Um belo dia você começa a sentir algumas mudanças no seu corpo. Percebe atraso em seu ciclo menstrual e os enjoos tornam-se praticamente parte da sua rotina. Aquele sinal de alerta logo surge na sua mente e o exame vem para confirmar a suspeita: estou grávida!

estou grávida

Algumas mulheres podem ser pegas de surpresa, já para outras, a gravidez é planejada e vem depois de diversas tentativas. Não importa qual é a situação, pois o dilema é sempre o mesmo: como contar para o meu chefe que eu estou grávida?

Claro que quando você pensa em espalhar a boa notícia por aí, lembra primeiramente da família e dos amigos mais próximos. A chefia não é vista como prioridade, mas mantê-los a par da sua gestação é essencial.

Não existe uma regra universal, mas alguns fatores podem ser considerados na hora de contar para o seu chefe que você está grávida. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para que você possa contar a novidade sem medo. Confira!

Qual é o melhor momento para contar que estou grávida?

Muitas coisas mudaram nos últimos anos. As mulheres estão cada vez mais empoderadas e buscam destaque dentro das organizações, por meio de formação e carreiras sólidas e consistentes.

Mas, ainda existe medo de que sejam vistas com maus olhos quando precisam anunciar a gravidez na empresa. E o momento que deveria ser de felicidade, torna-se praticamente um pedido de desculpa.

Para que isso não ocorra com você, é fundamental se antecipar e comunicar ao seu líder antes que todos desconfiem da sua barriguinha. A notícia será mais bem recebida se for dita por você, e não como parte de uma fofoca.

Um bom relacionamento e o feedback devem fazer parte da cultura organizacional. Assim, aquele “peso” que alguns assuntos parecem ter é suavizado e as conversas se tornam muito mais transparentes e objetivas.

Solicite uma conversa com a chefia em um lugar reservado para dar a notícia: estou grávida. Dar essa notícia tão logo você tenha a certeza é uma forma de assumir o controle com a naturalidade que se merece. E isso irá demonstrar que para você carreira e maternidade não são excludentes.

Portanto, assim que o seu médico confirmar a gravidez e garantir que está tudo certo com o seu bebê, faça o anúncio.

Estou grávida: para quem devo contar primeiro?

Lembre-se de que você e a empresa firmaram um acordo de confiança. E a base da confiança é o relacionamento claro e transparente. Por isso, respire fundo e prepare-se para dizer “estou grávida”.

Fale primeiro para o seu chefe imediato. É fundamental reforçar que a sua gestação não irá comprometer as suas atividades. Reforce o seu comprometimento com a empresa e se coloque à disposição para preparar alguém para substituí-la durante o período da sua licença.

Depois disso, comunique ao RH e, então, ao restante da equipe.

Como fazer o planejamento para licença

Estou grávida. Desde o momento em que você tem a certeza da sua gestação, deve começar a fazer o planejamento para a sua licença. Pode parecer que você tem bastante tempo, mas saiba que tudo passa muito rápido.

Entre consultas, exames de rotina, trabalho e o barrigão aumentando cada vez mais, você percebe que o período da licença se aproxima. Por isso, deixe tudo organizado até o dia da sua saída.

Mantenha seu ritmo de trabalho e dê andamento aos projetos. Por mais que você fique enjoada e às vezes cansada, o que é natural, deve manter o seu profissionalismo. Afinal, seu time depende do seu esforço e você deseja que o seu emprego esteja disponível quando acabar o período da licença e da estabilidade, não é mesmo?

Entregue à sua chefia um cronograma com as datas de visitas ao ginecologista, a previsão do parto e o período da sua licença. Isso irá ajudar vocês no planejamento das atividades.

Por mais que o tema igualdade de gênero seja comumente debatido, ainda existe um tabu sobre gravidez e trabalho. Muitas mulheres sentem medo de contar que estão grávidas e tentam esconder. Mas é só uma questão de tempo para que todos descubram e essa omissão pode acabar prejudicando a sua carreira.

Quanto antes a notícia for dada, maior é o tempo para a preparação. Dessa forma, você poderá curtir a sua gestação, planejar a sua licença e saber que está dando o seu melhor para que a empresa alcance os seus objetivos.

“Estou grávida”. E para você, qual é o melhor momento para dizer essas palavrinhas para o chefe e anunciar a gravidez para seus colegas? Você tem alguma dica para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

Como contar para o meu chefe que estou grávida?
Classificado como:    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *