Alguns são mais protetores, outros, mais impositivos. Você já parou para pensar que cada profissional possui um estilo particular? Isso ocorre pois existem diferentes tipos de liderança que afetam a maneira de cada um conviver ou até mesmo gerir pessoas.

tipos de liderança

O sucesso de uma organização depende dos tipos de liderança que existem nela. Um líder não é necessariamente uma pessoa com cargo de gestão. Esse conceito está presente em diversas situações de esfera pessoal e profissional.

Ao longo da sua rotina, um indivíduo assume o papel de líder ou de liderado com muita naturalidade. E, de acordo com as suas características pessoais e com a situação, ele assume também diferentes tipos de liderança.

Um líder é um estrategista que conduz pessoas para alcançar objetivos. A forma como cada um atua tem impacto no engajamento dos outros membros da equipe e, inclusive, no clima organizacional.

Ficou interessado em conhecer os diferentes tipos de liderança que existem nas equipes? Então esse post é para você! Confira e saiba mais!

Tipos de liderança

Existem diferentes tipos de liderança. Cada um deles possui particularidades e benefícios diferentes. Além disso, alguns estilos se encaixam com mais naturalidade no perfil de alguns profissionais. Outros exigem que o líder treine e desenvolva suas habilidades para poder conduzir a sua equipe ao sucesso.

Existem estudos a respeito dos diferentes tipos de liderança desde o início do século 20. As teorias destacam três estilos predominantes: autocrático, democrático e liberal. Com o passar do tempo, formas de liderança também ganharam destaque dentro das organizações.

Elencamos aqui os 6 principais tipos de liderança. Mas não basta apenas conhecer as características de cada um! O desafio é se aprimorar, inclusive com leituras, e saber quando é preciso aplicar cada estilo.

1. Exigente

Um profissional com o tipo de liderança exigente é aquele que possui grande experiência na sua função. Todo o tempo e aprendizado fazem com que ele seja muito seguro, perfeccionista e bastante observador.

Nenhum detalhe passa despercebido pelo seu olhar treinado! Esse tipo de líder não precisa utilizar técnicas autoritárias, já que a sua experiência serve como exemplo para os demais membros da equipe.

Esse profissional é muito respeitado e as suas orientações são seguidas. A sua trajetória inspira e demonstra que eliminar erros e primar pela excelência traz grandes resultados.

2. Autocrático

Você conhece alguém que se sente “O poderoso chefão”? Aquela pessoa que toma as decisões baseada unicamente no que ela pensa, afinal, a opinião dos outros não importa!

De todos os tipos de liderança existentes nas organizações, esse ainda é bastante recorrente. Mas as empresas voltadas à inovação e ao capital humano já estão trabalhando para eliminar esse estilo. Sabe por quê? Esse líder é temido por todos. O grupo fica contaminado por um clima de pura tensão.

Mas ainda existe um espaço para esse tipo de liderança. Como a execução das demandas e dos projetos é feita com muito foco, ele pode ser utilizado para superar momentos de crise. Algumas situações exigem um “pulso firme”, como períodos de corte de custos, mudanças internas (como fusões) ou até mesmo problemas pontuais.

3. Liberal

O tipo de liderança liberal é aquele que dá espaço para que todos criem, colaborem e apostem em ideias inovadoras.

Cada um possui liberdade para tomar suas decisões, sem interferências, apenas quando solicitadas.

Esse estilo funciona bem com equipes maduras e que não precisam de uma figura cobrando, exigindo resultados e lembrando de prazos. Profissionais que já trabalham há bastante tempo juntos podem naturalmente desenvolver essas habilidades.

Esse tipo de liderança estimula a liberdade e a autonomia de todos.

4. Visionário

O tipo de liderança visionário é aquele que possui um senso de oportunidade latente, prevê as reações do mercado e está disposto a correr riscos.

O profissional visionário reconhece a importância de cada membro da equipe e sabe que para alcançar os melhores resultados deve mantê-los motivados. Ele é capaz de trabalhar com os mais diversos perfis e estimular a todos para o alcance dos objetivos em comum.

5. Democrático

A liderança democrática é aquela que possibilita a participação de todos no processo de tomada de decisões.

Os profissionais que possuem esse tipo de liderança não são tão ríspidos quanto os autocráticos, nem tão liberais para deixar que cada um tome as suas decisões. Ele escuta a todos, avalia e então age.

Essa forma de atuar faz com que os membros da equipe se sintam parte fundamental do futuro da empresa. Os grupos tornam-se mais motivados, pois têm suas ideias, críticas e contribuições consideradas, já que a liderança autocrática estimula a participação de todos.

Esse estilo é excelente para inovar ou reinventar processos organizacionais e tomar decisões assertivas.

6. Motivador

O tipo de liderança motivador alia os objetivos organizacionais com o emocional das equipes. Esses profissionais são capazes de despertar o potencial de todos ao seu redor. Ele estimula a confiança e extrai o melhor do grupo.

O líder motivador promove melhorias no clima organizacional, pois investe na motivação da equipe. Ele é capaz de unir e contagiar o grupo com o seu otimismo e sua persistência.

Esse estilo é fundamental para encarar períodos conturbados, como crises e cortes de pessoal.

No longo prazo, os profissionais conseguem ajudar os demais membros da equipe a desenvolverem seus pontos fortes, trazendo muitas melhorias para a empresa.

Diferentemente do que muita gente pensa, o conceito de liderança não é universal. Não existe uma lista fechada de habilidades que determinam quem pode ser líder e quem não pode.

Um indivíduo pode inspirar e estimular os seus colegas sem possuir um cargo de gestão, tornando-se um líder informal.

Existem diversos tipos de liderança e nenhum é melhor do que outro, pois eles devem ser transitórios. O melhor líder é aquele que sabe tirar proveito de cada um dos estilos de acordo com as necessidades.

O desafio é conseguir assumir diferentes papéis para inspirar e desafiar o grupo ao seu redor diariamente. Você está preparado para isso?

E na sua empresa, quais são os tipos de liderança presentes? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário e até a próxima!

Tipos de liderança: você conhece os principais?
Classificado como:    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *