Como garantir que todos os membros da sua empresa assumam a postura desejada? Como fazer com que as condutas estejam de acordo com a cultura organizacional? De que forma fazer com que os princípios éticos e as normas da empresa sejam de conhecimento e cumpridas por todos? Certamente essas questões tiram o sono de muitos profissionais de RH e empresários, não é mesmo? Pois saiba que para tudo isso existe o código de conduta, que é um regulamento que padroniza o comportamento de todos. Essa ferramenta é essencial para que a empresa cresça e tenha sucesso, independentemente da sua área de atuação e porte.

código de conduta

No post de hoje, vamos apresentar o que é código de conduta. Também traremos uma pequena amostra dos regimentos de algumas empresas de sucesso para que você possa se inspirar! Confira!

O que é código de conduta?

Ao longo da sua trajetória profissional, você possivelmente já teve dúvidas do tipo: será que posso indicar um parente para trabalhar aqui? Posso aceitar o presente que o fornecedor me deu? Tem algum problema mandar um e-mail para a escola do meu filho usando a conta do escritório?

O código de conduta, ou código de ética, reúne as informações que padronizam os valores e as posturas de todos dentro da empresa. Ele serve para eliminar dúvidas e fazer com que os colaboradores saibam de que forma agir em diferentes situações e ambientes.

Como funciona o código de conduta?

A garantia de que o código de conduta irá funcionar é o acesso à informação. Todos os colaboradores devem ter conhecimento da sua existência. Ter entendimento sobre a sua utilização e ciência das penalidades em caso de descumprimento.

Ele está diretamente ligado à cultura da organização, portanto, deve ser considerado desde o processo de recrutamento e seleção.

Existem alguns passos para serem seguidos que darão a segurança e a credibilidade necessárias a essa ferramenta. Confira-os a seguir:

  • Ter o código de conduta por escrito: nada de criar lendas urbanas no escritório! Aquele papo de “parece que é regra” não pode existir! O código de conduta deve ser redigido de maneira clara, objetiva e abordar todos os temas que possam gerar dúvidas entre os colaboradores.
  • Garantir que o código de conduta seja de conhecimento de todos: nada de “nunca vi, só ouço falar”. É essencial que todos entendam o seu teor para que possam colocá-loem prática.
  • Construir o código em conjunto: o código de conduta é de interesse de todos. Se a sua empresa não tem um, é preciso envolver uma comissão para criá-lo. Se você já possui, é preciso revê-lo constantemente. Afinal, os problemas de alguns anos não são os mesmos de hoje, não é mesmo? Tome como exemplo o uso de redes sociais. Imagine como seria se o código não contemplasse essa questão, alguns “espertinhos” passariam o dia todo postando e deixando o trabalho de lado!
  • Punir os infratores: o código de conduta existe para ser cumprido. O seu objetivo é organizar comportamentos e posturas desejadas. E, em caso de infrações, é preciso aplicar as devidas penalidades (que devem estar previstas no documento).
  • Garantir que as equipes honrem com o código: para que a ferramenta tenha credibilidade, é essencial que todos, inclusive as lideranças, assumam posturas de acordo com o esperado. O discurso e a prática precisam estar sempre em sintonia. É interessante estabelecer um canal (sigiloso) para que os times possam denunciar infratores.

O que a empresa pode estabelecer nesse regulamento?

A legislação não estabelece limites para o que pode ser estabelecido em um código de conduta. No entanto, o seu conteúdo não pode interferir nos direitos trabalhistas ou afetar as liberdades individuais.

Fora isso, é possível elencar as condutas que são adequadas e as regras para que o ambiente de trabalho se mantenha saudável e harmonioso.

Inspire-se: conheça o código de conduta de algumas empresas

O código de conduta possui muitas utilidades: atrair talentos, filtrar candidatos que possuam fit cultural, nortear os colaboradores, estabelecer critérios de avaliação, obter melhorias para o clima organizacional, entre outros.

Abaixo, uma prévia do código de conduta de algumas empresas. Acompanhe:

Resultados Digitais

A empresa estabeleceu o seu código de conduta a partir de um desafio – como crescer e garantir autonomia, desafios e aprendizados para os seus talentos?

Ao invés de definir normas rígidas, a Resultados Digitais preferiu investir forte na cultura, nos valores, na gestão lean e gestão de talentos alinhadas a esses pontos.

O código de conduta deixa claro que a empresa aposta em talentos e que todos são potenciais gestores e devem agir como tal, pois há espaço para o crescimento de todos.

Apple

A empresa é conhecida por ser bastante rígida em termos de regras. A organização monitora não apenas colaboradores, mas também as relações com empresas parceiras na fabricação de produtos para garantir que o processo seja feito de acordo com o desejado.

Os famosos “Genius” da empresa não podem dizer “infelizmente” se não puderem resolver algum problema dos consumidores. A expressão adequada é “parece que”. Eles também são proibidos de corrigir a pronúncia dos nomes dos produtos para não constranger ninguém! E nada de compartilhar comentários negativos sobre a empresa!

Google

Por muitos anos, o código de conduta da empresa baseava-se na premissa de “não seja mau”. Com o tempo, a Google adotou uma nova ideia “faça a coisa certa”.

No documento, é estabelecido um compromisso com a integridade, segurança, responsabilidade, ação, apoio mútuo e constam diversas normas e comportamentos que são esperados de todos.

Uma empresa que deseja atrair e reter talentos e se manter forte no mercado não deve contar com um código implícito. Os colaboradores não devem imaginar ou apenas achar que estão agindo de acordo com o que é esperado. Isso pode virar um caos!

O código de conduta serve para fortalecer a cultura e a imagem da empresa, aumentar a responsabilidade e definir valores e comportamentos que são esperados de todos.

E a sua empresa, já possui um código de conduta? Você ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário e até a próxima!

Código de conduta: o que você precisa saber
Classificado como:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *