Você certamente já ouviu falar da importância de uma pesquisa de clima assertiva. Ela possibilita identificar o ambiente da empresa, avaliar o engajamento, a produtividade e a cultura. Além de ajudar na busca por melhorias que influenciem positivamente nos resultados da organização.

pesquisa de clima assertiva

A pesquisa de clima assertiva ajuda a encontrar o ponto de equilíbrio entre as expectativas dos funcionários e as expectativas da empresa. Seja por meio do levantamento dos pontos fortes ou dos problemas organizacionais sob o olhar do colaborador.

Mas, apenas admitir a sua importância não garante que ela será aplicada de maneira eficaz.

Pensando nisso, preparamos um checklist de como aplicar uma pesquisa de clima assertiva. Continue acompanhando!

Passo #1 Comunique a respeito da pesquisa organizacional

Antes da realização da pesquisa, promova uma campanha interna para que os colaboradores entendam o que ela é. Explique para que ela serve e de que maneira ela poderá ajudar no ambiente de trabalho.

Muita gente torce o nariz e foge só de ouvir falar em pesquisa. Ou já se incomoda só em imaginar o trabalhão que deve dar para preenchê-la. Portanto, prepare uma boa apresentação para tirar todas essas dúvidas. Torne a pesquisa organizacional atrativa para todos.

Passo #2 Garanta o anonimato

Para garantir que a sua pesquisa organizacional seja assertiva, ressalte o sigilo das informações e garanta o anonimato dos participantes.

Muitas pessoas têm medo de sofrer punições por expressarem as suas insatisfações e oferecerem sugestões de melhoria. Isso faz com que muitas de suas respostas acabem não sendo verdadeiras. Prejudica os resultados da pesquisa, já que você não será capaz de entender o que precisa ser melhorado. Além de não permitir que ela reflita os dados reais da empresa, impedindo o mapeamento de seu status atual.

Portanto, garanta que, independentemente das respostas dadas, os colaboradores não sejam identificados.

Passo #3 Mostre a importância da pesquisa

Para que a pesquisa de clima assertiva gere os melhores resultados é fundamental que haja sensibilização. Importante que todos estejam engajados.

Comece reunindo a equipe de gestores e mostre a importância da pesquisa e de que forma os colaboradores devem ser estimulados a participar. Pontue que isso deve ser feito sem coação ou pressão. Sem o apoio dos líderes, sua pesquisa organizacional pode não gerar os resultados que você deseja.

Feito isso, reúna todos os colaboradores e fale a respeito dos benefícios que a pesquisa pode trazer à empresa e à rotina dos funcionários.

Passo #4 Divulgue o cronograma da pesquisa organizacional

Para aumentar a credibilidade da pesquisa organizacional é fundamental preparar, divulgar e seguir um cronograma. Estabeleça datas para o preenchimento e para a divulgação dos resultados e do plano de ações.

Passo #5 Trace objetivos para uma pesquisa de clima assertiva

Uma pesquisa de clima assertiva deve possuir objetivos claros para justificar a sua importância e mesmo a sua aplicação. Esses objetivos podem estar relacionados ao aumento da produtividade, melhora do ambiente de trabalho, etc.

Tenha em vista as necessidades da sua empresa. Se elas não forem consideradas, a pesquisa perderá o sentido e o foco, tornando-se uma verdadeira confusão ao contemplar uma longa e cansativa lista de perguntas que não ajudarão a resolver nenhum problema. Além disso, os colaboradores, possivelmente, irão desistir de respondê-la no meio do processo.

Passo #6 Escolha uma empresa que automatize a pesquisa organizacional

O envio e o preenchimento de formulários, a coleta, tabulação, interpretação e análise dos dados serão muito mais assertivos se a sua empresa buscar ferramentas automatizadas.

Dessa forma, o seu time receberá a pesquisa por e-mail, sem papelada ou complicação. Assim, o RH irá ter o seu tempo otimizado para elaborar os planos de ações gerados por meio dos insights da pesquisa organizacional.

Além disso, a pesquisa organizacional será muito mais prática e fácil, com  as funcionalidades que garantirão o envio dos e-mails automaticamente e com a regularidade que você estipular.

A assertividade da pesquisa organizacional também está relacionada ao tempo de resposta. Contar com uma ferramenta que automatize os processos, irá evitar todo aquele transtorno relacionado à tabulação de dados realizada manualmente. O que possibilitará que o plano de ação de melhorias seja formulado muito mais rapidamente.

Passo #7 Apresente os resultados e desenvolva um plano de ação

Todos os participantes – e aqueles que por algum motivo não quiseram participar – da pesquisa de clima desejam e devem saber quais foram os resultados obtidos através da sua aplicação. Eles indicarão os pontos que devem ser melhorados na empresa para que o ambiente esteja em constante processo de melhoria.

Apresente rapidamente para o time qual será o plano de ação da empresa para atender a esses pontos. Dessa forma, todos se sentirão motivados a colaborar com o crescimento da sua empresa, já que irão se sentir valorizados por terem a sua opinião ouvida.

Apresentando os resultados, a sua pesquisa organizacional será muito mais assertiva e o ciclo estará fechado, demonstrando todo o empenho por parte da empresa de ouvir cada um de seus colaboradores!

A aplicação de uma pesquisa organizacional será assertiva quando ela for capaz de identificar fatores que atrapalham o bom andamento das atividades e o desempenho das funções da equipe.

Conclusão

Ela possibilita que a empresa identifique pontos positivos e negativos que influenciam no clima organizacional e o grau de satisfação dos colaboradores. A partir das informações coletadas, a empresa tem subsídios para definir planos de ações que irão ajudar a aumentar a produtividade, diminuir os índices de turnover e melhorar o ambiente de trabalho para que os colaboradores tornem-se mais motivados e engajados.

Para obter os melhores resultados com a aplicação da pesquisa organizacional é preciso contar com uma plataforma que simplifique o trabalho e permita construir uma cultura organizacional superior, por meio de funcionários participativos e satisfeitos.

E então, pronto para acabar com o climão em sua empresa começando com a aplicação de uma pesquisa organizacional assertiva? Não perca tempo e comece a estruturar sua pesquisa de clima conosco. Entre em contato e mãos à obra! Se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão, lembre-se de deixar sua mensagem nos comentários!

Pesquisa de clima assertiva: checklist de como aplicar
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