Nos últimos anos, um tema ganhou bastante visibilidade entre profissionais de diversas áreas, especialmente de RH, e empresários: a cultura corporativa.

Com a gestão de pessoas em foco, uma das estratégias que esses profissionais passaram a utilizar foi alinhar a cultura corporativa com a estratégia de negócio.

cultura corporativa

No entanto, um problema que pode atrapalhar nessa missão é esquecer que a cultura da empresa já existe. Seja ela formal ou seja ela informal. Isso quer dizer que existe uma forma atual de realizar atividades, de se comunicar e de tomar decisões.

Como uma empresa pode definir que a estratégia de negócio é a fidelização de clientes se ela não é capaz de reter e fidelizar as estrelas da casa? Ou então, como traçar como meta a comunicação com os clientes se, na prática, a comunicação interna é problemática. Será que ninguém pode sugerir nenhuma melhora de processos por medo de sofrer retaliações?

No artigo de hoje, falaremos a respeito da cultura corporativa e de como garantir que ela esteja alinha com a estratégia de negócio. Confira!

O que é cultura corporativa?

Não importa o tamanho ou o segmento, todas as empresas possuem uma cultura corporativa que pode estar instituída ou não.

A cultura corporativa é a soma das ações que caracterizam uma empresa. Ela é a responsável por gerar a identidade do negócio e por estabelecer quais serão os valores, a missão, os hábitos e as políticas compartilhadas entre todos. É tudo aquilo que torna uma empresa única e a diferencia das demais.

Ter uma cultura corporativa bem definida é a garantia de que ninguém terá comportamentos incompatíveis com o que a organização deseja transmitir.

Como garantir que a cultura corporativa esteja alinhada com a estratégia de negócio

A cultura corporativa pode garantir o sucesso da estratégia de negócio. Mas pode também ser a responsável por graves problemas, caso ela não esteja alinhada com as projeções a longo prazo.

Por isso, para garantir que esse projeto seja um sucesso e que a transformação seja feita de forma natural e funcional, siga os seguintes passos a seguir!

 Faça um diagnóstico da cultura atual

Para saber aonde você quer chegar, você deve saber onde está. Faça um levantamento de todas as políticas, condutas e comportamentos atuais.

Todo processo de mudança é encarado com desconfiança e conhecer a cultura corporativa atual é importante para suavizar esse desconforto e propor melhoras.

Dê o exemplo

Para garantir que todos irão seguir o que você está propondo, nada melhor do que ser o modelo e incorporar as práticas nos processos de RH.

Defina claramente a identidade

Quais serão os valores? E os objetivos? Como você deseja que seja a essência do negócio?

Comunique-se!

De nada adianta criar o melhor modelo de cultura corporativa e não garantir que ele seja de conhecimento de todos. Faça com que os novos costumes sejam conhecidos por todos. Assim, eles saberão de que forma colaborar e o que é esperado de cada um.

Saiba ouvir

Você sabe como os colaboradores estão se sentindo na sua empresa? Eles estão felizes? O que deixa eles motivados e engajados? O que eles gostariam de mudar?

Para garantir que a cultura corporativa esteja alinhada com a estratégia de negócio é essencial ouvir o que eles têm a dizer. Uma boa forma de fazer isso é por meio de pesquisas de clima. Dessa forma, você poderá implementar a nova cultura tendo como base o feedback recebido.

Peça ajuda

O RH é responsável por tomar à frente do alinhamento da cultura corporativa, mas não deve ser o único responsável por fazer essa transformação. Uma das premissas do Change Management é obter apoio para garantir que a nova essência seja abraçada por todos.

Seja fiel à sua essência

Uma fase desse processo é adaptar alguns processos do seu negócio com a sua cultura corporativa. Dessa forma, aquele desconforto de que tudo funciona “somente na teoria” acaba.

Acompanhe toda a transformação

Para garantir o sucesso da cultura corporativa, defina objetivos e colete dados a respeito do processo de mudança. Certifique-se que ela esteja alinhada com a estratégia de negócio.

Assim, os resultados serão duradouros. Aproveite esse momento para identificar e gerenciar os opositores internos, ou seja, aquelas pessoas que não concordam com a transformação e podem até mesmo prejudicar o processo.

Um erro que ocorre com bastante frequência nas organizações é propor melhorias de processos e, inclusive, de cultura corporativa e deixar a desejar na execução. Fuja desse problema e utilize as nossas dicas para que a sua cultura corporativa fique alinhada com a estratégia de negócio e potencialize os seus resultados!

Você já participou de algum processo de transformação da cultura corporativa? Deixe um comentário e compartilhe com a gente como foi essa experiência!

Sua cultura corporativa está alinhada com a estratégia de negócio?
Classificado como:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *