Nossos antepassados criaram ferramentas que melhoraram a nossa convivência e organização em sociedade. Caso do alfabeto e os computadores. Especialistas nos apresentaram teorias que embasam nosso trabalho até hoje. Como os seis processos da gestão de pessoas, de Adalberto Chiavenato. Diferentes gerações, sociedades, organizações e pessoas deixaram a sua “marca”, o seu legado profissional. E a sua empresa, o que está fazendo para construir o amanhã?

No artigo de hoje, falaremos a respeito desse novo paradigma no mundo do trabalho conhecido como legado profissional. Confira!

 legado profissional

A importância de deixar um legado profissional

Os gestores estão sempre preocupados com as contas a pagar, com as metas a fechar ou mesmo “apagando incêndios”. Além de ter que resolver problemas que surgem a toda hora. Tudo isso acaba impossibilitando que eles consigam focar a energia e seus esforços no planejamento de projetos.

Muitas vezes, uma forma de resolver essa situação é olhar a empresa de fora, sem a visão saturada de alguém que faz parte de seu dia a dia. Assim, é possível enxergar falhas, planejar e pensar a curto, médio e longo prazo.

Mas, e como fazer isso?

É preciso ser disciplinado, criar um bom clima organizacional, saber delegar tarefas, treinar pessoas e investir em inovação e formação de líderes; esse deve ser o legado profissional da sua empresa.

Um legado profissional é uma forma de impacto bastante duradouro e que se torna uma referência. Ele é absorvido e incorporado nas ações das pessoas por muito tempo.

O legado profissional inspira quem está dentro e fora da empresa e torna-se uma marca diferencial da organização. Todas as empresas deixam um legado profissional, cabe a cada uma delas definir qual será o seu tipo de contribuição.

As empresas que apresentam um bom legado profissional são mais valorizadas e atrativas para os clientes, pois eles buscam cada vez mais por negócios que apresentam crenças baseadas em valores sólidos.

Portanto, ninguém consegue copiar seu legado

Uma forma de obter vantagem competitiva é apresentar características que tornem o seu negócio único. Por mais que os concorrentes possam imitar o seu produto, eles não podem copiar a sua história ou os seus valores e, tão pouco, o legado profissional da sua empresa.

No entanto, é importante lembrar que o legado profissional da sua empresa não é construído da noite para o dia; ele é conquistado a partir das ações diárias e consistentes de sua organização.

Uma boa maneira para ajudar você com o legado profissional da sua empresa é se questionar a respeito de como gostaria de ser lembrado. Por exemplo: “Quero que a minha empresa seja referência em relacionamento com o cliente”. Ou então: “Quero que todos aqui voltem amanhã por estarem engajados com o objetivo da empresa”. Mas para que o legado profissional da sua empresa seja de conhecimento de todos, você não precisa publicá-lo. Com o tempo, todos irão reconhecê-lo.

Legado: o novo propósito da força de trabalho

O conceito de legado não é aplicado apenas às empresas, ele se estende também aos profissionais. A visão tradicional de carreira é aquela de que trabalho é sinônimo de emprego, que reconhece o cumprimento de tarefas específicas e determinadas dentro da jornada de trabalho, as promoções e a hierarquia vertical como sendo sinônimo de sucesso.

Já o legado profissional é visto como a soma dos esforços por parte dos profissionais empregados para o atingimento de objetivos e do sucesso do time como um todo. Aqui, a evolução ocorre por meio da experiência em projetos diversos e em diferentes segmentos.

O legado profissional está muito relacionado a times cross-funcionais, outra grande tendência no segmento corporativo, já que nessa estrutura profissionais de diversos perfis e de diferentes competências unem-se horizontalmente com um mesmo propósito, gerando equipes muito mais completas e dinâmicas, deixando assim como legado profissional, a entrega de resultado, o desenvolvimento pessoal e a cocriação de soluções inovadoras.

Investir no capital humano e inovar nos processos e no relacionamento com os clientes internos (funcionários) e externos (consumidores) é uma maneira de estabelecer o legado profissional da sua empresa. Pense a respeito da contribuição que você quer deixar para o mundo!

E para você, qual é o legado profissional da sua empresa? Acredita que a sua organização pode desenvolver um legado profissional? Ficou com alguma dúvida? Participe dessa discussão deixando o seu comentário!

Qual é o legado da sua empresa?
Classificado como:            

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *