A sua empresa pode ser pequena ou então contar com um grande quadro de colaboradores, independentemente disso, uma hora será preciso fazer a gestão de conflitos na organização.

gestão de conflitos

Conflitos são naturais. E eles ocorrem em qualquer ambiente, inclusive dentro das empresas. Afinal, a convivência de pessoas com diferentes personalidades, visões e experiências de vida é diária.

Os conflitos prejudicam o ambiente, dificultam o dia a dia e atrapalham o espírito de equipe e os objetivos em comum. Além disso, os atritos afetam a qualidade e produtividade da empresa dando espaço para diversas disputas e gerando o famoso climão.

Fazer a gestão de conflitos envolve muitas variáveis. Essa tarefa pode ser desafiadora, pois é preciso ficar atento aos aspectos pessoais e, até mesmo, à cultura organizacional.

Mediar conflitos e resolvê-los é uma das atividades estratégicas do RH. Pensando nisso, preparamos o post de hoje com o que você precisa saber sobre gestão de conflitos no RH. Confira, a seguir, as nossas dicas!

O que é gestão de conflitos?

Conflitos são resultados de opiniões e visões diferentes. Claro que eles são naturais e, muitas vezes, saudáveis, pois acarretam em mudanças positivas.

Muitas vezes, os colaboradores discordam entre si até encontrarem uma solução viável para os problemas.

No entanto, quando essa divergência vira uma discussão e os colaboradores assumem uma posição negativa é hora de intervir. É preciso fazer a gestão de conflitos para evitar problemas maiores.

A gestão de conflitos serve para equilibrar os impasses, evitando problemas nos relacionamentos e na produtividade. Assim, as discussões passam a ser saudáveis e direcionadas ao sucesso do negócio.

Conheça os principais conflitos nas empresas

Sempre há uma história por trás dos conflitos. Pode ser uma fofoca, um mal-entendido ou opiniões diferentes: eles não surgem do nada.

Nas empresas, alguns tipos de conflitos ocorrem com maior frequência:

Conflitos hierárquicos

Envolvem dificuldades com os líderes e as equipes. Líderes abusivos ou autoritários, colaboradores que não respeitam os gestores e falta de reconhecimento estão entre os principais fatores que levam a esse tipo de conflito.

Problemas na equipe

Esses conflitos afetam os relacionamentos do grupo. Podem ocorrer por excesso de competitividade, falta de coleguismo e comparações entre os membros da equipe.

Saiba como resolver conflitos

A melhor gestão de conflitos é sempre a prevenção. Existem algumas ferramentas de gestão que ajudam a eliminar gatilhos para conflitos, garantindo um clima organizacional saudável:

Feedback contínuo

Essa prática é essencial para o gerenciamento de equipes e de conflitos. Ela consiste em repassar informações a respeito do desempenho de cada um.

Quando o intervalo entre cada feedback diminui, os objetivos passam a ser mais claros para todos. A comunicação se torna mais natural e informal. Assim, todos se sentem confortáveis para solicitar ou fornecer um feedback sempre que acharem necessário.

Ao adotar essa ferramenta de comunicação construtiva, é possível evitar situações que prejudicam o clima da empresa, como os conflitos.

Feedback anônimo

Muita gente tem medo de falar o que pensa ou como se sente. Internalizar os problemas pode ser bastante prejudicial. O RH pode fazer a gestão de conflitos disponibilizando ferramentas para o feedback anônimo.

A melhor delas é a pesquisa de clima, que é anônima e sistematizada. Assim, com base nos resultados da pesquisa, o RH poderá conhecer algumas situações e agir pontualmente.

Interação anônima via Chat RH

tecnologia é uma grande aliada do RH. É possível utilizá-la na gestão de conflitos por meio do Chat RH. Essa forma de interação otimiza a comunicação e a solução de problemas que afetam a rotina de trabalho.

O uso desse canal de comunicação deve ser estimulado para que os colaboradores se expressem sem medo de sofrerem retaliações.

Casos de atenção

Todo conflito tem uma raiz. É preciso fazer uma análise para diagnosticá-la. Questões como assédio, disputa de poder, intolerância, tratamento desigual, avaliações injustas e manipulação de informações devem ser acompanhados de perto.

Além da produtividade, os conflitos também afetam o ambiente de trabalho. Isso leva à perda de talentos, falta de engajamento, aumento de absenteísmos, doenças ocupacionais e gastos com desligamentos.

Manter um ambiente de trabalho harmonioso é um grande desafio. No dia a dia das empresas, os conflitos são bastante comuns. O RH deve atuar estrategicamente junto aos gestores para desenvolver ferramentas que amenizem essas tensões que prejudicam a convivência.

Para garantir que a gestão de conflitos seja funcional, é preciso atuar como mediador, envolver todas as partes na solução dos atritos e acompanhar os desdobramentos.

E na sua empresa, como é feita a gestão de conflitos? Você tem alguma dica extra para compartilhar? Deixe um comentário!

Gestão de conflitos no RH: o que você precisa saber

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