Conforme as empresas buscam desenvolvimento, bons resultados e sobrevivência no mercado, o conceito de o que é clima organizacional, cada vez mais, é encontrado no centro de debate. Ele tem recebido cada vez mais importância. Uma vez que passou-se a compreender o quanto a convivência harmoniosa e um bom ambiente de trabalho contribuem para a produtividade. Além de melhorar o engajamento e o comprometimento dos colaboradores de qualquer tipo de organização.

O que é clima organizacional

No post de hoje, falaremos sobre o que é clima organizacional e como melhorá-lo. Por meio de dicas poderosas para tornar o clima de sua empresa muito mais saudável e propício para contribuir positivamente nos resultados da sua organização. Confira!

Como podemos definir clima organizacional?

Vamos pensar de maneira prática, ok? Imagine o cenário a seguir: você acorda cedinho, toma um café apressado com as crianças. Depois sai do conforto do seu lar e se desloca para o trabalho em um ônibus lotado, com trânsito caótico… Ufa, finalmente chega na empresa!

Mas se depara com um local sujo e desorganizado. Logo chega um colega com um humor daqueles e que só sabe reclamar da empresa. Seu chefe nem conversa com você, apenas quando quer cobrar aquelas metas que vocês dois sabem que são inatingíveis. Responda com sinceridade: Qual é a possibilidade de permanecer motivado e ser produtivo em um cenário como esse?

O conceito de clima organizacional é discutido desde 1930. Sempre com o entendimento de que existe uma expectativa em relação à empresa por parte dos funcionários. E de que o clima exerce influência direta no desempenho das equipes.

O clima organizacional, de modo simplificado, é a percepção dos funcionários a respeito da empresa e de suas práticas. Ele indica o grau de satisfação dos colaboradores em relação a diferentes aspectos da cultura, do relacionamento e da rotina e condições de trabalho da organização, como suas políticas de RH, modelo de gestão, estilo de liderança, programas de desenvolvimento e valorização profissional e mesmo o grau de identificação com a empresa.

No entanto, para descobrir o que precisamos mudar é necessário descobrir o que é considerado ruim. Aí, então é possível tomar medidas para reverter essa situação.

Como podemos melhorar o que é clima organizacional?

Por meio da pesquisa de clima organizacional é possível diagnosticar o ambiente de trabalho. Também podemos mensurar a satisfação dos funcionários.

Com a aplicação dessa ferramenta, é possível determinar os fatores que motivam e desmotivam. A partir disso, criar planos de ação e estratégias para reverter os aspectos críticos. E assim melhorar o clima organizacional e acabar com a insatisfação do grupo.

Resumidamente, a pesquisa abordará os seguintes aspectos:

Missão, Visão, Valores e objetivos

Essa esfera refere-se ao entendimento do negócio em que a empresa atua, alinhamento de objetivos e identificação da equipe com a organização.

Relacionamentos

Neste tópico é avaliada a comunicação existente entre gestores, equipes e demais áreas que constituem a empresa, assim como o grau de cooperação existente.

Fatores de desmotivação

Podem ser referentes à estrutura, metas impensáveis e inalcançáveis, distorções salariais, falta de reconhecimento, ausência ou inadequação de benefícios, carga horária, etc.

Fatores de motivação

É importante também identificar o que os colaboradores avaliam de forma positiva e buscar melhorias constantes para destacar-se da concorrência e reter os talentos.

Concluindo…

O que é clima organizacional? É a percepção conjunta que os colaboradores têm do ambiente da organização para a qual eles trabalham.

O clima organizacional da empresa irá melhorar a partir do momento em que a organização adotar essa poderosa ferramenta e colocar em prática o que os colaboradores apontarem como fundamental. Com isso, a performance e a satisfação de empregados e empregadores irá melhorar.

Dicas finais: promova sempre o bom relacionamento, bom humor, espírito de equipe, diálogo e feedbacks, a empresa e os colaboradores só têm a ganhar com isso. É importante também eliminar qualquer foco de fofoca, esses “burburinhos” que colaboram muito com o climão nas empresas e comprometem o clima organizacional.

E então, ficou claro o que é clima organizacional? Está convencido de que é possível melhorá-lo para alcançar ótimos resultados para o seu negócio? Então não perca a chance de começar agora mesmo a estruturar sua pesquisa de clima e obter os melhores resultados! Entre em contato com a Vaipe e saiba como!

Continue aprendendo sobre o tema no nosso blog e conheça o checklist com as perguntas essenciais em uma pesquisa de clima!

O que é clima organizacional e como melhorá-lo?
Classificado como:    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *