento e a valorização de seu time.

9. Estabeleça a cultura organizacional

Faça com que todos lembrem de que trabalham por uma causa e o quanto a empresa depende da soma dos esforços de cada um. Ao perceberem que contribuem para algo significativo, vão se orgulhar de seus esforços. Deixe claro a todos os valores e objetivos da empresa para que a cultura organizacional esteja intimamente relacionada com eles.

10. Saiba como medir o engajamento

Invista em ferramentas para medir o engajamento e a satisfação de seus funcionários, como a pesquisa eNPS. Por meio desse instrumento, é possível diagnosticar se o seu time está feliz com a empresa e buscar as melhores práticas para motivá-los!

Um estudo aponta que empresas com times engajados podem superar em 202% os resultados das organizações com funcionários sem engajamento. O profissional engajado, não trabalha apenas pelo pagamento no final do mês, mas para crescer e se desenvolver com a empresa, contribuindo para que ela atinja seus objetivos estratégicos.

E você, já adota essas práticas para ter funcionários engajados? Ou tem alguma outra dica para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários e continue aprendendo sobre o tema no post O que você não sabia sobre pesquisa eNPS.

10 cuidados que você/sua empresa deve ter para cultivar funcionários engajados
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *