O feedback o que fazer virou foco de diversas discussões nos últimos anos. O que antes era conhecido como “dar um sermão” ou um “puxão de orelha” hoje ganhou um caráter muito mais humano e voltado ao crescimento pessoal e profissional.

feedback o que fazer

Claro que muita gente ainda encara esse momento de forma negativa. Isso ocorre pois os envolvidos podem adotar posturas ofensivas ou até mesmo defensivas.

Algumas vezes, o RH recebe feedbacks anônimos ou negativos e não sabe o que fazer. Esse setor é responsável por gerenciar e amenizar conflitos para manter o bom clima organizacional.

Saber acompanhar os casos de atenção e prestar assistência ajuda a resolver os conflitos internos. E, na hora de alcançar resultados positivos, esse pode ser o diferencial.

Pensando nisso, preparamos o post de hoje com o que você precisa saber para identificar casos de atenção e saber o que fazer. Confira, a seguir, as nossas dicas!

Feedback o que fazer em casos que precisam de ação imediata

Não importa o tamanho, número de colaboradores ou segmento: mais cedo ou mais tarde, você receberá um feedback anônimo e precisará saber o que fazer.

Um dos canais mais utilizados para fazer denúncias ou trazer situações de atenção e urgência são as pesquisas de clima.

Sabe por quê? Os colaboradores se sentem mais tranquilos para se expressar utilizando uma ferramenta sigilosa. Dessa forma, eles acabam com o medo de sofrer represarias.

O feedback anônimo pode ser feito para sinalizar alguns casos que necessitam de ação imediata. Essas reclamações podem ter origem em um conflito ou em outras situações.

Existem diversas situações que devem ser acompanhadas de perto e que exigem um posicionamento do RH.

Os colaboradores podem denunciar questões como:

1. Assédio moral ou sexual

O assédio moral é uma forma de humilhação que pode ocorrer de diversas formas. Ameaças, boatos e comportamentos que constranjam um funcionário precisam ser eliminados.

Já o assédio sexual pode ocorrer a partir de cantadas, insinuações ou elogios que sejam constrangedores para os colaboradores, independentemente do sexo.

O RH deve saber o que fazer se receber algum feedback nesses formatos, evitando processos e problemas organizacionais.

2. Intolerância de gênero ou religiosa

Comportamentos que demonstrem formas de intolerância devem ser eliminados. O RH deve estar atento à reclamações que demonstrem que essas atitudes estão sendo praticadas.

Piadas, preconceito e exclusão exigem atitude. O RH deve saber o que fazer e tornar essa preocupação parte da sua cultura organizacional.

3. Disputa de poder

A disputa de poder é uma atitude adotada por “líderes” inseguros e que têm medo de ser superados pelos liderados.

Esteja atento em relação a algum feedback o que fazer quando informações necessárias para as atividades não está sendo passadas ou a respeito de líderes que não delegam tarefas.

4. Tratamento desigual entre os membros da equipe

O tratamento desigual é um dos casos que merecem atenção. Ocorre quando algum líder favorece algum colaborador ou demonstra alguma preferência. Isso pode ocorrer por afinidade.

As relações pessoais não devem interferir no trabalho. Esteja atento a esses casos e aja rapidamente, antes que o clima e a produtividade sejam afetados.

5. Inexistência de avaliações ou avaliações injustas

A avaliação de desempenho é uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas. Elas são excelentes termômetros para avaliar a atuação, o comportamento e desenvolvimento de cada membro da equipe.

Não avaliar ou avaliar de maneira injusta é bastante prejudicial para o engajamento dos colaboradores.

Todos esses casos podem impactar diretamente a produtividade e prejudicar o ambiente de trabalho. Se o RH não souber o que fazer com esse tipo de feedback e não assumir o controle da situação, a empresa terá diversos prejuízos.

Caso os colaboradores acreditem que a organização está sendo omissiva, os níveis de engajamento irão cair. Além disso, ocorrerá um aumento de absenteísmo, de doenças ocupacionais, turnover (e gastos com desligamentos) e perda de talentos para a concorrência.

Por esse motivo, o RH deve ser estratégico e atuar como um medidor. Dessa maneira, ao receber o feedback, será possível envolver as partes interessadas, solucionar conflitos e monitorar os desdobramentos e o clima organizacional.

O que fazer: boas práticas para lidar com casos de atenção

Você realizou uma pesquisa de clima e apareceu feedback com um caso de atenção? Aconselhamos que você aja imediatamente para resolver essa situação!

A seguir, listamos algumas boas práticas que podem ajudar.

Comece respondendo ao feedback anônimo

Esse retorno irá deixar o colaborador mais à vontade para procurar o RH pessoalmente e conversar sobre o ocorrido.

Não force o respondente para que ele se identifique

Lembre-se de que as pessoas se sentem confortáveis com o anonimato. Elas têm medo de possíveis punições. Respeite o espaço de cada um.

Esteja aberto a ouvir críticas

Não assuma uma postura agressiva, nem saia rebatendo todos os comentários. É preciso ser empático e compreender o que cada um está passando, sem prejulgamentos.

Não exponha o caso publicamente antes de apurar e conversar sobre o ocorrido

Para saber o que fazer é preciso ouvir os dois lados. Dedique-se a entender os pontos de vista de todos os envolvidos.

Invista em palestras, treinamentos e encontros

Utilize esse espaço para conversar com as equipes a respeito de situações que prejudicam o ambiente organizacional. Não deixe os gestores de fora!

Não se omita

O RH precisa agir para solucionar casos de atenção. Escute, estimule o diálogo, acompanhe e faça acontecer. Assim, todos saberão que esse é um canal que faz diferença e que realmente funciona.

Manter a qualidade e a harmonia do ambiente de trabalho é um grande desafio. Conflitos e casos de atenção ocorrem com frequência nas empresas que não se dedicam a eliminar focos de tensão.

O RH deve atuar de maneira estratégica e, ao receber um feedback o que fazer e agir com rapidez e assertividade.

Dessa forma, o clima organizacional será cada vez melhor, favorecendo o trabalho em equipe e os melhores resultados!

E na sua empresa, quais são os cuidados com o feedback o que fazer nos casos de atenção? Você tem alguma dica para compartilhar? Deixe um comentário!

Feedback: o que fazer nesses 5 casos de atenção?
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