A etapa de análise da pesquisa de clima é o momento em que as informações coletadas são interpretadas. Essa análise gera insights de ações de melhoria a serem executadas. Insights são as informações descobertas que nos permitem compreender melhor como se dá o clima organizacional da empresa, além de mostrar como os colaboradores acreditam que ele possa melhorar.

análise da pesquisa de clima organizacional

Desse clima fazem parte os sentimentos principais da satisfação dos funcionários em relação a diferentes aspectos da cultura da empresa. RH, supervisão, tomada de decisões, objetivo e missão, entre outros.

Como resultado da análise da pesquisa de clima, gestores podem tomar decisões mais precisas. Assim, o clima organizacional interno pode ser otimizado. Além disso, também auxilia no engajamento e no bom desempenho dos colaboradores. Quer saber como? Então continue acompanhando o post de hoje!

Análise da pesquisa de clima em relação ao eNPS

O eNPS (employee Net Promoter Score) cumpre bem o seu papel em medir um fator abstrato que é o engajamento dos funcionários da empresa. Ademais, auxilia na classificação dos colaboradores da equipe e permite estratégias bem definidas de comunicação interna.

Portanto, é importante levar em conta alguns aspectos durante a análise incluindo a metodologia eNPS:

Avaliação da nota

É importante analisar a nota tanto para definir os diferentes perfis (detratores, neutros e promotores) quanto para uma avaliação da média geral do eNPS.

Funcionários detratores e neutros, por exemplo, podem gerar insights em relação ao desenvolvimento profissional de cada colaborador. Também podem apresentar uma reavaliação da própria liderança da empresa. O que não está sendo feito para engajar esses funcionários? Quais são os pontos de interação com esses funcionários que precisam ser revistos?

O mesmo se aplica aos colaboradores com alto índice na escala eNPS. Eles estão recebendo espaço e atenção para que tenham mais força ao promover a empresa? Quais ações estão sendo realizadas para destacar e recompensar esses perfis que vestem a camisa da organização?

Identificação de problemas críticos

A análise da pesquisa de clima precisa considerar e elencar a prioridade de algumas respostas abertas. Caso seja uma questão urgente e altamente requisitada pelos funcionários da empresa, é preciso colocá-la como prioridade. É importante investir os esforços e recursos necessários para essa questão não prejudicar o clima organizacional. Ou até, quem sabe, influenciar no desempenho de seus funcionários.

Já críticas ou elogios isolados podem ter menor prioridade durante a análise. Sendo ações a serem implementadas futuramente caso realmente seja necessário.

Organização de palavras-chave

As respostas abertas da pesquisa de clima realizada, provavelmente seguirão um padrão e poderão gerar informações dispersas. Para uma melhor organização, é recomendado utilizar um sistema fácil de ser aplicado e compartilhado. Como é o caso da nuvem de palavras (word clouds), que elenca as palavras-chave mais utilizadas.

Ferramentas online gratuitas podem realizar essa nuvem de palavras tornando seus insights mais organizados. Uma vez que são visualmente atrativos durante o compartilhamento e a análise dos resultados.

Compreensão dos ganhos rápidos

Assim como as questões críticas a serem reparadas, é importante notar se a análise gera oportunidades para soluções de ganho rápido. Ou seja, decisões que possam melhorar o clima organizacional e o humor de seus colaboradores rapidamente.

Presentear sua equipe com uma pequena lembrança ou comemorar um resultado recém-atingido. Essas são soluções de ganho rápido que podem ser implementadas de forma ágil.

Planejamento estratégico sobre as mudanças

A pesquisa de clima organizacional e o uso da metodologia do eNPS partem do desenvolvimento do planejamento estratégico da empresa. Portanto, ao realizar a análise e organizar os insights obtidos, é necessário considerar qualquer mudança implementada em relação ao planejamento, fazendo com que a ação seja bem estruturada e alinhada com o planejamento e os objetivos da empresa.

Transparência em relação à tomada de decisão

Não alimente falsas esperanças ou propague informações falsas em relação às mudanças que serão realizadas no ambiente interno de sua empresa. Os resultados dos dados e os próximos passos da estratégia empresarial devem ser informados aos funcionários com clareza e transparência, sem expor os dados eNPS dos funcionários entrevistados ou gerar falsas expectativas.

Análise diferenciada para perguntas específicas

Diferentemente dos perfis de funcionários da escala eNPS e das diversas interpretações que podem ser tomadas por respostas abertas, pesquisas com resposta “Sim” ou “Não” permitem a implementação mais facilitada de uma solução, por tratarem-se de perguntas específicas, tornando mais objetiva a análise de seu resultado.

Por isso, sempre que possível, inclua questões assim em sua pesquisa. Por exemplo, ao invés de perguntar “Qual é sua percepção sobre como seu gestor avalia seu desempenho” prefira “A maneira como seu gestor avalia sua performance é clara?”.

Considerações finais sobre a análise da pesquisa de clima

A análise da pesquisa de clima permite conhecer a percepção dos colaboradores quanto ao ambiente, às políticas internas e às condições de trabalho e enxergar o que gera satisfação e insatisfação. Por isso, essa é uma ferramenta altamente estratégica para as organizações por ajudar a garantir engajamento e produtividade.

É essencial também solicitar um critério de avaliação claro e justo por parte dos gestores ao analisarem a pesquisa de clima. Sobretudo, a performance exigida deve ser sempre clara e alcançável pelos colaboradores que desejam se desenvolver profissionalmente de forma saudável.

Trabalhar a retenção e o engajamento de seus colaboradores é uma etapa importante para criar uma base forte no clima organizacional de sua empresa. Devido a isso, é preciso que as ações de melhorias no ambiente, nas relações e nos processos de trabalho tenham uma constância durante sua execução. Assim, a aplicação regular da pesquisa de clima organizacional e da pesquisa eNPS é fundamental.

Estimular seus funcionários a se desenvolverem e trabalharem em um ambiente interno sadio é um fator que impacta, não só na estrutura interna, como também nos processos externos. Como resultado, a empresa inspirará tanto funcionários quanto clientes e parceiros.

Você ficou com alguma dúvida sobre a análise da pesquisa de clima organizacional? Sua empresa já utiliza a eNPS? Compartilhe sua experiência nos comentários e continue acompanhando nosso blog para outras dicas!

Análise da pesquisa de clima organizacional: como fazer?
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