Dinâmicas, treinamentos, cursos, palestras e pesquisas de clima. Não faltam opções para quem deseja investir na motivação nas organizações.

motivação das organizações

Nos últimos anos, as empresas que desejam acompanhar as mudanças ditadas pela globalização, como a hipercompetitividade, passaram a valorizar seu bem mais precioso: o capital humano.

Para que uma organização alcance metas e tenha resultados cada vez mais favoráveis, é preciso estimular os colaboradores. Eles são a chave para o desenvolvimento da empresa. Por isso, é tão importante encontrar métodos para atraí-los e retê-los.

Não basta apenas encontrar talentos competentes e qualificados. É preciso ir além e criar uma cultura de motivação nas organizações. Esse fator garantirá que a equipe irá encontrar a realização pessoal e profissional simultaneamente. Dessa forma, a empresa se tornará muito mais produtiva.

Pensando nisso, preparamos o post de hoje para que você entenda como criar uma cultura de motivação na sua empresa. Acompanhe e saiba mais!

A importância da motivação nas organizações

No discurso e nos objetivos das empresas, a motivação é uma das pautas mais presentes.

É um desejo comum entre executivos e líderes contar com funcionários motivados e engajados com os objetivos organizacionais.

A motivação nas organizações ajuda a alcançar índices elevados de produtividade e ganhos significativos.

O primeiro passo para o sucesso de uma empresa é a motivação de sua equipe. Um time motivado produz mais e melhor. Os membros da equipe tornam-se parceiros do negócio e fazem muito mais do que apenas cumprir sua jornada de trabalho. Eles passam a se preocupar com o andamento da empresa e alinham os objetivos dela com os seus.

Para alcançar todos esses resultados, a empresa deve garantir o bem-estar de todos e oferecer um ambiente de trabalho saudável. Tudo isso sem esquecer que cada pessoa é diferente e possui fatores próprios de motivação.

Como elevar a motivação nas organizações

Investir em aumento salarial, rever o pacote de benefícios ou fazer melhorias no ambiente de trabalho? Como saber de que forma manter todos os times motivados na empresa?

Por muito tempo, empresários e profissionais de RH acreditaram que a satisfação dos profissionais dependesse unicamente de estímulos financeiros.

Hoje em dia, os colaboradores valorizam sim essa forma de retorno. Mas, muitas vezes, preferem a qualidade de vida. Afinal, de que adianta contar com um belo salário, mas ter de desempenhar suas funções em um ambiente prejudicial à sua saúde física e mental?

Dessa forma, qual é a melhor estratégia para obter a motivação nas organizações? Confira as nossas sugestões:

Conhecer os colaboradores

Para criar uma cultura de motivação é preciso ter em mente que as pessoas possuem diferentes fontes de motivação.

Isso quer dizer que o fator que motiva um, pode não ser o estopim do outro. A motivação nas organizações depende desse entendimento de que cada indivíduo possui sentimentos e necessidades de realizações próprias.

Os líderes devem ser capazes de identificar os fatores de motivação para poder criar uma equipe de alta performance e obter os melhores resultados.

Estimular a participação dos times

Uma excelente maneira de tornar a motivação nas organizações parte de sua cultura é estimular a participação.

Imagine o seguinte cenário: um novo projeto muito importante vai ser lançado. Você chega na sua equipe e diz: “precisamos lançar esse projeto porque o chefe disse que é importante”. Você acha que alguém vai realmente comprar essa ideia?

Que tal começar explicando a importância de cada atividade? Peça ideias e sugestões para solucionar problemas e envolver os talentos.

Uma empresa que está disposta a ouvir o que todos têm a dizer é bastante valorizada. Enquanto isso, os colaboradores se tornam muito mais comprometidos ao verem suas opiniões adotadas. Experimente!

Reconhecer para motivar

Quem disse que para elevar a motivação nas organizações é preciso fazer altos investimentos?

Uma forma simples e poderosa de gerar motivação e que deve fazer parte da cultura do seu negócio é o reconhecimento.

Um simples sincero elogio é muito poderoso! Ele dá aquela massageada no ego e a certeza de que um trabalho bem feito foi entregue. Certamente todos vão se dedicar ao máximo para obter esse estímulo.

Dissemine a prática do feedback contínuo para reconhecer os colaboradores, eles vão adorar!

Fazer todos se sentirem como parte de um grupo

Nada melhor do que um relacionamento saudável, não é mesmo? Aquela sensação de que você não está sozinho e que pode contar com outras pessoas é muito importante.

Que tal espalhar esse sentimento como parte da cultura da sua empresa? Deixe claro para todos os membros da equipe o quanto eles são importantes para o sucesso do negócio.

Essa é uma excelente estratégia para manter a motivação nas organizações.

Delegar funções

Essa é uma poderosa técnica para elevar a motivação nas organizações e ela deve ser parte da cultura da empresa.

Delegar funções é excelente para que todos percebam o impacto do seu esforço e o propósito do seu trabalho.

Desafie constantemente os colaboradores, mas certifique-se de que eles tenham autonomia e todas as ferramentas necessárias. Eles irão se sentir estimulados e darão o seu melhor!

Muito se fala sobre motivação nas organizações. Mas não basta pensar em estratégias pontuais, essas ações devem fazer parte da cultura da empresa.

É claro que não é nada fácil motivar pessoas! Cada uma possui diferentes ideias e desejos. Mas essas particularidades devem ser consideradas para conseguir os melhores resultados.

Por meio de pessoas motivadas, a empresa pode aumentar a sua produtividade e as suas chances de obter sucesso.

Uma empresa que deseja se manter forte no mercado e obter diferencial competitivo, não pode negligenciar seu capital humano.

E na sua empresa, a motivação já faz parte da cultura? Quais são as estratégias utilizadas para motivar as equipes? Deixe um comentário!

Como criar uma cultura de motivação nas organizações
Classificado como:    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *