Você conhece a história dos três pedreiros? Três pedreiros estavam trabalhando. Uma pessoa se aproxima e pergunta o que eles estão fazendo. O primeiro pedreiro responde que está apenas colocando um tijolo em cima do outro. O segundo diz que está levantando uma parede. Já o terceiro afirma que está construindo uma escola. Mas o que essa história tem a ver com a sua empresa? Ela é um excelente exemplo do poder da comunicação interna. A diferença entre esses profissionais é a informação que receberam através dela.

comunicação interna

Por mais que existam diversas maneiras de obter informações, nós nem sempre estamos nos comunicando para recebê-las. Uma comunicação interna fraca ou inexistente provoca situações de conflito e até mesmo o comprometimento do clima organizacional.

No artigo de hoje, separamos algumas dicas para você avaliar e melhorar a comunicação interna da sua empresa. Vamos lá?

Afinal, o que é comunicação interna?

A comunicação interna pode ser entendida como o processo de trocas que ocorre dentro da empresa. Ela é responsável por fazer a informação circular entre todos os colaboradores, independentemente do nível hierárquico ou do sistema de organização empresarial.

Existem diversas ferramentas de comunicação interna que devem ser adotadas para que a comunicação e o conhecimento fluam dentro da empresa.

Como avaliar a comunicação interna da minha empresa?

A comunicação é, antes de tudo, saber ouvir. Portanto, para saber quais são as expectativas dos colaboradores e os melhores canais para gerar comunicação interna é necessários escutá-los e colocar em prática as melhorias necessárias.

Para ajudar nessa tarefa, você pode aplicar uma pesquisa de clima. Dessa forma você descobrirá se as ferramentas de comunicação interna são funcionais ou se estão deixando a desejar.

Por que é importante?

Quanto mais os seus times estiverem munidos de informações, maior será o envolvimento deles com a empresa e com os seus objetivos. Quando os colaboradores conhecem a importância das tarefas que realizam para o todo, como o terceiro pedreiro da nossa história inicial, eles as desempenham com muito mais eficiência, pois o engajamento e a motivação das equipes aumenta quando elas percebem qual é o sentido de seu trabalho.

Além disso, a comunicação interna aumenta a credibilidade das informações, garantindo que elas sejam muito mais precisas e alinhadas com o que a empresa efetivamente deseja comunicar.

A comunicação interna funcional também melhora o clima organizacional, já que potencializa as relações, por meio das interações e do trabalho em equipe.

Ferramentas de comunicação interna

Organizamos, a seguir, algumas ferramentas que podem ajudar a melhorar a comunicação interna na sua empresa, acompanhe!

Intranet

Trata-se de uma rede corporativa de acesso exclusivo aos colaboradores. É de fácil acesso e grande alcance, já que boa parte dos colaboradores pode passar bastante tempo trabalhando em computadores.

E-mails

Essa ferramenta ainda é bastante utilizada para agendar reuniões e comunicar as novidades mais imediatas da empresa aos colaboradores.

Reuniões

As reuniões presenciais são importantes para eliminar ruídos de comunicação, aproximar líderes e liderados, esclarecer dúvidas, dar feedback e compartilhar resultados.

Mural

Ferramenta de comunicação interna bastante utilizada, deve ser localizado em áreas estratégicas e contar com mensagens curtas e relevantes para os colaboradores.

Caixa de sugestões

Trata-se de uma boa estratégia para alcançar aqueles colaboradores que têm boas ideias, mas que têm medo ou vergonha de compartilhá-las. Esse é um bom canal de comunicação interna também para gerar feedbacks anônimos nas organizações.

Rede social corporativa

Essa ferramenta assemelha-se às redes sociais tradicionais. É bastante interessante, pois aproxima os usuários, permitindo a colaboração e um alto nível de interação entre todos.

Utilizar canais que potencializem a comunicação interna da empresa é essencial para alinhar os objetivos de todos. Além de aumentar o propósito das atividades e melhorar o clima organizacional.

Conforme vimos, não é necessário fazer grandes investimentos, apenas garantir que as informações fluam na organização por meio de fontes confiáveis, de modo dinâmico e atrativo para todos.

E na sua empresa, como a comunicação interna ocorre? Já está convencido de que a sua otimização tem impacto direto nos colaboradores e, consequentemente, nos resultados do seu negócio? Então continue por aqui e  baixe grátis nosso e-book sobre pesquisa de clima e prepare-se para descobrir tudo sobre esse tema!

Comunicação interna: como está a sua?
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