As pessoas não são o principal ativo das organizações. O principal ativo de um negócio são as pessoas engajadas, satisfeitas, felizes com o trabalho e comprometidas com o resultado da empresa. O cenário econômico faz com que as decisões empresariais sejam tomadas para reduzir custos. Mas esses cortes não devem afetar a motivação dos funcionários. Esse quadro faz com que os colaboradores fiquem receosos e temam por perderem seus empregos. E funcionários assustados e desmotivados não conseguem focar e dar o seu melhor. Funcionários engajados trazem paixão e energia para o trabalho. Eles possuem senso de pertencimento e sentimento de “donos do negócio”. E a boa notícia de hoje é que é possível promover esse engajamento sem gastar muito. Quer saber como? Confira as dicas que preparamos para você!

 

engajamento sem gastar

 

1. Não economize elogios sinceros!

Quer promover o engajamento sem gastar? Então, seja generoso nos elogios sinceros e reconheça o sucesso de cada um.

Reconhecer um bom trabalho diante do grupo é uma forma muito eficaz de elevar a autoestima e a satisfação de todos.

Quando algum membro da equipe superar uma meta importante, ou oferecer uma solução inovadora ou, ainda, conseguir um cliente importante para a empresa, celebre a conquista e elogie o engajamento do colaborador!

Todos ficarão mais felizes em saber que fazem a diferença nos resultados da empresa ao invés de apenas serem cobrados por eles.

2. Promova o fit empresa-funcionário

Muitas vezes, o engajamento pode ser estimulado ao alinhar os objetivos da empresa aos objetivos pessoais da equipe. Uma boa forma de fazer isso é por meio de reuniões individuais mensais. Aproveite esse encontro para focar no Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).

Adote uma postura “porta aberta” e dedique-se a conversar com os funcionários. Dessa forma, você conhecerá as suas pretensões e poderá promover alinhamentos.

Com isso, indicar os caminhos dentro da empresa ficará muito mais simples. E os colaboradores terão objetivos concretos para se dedicar cada vez mais ao saberem o que é esperado de cada um.

3. Estimule novas ideias

Para os colaboradores, uma das piores sensações é a de encarar um líder que não ouve e nem considera novas ideias.

Uma estratégia de engajamento sem gastar é manter canais de comunicação abertos e ativos. Estimulando novas ideias, os colaboradores amadurecerão e passarão a adotar uma postura de maior autonomia e rapidez.

A empresa só tem a ganhar. O ambiente se tornará mais criativo e aberto a soluções inovadoras. Ah, e não se esqueça de reconhecê-los por isso!

4. Engajamento sem gastar = fortalecer o espírito de equipe

Adotar práticas que favoreçam o coleguismo e a colaboração é uma excelente forma de manter o engajamento sem gastar muito.

Organize reuniões descontraídas! Pode ser um café da manhã, almoço ou até mesmo jantar. Para que esse encontro seja mais interativo, que tal cada pessoa colaborar com algo? Assim, os membros do grupo podem se conhecer melhor e se reconhecerem como um time. Através da construção de vínculos, as equipes trabalharão cada vez mais unidas e de modo colaborativo.

Promover festas de aniversário também é uma forma de homenagear os talentos e incentivar um bom clima entre todos.

5. Invista no onboarding

A adaptação dos novos colaboradores é um momento que merece muita dedicação. Ela define toda a trajetória do profissional em sua empresa.

Com todos os investimentos necessários no processo de contratação, é um verdadeiro desperdício não levar esse processo a sério, não é mesmo?

Por isso, incentive os colaboradores mais novos a passarem feedbacks atualizados do processo de integração. Assim, você poderá promover melhorias constantes no modelo adotado por sua empresa.

Que tal criar vídeos para que todos possam contar as suas histórias na organização? Esse projeto pode engajar os colaboradores e passar aquele desejo de fazer parte de uma empresa que gera boas histórias.

Promova almoços entre novos funcionários e diretores para que todos possam se conhecer melhor e diminuir distâncias.

Ao contrário do que muita gente pensa, é possível promover o engajamento sem gastar muito. Garanta que o legado da sua empresa seja o de uma cultura voltada para as pessoas.

Invista em pesquisas de clima para conhecer fatores que afetam a satisfação das equipes. Assim, você poderá desenvolver programas com foco no engajamento e na melhoria do ambiente de trabalho.

Gostou de nossas dicas de como engajar o time sem gastar muito? Tem outras ideias para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários!

Como engajar o time sem gastar muito
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *