O seu despertador toca às 6 horas da manhã e você não sente a menor vontade de levantar? Só de pensar nas atividades que lhe aguardam você já fica de mau humor. Logo em seguida, você começa a se sentir entediado, muito frustrado e a sua produtividade cai. E os relacionamentos só pioram. Chato, não é mesmo? Mas não precisa ser dessa forma. A motivação no trabalho torna o ambiente mais leve e as atividades diárias mais atrativas e prazerosas.

motivação no trabalho

Você sente que precisa de uma carga de motivação no trabalho e na sua equipe? Então confira as dicas que preparamos para ajudar nessa tarefa!

O que é motivação no trabalho?

Um dos maiores desafios encarados pelo RH é manter a motivação no trabalho. Se os talentos ficarem desmotivados, a produtividade e o engajamento diminuem e a rotatividade aumenta.

Se você parar para analisar, a palavra motivação é formada por motivo + ação. Isso quer dizer que ela é o motivo pelo qual alguém se movimenta. Ou seja: o desempenho de cada membro da empresa depende de fatores que o inspirem a desempenhar as tarefas do dia a dia.

Por isso, é preciso buscar maneiras de manter a motivação no trabalho. Os resultados são a melhora das performances, aumento do engajamento e o estabelecimento de uma vantagem competitiva.

A motivação no trabalho desperta nos colaboradores o sentimento de reconhecimento. Assim, eles se dedicam muito mais à empresa. Ir trabalhar deixa de ser apenas uma obrigação e eles passas a dar o seu melhor pois se sentem bem.

Como manter o foco e a motivação no trabalho

Para manter o foco e a motivação trabalho é preciso se desafiar constantemente. Refletir a respeito da importância de cada uma das tarefas a serem realizadas e encontrar maneiras de melhorar constantemente são modos de entender o seu importante papel na organização e de motivar-se para executá-lo.

Veja, a seguir, outras dicas.

Estabeleça pequenas metas

Ter objetivos e se dedicar para realizá-los é essencial para manter o foco no trabalho.

A motivação aumentará conforme você conseguir riscar os itens realizados da sua lista de tarefas.

Saia da sua zona de conforto

A rotina pode ser bastante cansativa e repetitiva, não é mesmo? Para manter a motivação, arrisque-se. Procure formas inovadoras para fazer as suas tarefas. Desafie-se!

Valorize momentos de lazer

Ter momentos de descanso é importante para aliviar o estresse. O lazer tem um efeito muito positivo capaz de manter o foco e a motivação no trabalho.

Cultive boas relações de trabalho

Bons relacionamentos ajudam a construir um ambiente de trabalho saudável. Fique longe de conflitos, pratique o coleguismo e espalhe a harmonia.

Como motivar outros colaboradores

Você percebeu que um colaborador está usando palavras negativas com frequência? Ele conta, literalmente, as horas para ir para casa? A cada dia que passa ele se isola mais dos outros integrantes da equipe? Ele está precisando da sua ajuda.

Confira agora algumas maneiras de motivar outros colaboradores.

Promova a igualdade

Elimine qualquer foco de comparações que possam fazer com que um colaborador se sinta inferior aos demais. É essencial que todos saibam o quanto são importantes para a empresa.

Reconheça o bom desempenho

Para manter a motivação no trabalho é essencial elogiar de modo sincero. Essa atitude deve ser sempre praticada para reconhecer as conquistas dos colaboradores.

Reavalie as metas

Um fator que está relacionado à motivação no trabalho é o alcance de metas. Acompanhe de perto essas definições para garantir que seja possível batê-las. Você só tem a ganhar ao incentivar o crescimento individual de seus funcionários.

Forneça feedback

Essa estratégia é essencial para nortear as ações de cada um. É possível mostrar para o colaborador como o seu trabalho está sendo executado. Além disso, é possível apontar melhorias e fornecer sugestões.

Esse canal de comunicação gera confiança. Dessa forma, os relacionamentos serão cada vez mais transparentes e melhores.

Promova melhorias no ambiente de trabalho

Para garantir a motivação no trabalho é essencial contar com um ambiente agradável. Afinal, os colaboradores passam boa parte do dia dentro da empresa. Promova melhorias que façam com que todos se sintam confortáveis. Você verá o impacto na produtividade e na motivação do grupo.

A motivação no trabalho ajuda cada membro da equipe a alcançar o sucesso. Isso ocorre pois são utilizadas ferramentas que exploram ao máximo o potencial de todos.

Contar com equipes motivadas é extremamente benéfico para as empresas. A motivação está relacionada à gestão de conflitos e à administração das necessidades de todos.

É preciso que cada líder dedique tempo e vontade para descobrir formas de manter o índice de motivação. Uma excelente aliada nessa missão é a pesquisa de clima. Utilize essa ferramenta em conjunto com as nossas dicas para ter um ambiente de trabalho cada vez melhor.

E você, utiliza algum outro método para manter a motivação no trabalho que não foi citado aqui? Compartilhe conosco as suas dúvidas e sugestões! Deixe um comentário e até a próxima!

Como melhorar a motivação no trabalho?
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *