Liderança. Essa expressão tornou-se parte da rotina de todos. Seja no âmbito pessoal, corporativo, acadêmico ou político: cada vez que ela é proferida, todos passam a ouvir com mais atenção. Mas você realmente já parou para pensar a respeito do conceito de liderança?

conceito de liderança

Nos anúncios de emprego, lá está a palavrinha mágica. Nas reuniões da empresa, ela também marca presença. E nas discussões a respeito de empreendedorismo, é claro que ela também aparece.

Mas será que existe um conceito de liderança universal? Um único estilo? Todos os líderes possuem as mesmas características? Hoje vamos responder a essas dúvidas! Confira, a seguir, o conteúdo que preparamos para você!

Conceito de liderança

Liderar é dirigir pessoas. É saber atraí-las, inspirá-las e influenciar comportamentos que atraiam bons resultados.

Normalmente, o conceito de liderança é associado a cargos de autoridade, ou seja, a pessoas que exercem uma liderança formal. Mas, na prática, um líder pode ser uma pessoa que se destaca de maneira informal, uma referência dentro de um grupo que motiva e que serve de exemplo para os demais.

Dentro do ambiente organizacional, o líder deve ser capaz de engajar as equipes para que juntos possam alcançar os objetivos da empresa. Algumas pessoas possuem habilidades de liderança de forma mais natural, outras, precisam aperfeiçoá-las.

O conceito de liderança evoluiu ao longo dos anos. E fatores como o cenário econômico e o ritmo acelerado do mercado despertaram novas exigências, relacionadas ao lado humano dos profissionais.

Por esse motivo, existem algumas características que um bom líder deve possuir (e exercitar constantemente). Conheça algumas delas:

  • Saber ouvir
  • Ser transparente
  • Saber trabalhar em equipe
  • Ter paixão pelo que faz
  • Ser humilde
  • Acompanhar as mudanças
  • Dar o exemplo
  • Saber delegar

Tipos de liderança

Muito se fala em liderança e na importância de ser um bom líder. Mas esse conceito é utilizado de maneira universal, como se existisse um único modelo seguido por todos.

Acontece que somos diferentes! E o perfil de cada um influencia diretamente no ambiente organizacional, no comportamento dos demais colaboradores e no ritmo das atividades.

Existem três estilos de liderança, cada um baseado nas características pessoais e comportamentais do líder. A liderança pode ser autocrática, democrática ou liberal, como veremos a seguir.

Liderança autocrática

Nesse conceito de liderança, o líder impõe as suas ideias e decisões, basicamente sem consultar a opinião dos liderados. Ele é também centralizador e autoritário.

Esse tipo de líder é dominador. Por esse motivo, é bastante temido pelo grupo, que fica aliviado quando ele não está presente. Ele é bastante rígido e espera que todos acatem as suas ordens sem se opor ou questionar.

Liderança democrática

A liderança democrática, ou participativa, é aquela que estimula a participação do grupo na tomada de decisões.

O profissional que possui as características desse conceito de liderança valoriza a contribuição dos seus liderados, aumentando a autoestima do grupo.

Esse líder encoraja a participação de todos, interage de forma satisfatória e atua como um facilitador, que ajuda na definição e na solução de problemas.

Liderança liberal

Já nesse modelo de liderança, o líder dá total liberdade ao seu grupo. Ele apenas participa das decisões quando é solicitado. Os membros da equipe possuem liberdade para conduzir seus projetos.

É claro que esse estilo só funciona com grupos bastante amadurecidos. Do contrário, as atividades poderão não ser realizadas e os colaboradores poderão não respeitar o líder.

Em cada conceito de liderança, as atitudes e o perfil do líder promovem uma cadeia de comportamentos no grupo. A equipe responde de acordo com o seu estilo de liderança.

E essas características são facilmente percebidas observando o clima organizacional, a cultura da empresa e a motivação do quadro de colaboradores.

As organizações que possuem bons líderes e que oferecem ferramentas para empoderá-los atingem metas e objetivos com mais facilidade. Afinal, o líder age como um espelho para a sua equipe. O seu conceito de liderança reflete em cada um dos membros do time.

Aqueles que forem capazes de manter a sinergia, despertar talentos e influenciar positivamente, terão pessoas motivadas e engajadas ao seu lado e isso é sinônimo de estratégia e diferencial competitivo.

E você, percebe esses conceitos de liderança na sua empresa? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!

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