O turnover – ou rotatividade de pessoal –, é o termo usado para definir o movimento de saída de colaboradores. Pode também definir as contratações para substituí-los em uma empresa. Perder funcionários pode ser um grande problema. Uma vez que a organização perde o talento e a experiência em relação ao alto custo de recrutamento e treinamento dessas substituições. Mas para diminuir turnover existem algumas saídas.

diminuir turnover

Funcionários qualificados, talentosos e experientes são a chave para o sucesso duradouro de qualquer organização. Saber mantê-los deverá ser uma prioridade para empresas que buscam seu espaço no mercado. Ou até aquelas que buscam conquistar seu legado.

Veja, a seguir, outros dos principais motivos para que se diminua o índice de turnover na empresa. Além de dicas para ajudá-lo a reduzir a rotatividade dos funcionários. Confira!

Por que diminuir turnover na sua empresa?

Como já comentamos, uma elevada taxa de rotatividade é capaz de gerar diversos custos em uma empresa. Entre eles, custos com desligamentos e novas contratações, encargos, despesas com treinamentos. Além de perda de talentos e de tempo necessário para adaptação.

Pesquisas mostram que o gasto com a perda de um funcionário pode custar à empresa até 213% do valor de seu salário.

Funcionários de longa data possuem uma história profunda com a sua companhia. Elas contém informações importantes que os ajudam a melhorar seu trabalho ao longo do tempo. No entanto, quando essas pessoas saem, seus conhecimentos e suas habilidades partem com elas. Junto disso, o investimento da empresa para treiná-los.

Além disso, existe uma forte correlação entre o roteamento do empregado e o roteamento do cliente. É comum que funcionários satisfeitos e de longo prazo cultivam clientes satisfeitos a longo prazo.

Dicas para diminuir turnover na sua empresa

Engaje o seu time

Os seus funcionários estão entusiasmados com o trabalho? Os sinais de engajamento em equipe incluem  (mas não estão limitados a isso) uma alta taxa de retenção de funcionário. Além de criatividade entre trabalhadores e participação em equipe em atividades pós-trabalho.

Outro indicador notável de engajamento na sua empresa é a uma diminuição nas queixas sobre a carga de trabalho. Quando seus funcionários sentem que desempenham um papel importante no crescimento da sua organização, você sempre pode esperar um melhor serviço e um bom nível de produtividade.

Clima organizacional está relaciona a diminuir turnover

Uma boa dica para ajudar a reter os funcionários é a inserção da pesquisas de clima organizacional. Assim, você irá conhecer as perspectivas dos funcionários sobre o clima no local de trabalho e entender como a organização poderá melhorar nesses quesitos. Analise os resultados da pesquisa de clima, desenvolva planos de ação para supervisores e gerentes e diga adeus ao climão na sua empresa!

Seja flexível

Quando pensamos em flexibilidade no trabalho, nós normalmente associamos ao trabalho home office. As pessoas se sentem capacitadas para produzir melhores resultados quando possuem autonomia para trabalhar de acordo com o tempo e o ambiente em que são mais produtivas. A flexibilidade é um atrativo ainda maior para os colaboradores da geração mais jovem – os chamados Millennials.

Forneça oportunidades de crescimento

As pessoas se sentem mais atraídas por empregos em que elas sabem que há oportunidades para o avanço pessoal e profissional. Aumente o desempenho de seus membros da equipe sendo uma empresa que valoriza o crescimento!

Seja um aumento de salário ou seja a promoção de um colaborador pela sua performance, você definitivamente motivará seus funcionários, o que acabará levando a resultados comerciais satisfatórios.

Portanto, é recomendado que você preste atenção nos seus funcionários, agindo e buscando soluções sempre que perceber que uma pessoa está mostrando sinais de desinteresse.

Fazer com que as pessoas sintam que são parte de uma equipe, com um futuro na empresa, poderá aumentar a satisfação no trabalho e diminuir a taxa de turnover.

E você, já costuma praticar alguma das nossas dicas sobre como diminuir o turnover da sua empresa? Siga as nossas dicas para evitar um aumento de rotatividade e acabe com o famoso climão no seu negócio!

Como diminuir o turnover da sua empresa?
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *