Instabilidade financeira, hiperconcorrência, revolução tecnológica, globalização. Essas são apenas algumas das mudanças pelas quais as empresas precisaram passar e se adaptar em pouco tempo. Para a área de Recursos Humanos, isso não foi diferente. As redes sociais ganharam espaço, as competências comportamentais entraram em foco e o capital humano recebeu destaque. Para conseguir acompanhar essas mudanças o RH passou por modificações e tornou-se mais alinhado aos negócios da empresa, sendo reconhecido cada vez menos como uma área operacional e mais como um setor altamente estratégico. Diante desse cenário, o processo de Recrutamento e Seleção precisou se tornar cada vez mais assertivo, rápido e econômico.

recrutamento e seleção

No artigo de hoje, falaremos sobre o os diferentes tipos de Recrutamento e Seleção e qual é o melhor para cada área. Confira!

Mas afinal, o que é recrutamento e seleção?

O recrutamento engloba todos os procedimentos adotados por uma empresa para divulgar as vagas e atrair os candidatos certos para ocupá-las.

Da mesma maneira que os candidatos dedicam-se para conseguir uma vaga nas empresas, elas também procuram por profissionais que possuam as qualificações necessárias para serem incluídas no quadro de funcionários, gerando valor para a organização.

Um recrutamento assertivo é direcionado à atração de pessoas que apresentem as características desejáveis e não a todas que estão disponíveis no mercado de trabalho, afinal o objetivo é escolher o profissional adequado para exercer uma dada função de maneira eficaz.

Tipos de recrutamento

Existem três meios de recrutamento que são comumente adotados pelas empresas: interno, externo e misto, como veremos a seguir.

Recrutamento interno

Quando existe alguma vaga em aberto, as empresas procuram preenchê-la com a promoção ou transferência de pessoas já conhecidas: seus colaboradores.

Esse tipo de recrutamento motiva os times, diminui o tempo e os custos do processo de recrutamento e facilita a adaptação dos funcionários, já que eles já conhecem a cultura empresarial.

As empresas costumam adotar o recrutamento interno para oferecer oportunidades para os profissionais da área operacional serem transferidos para a área administrativa, por exemplo.

indícios de que empresas com baixa rotatividade inseriram o recrutamento interno em suas políticas de gestão de pessoas, uma vantagem adicional desse tipo de recrutamento.

Recrutamento externo

É uma forma de buscar novos talentos que renovem os ares a partir de novas ideias e energia. A captação pode ocorrer por meio de anúncios, consultorias, plataformas de recrutamento e até mesmo nas redes sociais.

Esse tipo de recrutamento pode ser mais caro do que o interno, mas pode aumentar a inovação da empresa, sendo ideal para as áreas mais criativas, como o Marketing, por exemplo.

Recrutamento misto

Um recrutamento misto é composto por colaboradores e por pessoas externas. A divulgação e o processo de seleção é igual para todos os candidatos.

O profissional mais competente e que apresente maior compatibilidade com as exigências do cargo será o escolhido. Todas as áreas podem utilizar esse tipo de recrutamento, contanto que as exigências para o cargo estejam bem definidas e bem divulgadas.

E o que é seleção?

É o processo de escolha entre todos os candidatos que são recrutados. Os candidatos passam, então, por testes e entrevistas de forma que o profissional correto seja selecionado.

Tipo de seleção

Elencaremos, a seguir, três formas de seleção que são utilizadas com maior frequência pelas empresas. Existem algumas técnicas que são bastante interessantes e que você também deve conhecer.

Entrevista

É a técnica mais utilizada pelas empresas para a seleção de candidatos. Uma vez que ela é aplicável a qualquer função e área.

Testes de conhecimento

São instrumentos que permitem mensurar os conhecimentos dos candidatos. São bastante comuns na área de Tecnologia de Informação, por exemplo. Uma vez que ela precisa de profissionais que realmente dominem certos conhecimentos e técnicas.

Testes de personalidade

Esses testes têm como objetivo conhecer e compreender a personalidade dos candidatos. São amplamente utilizados em seleções de níveis gerenciais.

O processo de Recrutamento e Seleção é muito importante para as organizações. Pois se trata do início de uma relação que auxiliará a montar uma equipe motivada e engajada com os objetivos da empresa. As garantias de sucesso ficam ainda maiores ao longo do tempo.

E na sua empresa, como é feito o processo de Recrutamento e Seleção? Você sabia que eles têm impacto direto nos resultados do seu negócio? Ficou com alguma dúvida? Participe dessa discussão, deixe seu comentário!

Recrutamento e Seleção: qual é o melhor tipo para cada área?
Classificado como:    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *