Se você reunir um grupo de líderes de empresas e perguntar: “e então, qual é o segredo das empresas de sucesso?”, certamente boa parte irá responder que é a inovação. Apesar desse senso comum, poucas pessoas sabem como orientar processos que representem inovação dentro das empresas. Principalmente em relação a tecnologia para RH.

tecnologia para RH

O caminho da inovação está interligado com a tecnologia, afinal, estamos na Era da Informação. O advento da globalização e o crescimento contínuo da tecnologia abriram espaço para práticas de gestão que têm como objetivo a competitividade.

A tecnologia oferece melhorias e impacta diversas áreas das empresas, entre elas o RH. Uma vez que esse setor também compartilha do objetivo de reduzir custos, de aumentar a rapidez dos processos. Sem falar  de potencializar a produtividade.

Ao invés de carimbar e arquivar documentos ou passar o dia selecionando currículos manualmente, com a tecnologia para RH, as atividades mais rotineiras podem ser automatizadas. Isso permite que o setor passe a funcionar como um parceiro estratégico. Ou até como uma central de inteligência orientada para os objetivos da empresa.

No post de hoje, falaremos sobre como a tecnologia para RH impacta o setor. Veja como você pode implementar essas melhorias na sua empresa. Confira!

Economia de tempo

Ao utilizar tecnologia para RH, a gestão do setor torna-se mais prática. Isso permite que esses profissionais tenham mais tempo para se envolver com outras atividades estratégicas e que trarão melhorias para a empresa como um todo.

Um bom exemplo disso é a divulgação de uma vaga e o recrutamento. Pouco tempo atrás, o RH precisava fazer anúncios em jornais e aguardar o envio de currículos. Hoje, esse processo está muito dinâmico e a empresa pode fazer essa divulgação, inclusive nas redes sociais.

Processos mais seguros com tecnologia para RH

A tecnologia para RH também torna os processos mais seguros e confiáveis. Se considerarmos a contagem de horas extras dos funcionários, por exemplo, há alguns anos, esse processo era feito manualmente. Hoje, existem excelentes sistemas e pontos eletrônicos que automatizam essa atividade. Eles evitam falhas no cálculo.

Profissionais de RH mais estratégicos

A tecnologia possibilita o desenvolvimento dos profissionais dessa área tão importante. Certamente você já desejou iniciar processos na empresa, mas parou por não ter tempo e informações suficientes, não é mesmo?

Uma melhoria obtida por meio da tecnologia e que pode auxiliar nessa tarefa é a pesquisa de clima. Por meio da sua aplicação, você conhecerá tanto os pontos fortes da empresa, quanto os de insatisfação.

Além disso, a coleta de dados, a tabulação e a emissão de relatórios são feitas de forma automatizada. Permitindo que você tenha tempo para criar e implementar planos de ação assertivos.

Acesso à informação

Até pouco tempo atrás, os processos do RH eram bastante burocráticos. Os currículos eram todos impressos, a triagem era manual, as horas extras eram salvas em uma planilha, os testes eram guardados em uma pasta e a folha de pagamento consistia em juntar informações espalhadas em diversos diretórios.

A tecnologia unifica o acesso à informação, mudando a forma de armazenamento de arquivos: desde o manual de boas-vindas até o material utilizado no dia a dia, tudo pode ser salvo na nuvem, facilitando o acesso dos interessados e eliminando a papelada.

Utilizar a tecnologia para automatizar atividades do RH é essencial para as empresas que buscam se manter competitivas em uma economia cada vez desafiadora. A possibilidade de errar diminui, assim como o tempo necessário para as tarefas, dando liberdade para que os profissionais possam se focar em ações mais estratégicas para que a empresa se destaque e prospere no mercado.

E na sua empresa, de que forma a tecnologia impacta o setor de RH? Se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão, lembre-se de deixar sua mensagem nos comentários!

Como a tecnologia impacta o setor de RH?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *