Grandes líderes não surgem da noite para o dia. Sua trajetória é construída e aperfeiçoada dia após dia. Nesse caminho, muitas vezes longo, é muito importante buscar referências. E uma ótima forma para isso é ler livros sobre liderança.

livros sobre liderança

Quer saber por que ler livros sobre liderança pode ajudá-lo em sua carreira? Quer conhecer alguns títulos que fornecerão ensinamentos valiosos? Então, continue acompanhando e descubra 5 exemplos de referências literárias que podem alavancar uma carreira de liderança em ascensão.

Por que livros sobre liderança podem fazer de você um líder melhor?

Há uma máxima no mundo dos negócios que afirma que “grandes líderes são também grandes leitores”. Como vimos em outro post, essa afirmação pode ser exemplificada a partir dos hábitos de leitura de grandes líderes. Como  Warren Buffett e Bill Gates, que dedicam diariamente horas de seu dia à leitura.

Ler sobre outros líderes de sucesso, conhecer suas estratégias e dicas que os levaram ao topo pode ajudar você a não cometer determinados erros. Além de aprender boas práticas a partir do exemplo e a acelerar suas qualidades de liderança.

A seguir, conheça algumas indicações de livros sobre liderança que ajudarão você em sua jornada profissional!

1. Liderança Saudável, de Alkíndar de Oliveira

Nesse primeiro exemplo, o autor estimula a análise do momento presente para que se tenha, no futuro, uma boa estratégia, baseada na visão crítica do momento atual.

Em diversas passagens, ele mistura outras leituras com a sua experiência em ações mercadológicas. Isso para explicar que o líder, além de ser um profissional de negócios, pode tornar-se uma espécie de guru comportamental para a sua equipe.

É uma leitura para quem busca mensagens de motivação e inspiração para desenvolver seu estilo de liderança.

2. O Líder Sem Título, de Robin Sharma

Aqui, o autor usa a ficção para passar os ensinamentos necessários para uma liderança de sucesso. O personagem do livro, um ex-combatente de guerra, que passa seu tempo em uma biblioteca. Ele encontra um amigo de seu pai, que o leva a 4 professores diferentes, cada um com uma lição para liderar.

Esses professores, desde uma funcionária de limpeza de um hotel até um ex-CEO bilionário, ensinam valiosas lições que formam o caráter de um líder.

Nesse livro, o lado humano se mistura ao lado business em uma detalhada decupação de diversos fatores que são indispensáveis na vivência diária de um líder de sucesso.

3. Presença, de Amy Cudy

A autora deste best-seller entre os livros sobre liderança faz um paralelo entre competência e cordialidade. Diz que a segunda é mais importante na hora de avaliar uma pessoa.

Cudy ressalta que, somente após demonstrar que é cordial e passar confiança, a competência da pessoa torna-se uma qualidade. Ela não é uma ameaça.

Leitura inovadora, que traz também dicas práticas de como se comportar em entrevistas e novos cargos assumidos.

4. Criatividade S.A., de Ed Catmull & Amy Wallace

O autor, cofundador da Pixar e responsável pelo longa de animação Toy Story, de 1995, descreve seu caminho até chegar onde chegou.

Citando seus acertos e erros, em uma obra que mistura biografia e empreendedorismo, ele narra seu aprendizado e seu processo de desenvolvimento. Tudo isso fez com que ele se tornasse um líder bastante reconhecido na indústria criativa.

5. O Monge e o Executivo, de James C. Hunter

Este já é um grande conhecido entre os livros sobre liderança. Ele apresenta a história de John, um executivo bem-sucedido, que muda quando ele começa a receber mensagens negativas sobre sua forma de lidar com sua família e seus funcionários.

Ele, então, enxerga a necessidade de fazer um retiro em um mosteiro. Lá, ele encontra um ex-executivo que havia virado monge. É aí que começa a imersão de John em um mundo onde ele vai aprender a valorizar o lado humano acima do lado business.

Esses são apenas alguns exemplos de livros sobre liderança que estão disponíveis  para quem gosta de histórias e dicas de quem chegou no topo. Escolha o que pareceu mais interessante para seu momento atual. Ou leia os 5. Cada um tem uma forma de abordar os caminhos para chegar a uma liderança humanizada e que traga satisfação para quem conduz e para quem é conduzido.

E então, gostou de nossas dicas de livros sobre liderança? Conhece alguma outra referência para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários!

Livros sobre liderança: 5 dicas de leitura
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *