A etapa de  pesquisa de clima análise é o momento em que os dados e as informações coletadas são interpretadas. Elas geram insights de ações de melhoria a serem executadas. Insights são as informações descobertas que nos permitem compreender melhor como se dá o clima organizacional da empresa. Além de mostrar como os colaboradores acreditam que ele possa melhorar.

pesquisa de clima análise

Faz parte desse clima os sentimentos principais da satisfação dos funcionários em relação a diferentes aspectos da cultura da empresa. RH, supervisão, tomada de decisões, objetivo e missão, entre outros.

A partir da Pesquisa de clima análise, gestores podem tomar decisões mais precisas. Assim o clima organizacional interno pode ser otimizado. Além de auxiliar no engajamento e no bom desempenho dos colaboradores. Quer saber como? Continue acompanhando o artigo de hoje!

 Pesquisa de clima análise em relação ao eNPS

O eNPS (employee Net Promoter Score) cumpre bem o seu papel em medir um fator abstrato que é o engajamento dos funcionários da empresa. Além disso, auxilia na classificação dos colaboradores da equipe. Permitindo estratégias bem definidas de comunicação interna.

É importante levar em conta os seguintes aspectos durante a análise de sua pesquisa de clima incluindo a metodologia eNPS:

Avaliação da nota

É importante analisar a nota tanto para definir os diferentes perfis (detratores, neutros e promotores) quanto para uma avaliação da média geral do eNPS.

Funcionários detratores e neutros, por exemplo, podem gerar insights em relação ao desenvolvimento profissional de cada colaborador. Também podem apresentar uma reavaliação da própria liderança da empresa. O que não está sendo feito para engajar esses funcionários? Quais são os pontos de interação com esses funcionários que precisam ser revistos? O mesmo se aplica aos colaboradores com alto índice na escala eNPS. Esses funcionários estão recebendo espaço e atenção para que tenham mais força ao promover a empresa? Quais ações estão sendo realizadas para destacar e recompensar esses perfis que vestem a camisa da organização?

Identificação de problemas críticos

A pesquisa de clima análise precisa considerar e elencar a prioridade de algumas respostas abertas. Caso seja uma questão urgente e altamente requisitada pelos funcionários da empresa, é preciso colocá-la como prioridade. É importante investir os esforços e recursos necessários para que essa questão não prejudique o clima organizacional. Ou até, quem sabe, não influencie no desempenho de seus funcionários.

Já críticas ou elogios isolados podem ter menor prioridade durante a análise. Sendo ações a serem implementadas futuramente caso realmente seja necessário.

Organização de palavras-chave

As respostas abertas da pesquisa de clima realizada provavelmente seguirão um padrão e poderão gerar informações dispersas. Para uma melhor organização, é recomendado utilizar um sistema fácil de ser aplicado e compartilhado. Como é o caso da nuvem de palavras (word clouds), que elenca as palavras-chave mais utilizadas.

Ferramentas online gratuitas podem realizar essa nuvem de palavras tornando seus insights mais organizados. Uma vez que são visualmente atrativos durante o compartilhamento e a análise dos resultados.

Compreensão dos ganhos rápidos

Assim como as questões críticas a serem reparadas, é importante notar se a análise gera oportunidades para soluções de ganho rápido. Ou seja, decisões que possam melhorar o clima organizacional e o humor de seus colaboradores rapidamente.

Presentear sua equipe com uma pequena lembrança ou comemorar um resultado recém-atingido. Essas são soluções de ganho rápido que podem ser implementadas de forma ágil.

Planejamento estratégico sobre as mudanças

A pesquisa de clima organizacional e o uso da metodologia do eNPS partem do desenvolvimento do planejamento estratégico da empresa. Portanto, ao realizar a análise e organizar os insights obtidos, é necessário considerar qualquer mudança implementada em relação ao planejamento, fazendo com que a ação seja bem estruturada e alinhada com o planejamento e os objetivos da empresa.

Transparência em relação à tomada de decisão

Não alimente falsas esperanças ou propague informações falsas em relação às mudanças que serão realizadas no ambiente interno de sua empresa. Os resultados das informações e os próximos passos da estratégia empresarial devem ser informados aos funcionários com clareza e transparência, sem expor os dados eNPS dos funcionários entrevistados ou gerar falsas expectativas.

Análise diferenciada para perguntas específicas

Diferentemente dos perfis de funcionários da escala eNPS e das diversas interpretações que podem ser tomadas por respostas abertas, pesquisas com resposta “Sim” ou “Não” permitem a implementação mais facilitada de uma solução, por tratarem-se de perguntas específicas, tornando mais objetiva a análise de seu resultado.

Por isso, sempre que possível, inclua questões assim em sua pesquisa. Por exemplo: ao invés de perguntar “Qual é sua percepção sobre como seu gestor avalia seu desempenho” prefira “A maneira como seu gestor avalia sua performance é clara?”.

Considerações finais sobre a pesquisa de clima análise

A pesquisa de clima análise permite que a empresa conheça a percepção de seus colaboradores quanto a seu ambiente, às políticas internas e condições de trabalho que levam à satisfação ou à insatisfação de seus funcionários. Por isso, essa é uma ferramenta altamente estratégica para as organizações, possibilitando que elas façam ajustes que ajudem a garantir a satisfação, o engajamento e a produtividade de seus times.

É importante solicitar um critério de avaliação claro e justo por parte dos gestores ao analisarem a pesquisa de clima, fazendo com que a performance exigida seja sempre clara e alcançável pelos colaboradores que desejam continuar com a empresa e se desenvolver profissionalmente de uma forma saudável.

Trabalhar a retenção e o engajamento de seus colaboradores é uma etapa importante para criar uma base forte no clima organizacional de sua empresa. Por isso, é preciso que as ações que visem a melhorias no ambiente, nas relações e nos processos de trabalho tenham uma constância durante sua execução. Para isso, a aplicação regular da pesquisa de clima organizacional e da pesquisa eNPS é fundamental.

Estimular seus funcionários a se desenvolverem e trabalhar em um ambiente interno sadio e agradável é um fator que impacta não só na estrutura interna, como também gera resultados positivos nos processos externos, fazendo com que sua empresa inspire tanto seus funcionários quanto seus clientes e parceiros.

Você ficou com alguma dúvida sobre a análise da pesquisa de clima organizacional? Sua empresa já utiliza a eNPS? Compartilhe sua experiência nos comentários e continue acompanhando nosso blog para outras dicas!

Como fazer a análise de minha pesquisa de clima organizacional?
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