Você conhece a fórmula para ter destaque competitivo e potencializar os resultados da sua empresa? Calma, não estamos falando de mágica, nem de química ou de matemática! A equação é bastante simples e a Vaipe vai te ajudar:

clima organizacional saudável + colaboradores motivados = #adeusclimao e melhores resultados

Nos últimos anos, assuntos como clima organizacional e engajamento ganharam espaço dentro das empresas que buscam se fortalecer. Uma boa convivência e relacionamentos positivos nas organizações contribuem diretamente para a produtividade e para o comprometimento das equipes.

vaipe

Você deseja ter esses resultados no seu negócio, mas não sabe como? Calma! Você não precisa tentar adivinhar quais fatores influenciam os colaboradores.

A pesquisa de clima é uma estratégia que ajuda a entender os níveis de satisfação das equipes. Além disso, é possível diagnosticar o ambiente de trabalho para promover mudanças assertivas e que vão ajudar no alinhamento dos objetivos de todos.

No post de hoje, falaremos sobre a metodologia da Vaipe que é formada por três pontos principais: pergunte, escute e melhore!

Você pode estar pensando: por que a pesquisa de clima da Vaipe é a melhor opção para o meu negócio? Para acabar com essas dúvidas, conheça a seguir a filosofia da nossa ferramenta para esclarecer os seus questionamentos e ajudá-lo em seu processo decisório. Confira!

Por que fazer pesquisa de clima organizacional?

Sabe aquele clima pesado? A produtividade diminui, os atestados aumentam. Você logo percebe que os colaboradores estão cochichando e que boatos estão circulando pela “rádio corredor”. Não adianta ignorar esses sintomas! Eles são o alerta vermelho de que algo não vai bem.

A pesquisa de clima ajuda a diagnosticar quais fatores estão interferindo no clima organizacional e nos comportamentos das equipes.

O foco passa a ser em fatores que elevam a motivação daqueles que estão entre os seus recursos mais valiosos: o seu capital humano, formado por seus funcionários que contribuem para gerar diferenciais competitivos para a sua organização.

Quando você estabelece esse canal de comunicação, a crença na organização aumenta. As pessoas sentem que a empresa deseja saber a opinião de cada um e que elas são realmente importantes.

Apenas oferecer um salário atrativo não é a solução para manter o clima organizacional saudável. Os colaboradores desejam que o seu trabalho tenha um verdadeiro impacto social. Eles também valorizam uma cultura organizacional bem definida e consolidada.

A pesquisa de clima contínua ajuda no engajamento das equipes. Dessa forma, os colaboradores passam a ser mais inovadores, comprometidos e embaixadores do seu negócio!

Metodologia da Vaipe

A metodologia da Vaipe para diagnosticar o clima organizacional é anônima e contínua. Todas as pessoas da sua empresa precisam ser ouvidas: afinal, elas são o segredo para o seu sucesso.

A pesquisa de clima é automatizada, muito prática e com campo para feedbacks que vão ajudar a direcionar os seus insights de melhorias.

Elaboramos uma filosofia própria para elevar o engajamento das equipes. A seguir, conheça os pontos da metodologia.

Pergunte

A metodologia da Vaipe ajuda a diagnosticar o clima organizacional e serve como um termômetro de engajamento continuamente.

São 52 perguntas, com resposta sim ou não, uma por semana. Elas contemplam os seguintes fatores: engajamento, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, identificação com a empresa, reconhecimento e relacionamento.

A pergunta eNPS mede a satisfação dos grupos e compara os resultados com os do mercado.

Escute

Muita gente foge só de ouvir falar em pesquisa! Isso ocorre por causa do tempo que vão “perder” e pela complexidade e burocracia do processo.

Mas, principalmente, por causa do medo de as informações vazarem ou por acharem que nem adianta responder, “não vai servir de nada mesmo”.

Para fazer melhorias no clima organizacional, é essencial garantir o anonimato. Assim, os colaboradores serão sinceros nas suas respostas.

Uma forma de escutar é empoderar os gestores. Eles podem acompanhar os resultados filtrados por grupos e serem ainda mais assertivos em suas ações.

Melhore

Para que uma pesquisa de clima organizacional cumpra o seu papel, é preciso apresentar resultados e fazer planos de ação.

Baseado nos resultados obtidos, você terá plenas condições de diagnosticar as necessidades da sua empresa. Treinamento, relacionamento, estrutura? Qualquer que seja a dificuldade, é essencial fazer melhorias e compartilhar os resultados com o time.

Viu como ter colaboradores engajados e um clima organizacional saudável pode ser simples? Que tal começar agora mesmo a colocar a metodologia pergunte, escute, melhore em prática?

Vaipe: pesquisa de clima organizacional e termômetro de engajamento
Classificado como:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *