Um dos blocos de construção mais importantes para uma organização é a chamada cultura organizacional. Ela é um dos maiores temas quando se trata de gestão de pessoas.

Sem a cultura organizacional, qualquer outra ação em gestão de pessoas provavelmente será ineficaz. Afinal, não adianta trazer o melhor profissional para a sua empresa se você não souber se ele estará alinhado com a cultura.

No post de hoje, saiba mais sobre a definição e a importância da cultura organizacional, seus benefícios, sua implementação e suas categorias. Confira!

cultura organizacional

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional é uma expressão comum no contexto empresarial. Significa o conjunto de valores, crenças, rituais e normas adotadas por uma determinada organização. O termo foi criado em 1982 por um cientista PhD em Harvard e professor do MIT, Edgard Schein.

A cultura organizacional remete para comportamentos implícitos que contribuem para a produção de sentido. Sendo também responsável pelas características únicas de cada empresa.

A cultura organizacional contribui para a edificação da identidade organizacional, que pode coincidir com uma imagem positiva. Revestindo a empresa de prestígio e reconhecimento.

A formação de uma cultura organizacional surge quando são criadas e difundidas mensagens e percepções relativas à empresa e sua identidade, por meio de canais formais e informais.

Benefícios da cultura organizacional para as empresas

Com uma boa cultura organizacional estabelecida, os benefícios mais comuns são:

  • Time engajado: pessoas que se identificam com uma missão tendem a ser mais participativas do que outras que permanecem na organização motivadas apenas por benefícios materiais.
  • Colaboradores mais satisfeitos: se você trabalha em um ambiente com os mesmos valores que os seus pessoais, logo isso o tornará muito mais feliz e satisfeito, o que favorece um clima organizacional saudável.
  • Equipe mais produtiva: funcionários mais engajados e felizes acabam produzindo mais. E uma boa cultura e um clima organizacional saudável acabarão resultando em um aumento do ROI (retorno sobre o investimento) de uma empresa.
  • Diminuição no turnover: alinhar os valores culturais com as habilidades técnicas das pessoas faz com que o índice de colaboradores que se desligam da empresa seja menor. Isso porque a cultura faz você alinhar corretamente desde o processo de recrutamento e seleção até o de avaliação individual dos funcionários.

Cultura organizacional: como implementar?

Para você poder implementar cultura organizacional, o primeiro passo é começar entendendo quem é a sua empresa. Para isso, é preciso diagnosticar os seguintes itens:

  • Missão
  • Visão
  • Valores
  • Meios
  • Medidas.

Aqui, é muito importante ser honesto ao se acessar esses temas.

Tipos de cultura organizacional

A cultura organizacional se divide em categorias, baseando-se basicamente em dois fatores: primeiro, o grau em que o ambiente competitivo exige flexibilidade ou estabilidade. Segundo, o grau em que a força e o foco estratégicos são internos ou externos.

Entre os tipos de cultura organizacional destacam-se:

Culturas fortes

Nas organizações que adotam a cultura forte, os seus valores são compartilhados fortemente pela maioria dos funcionários. Além de influenciar comportamentos e expectativas.

Culturas fracas

As organizações com cultura fraca são as que possuem uma cultura que permite e aceita mudanças com maior facilidade. Como exemplo, seria uma empresa pequena e jovem que, como estaria no início de suas operações, facilitaria que a administração comunicasse os novos valores.

Culturas conservadoras

Essa cultura se caracteriza pela manutenção de ideias, valores, costumes e tradições que permanecem enraizados na organização e que não mudam ao longo do tempo. Geralmente é adotada por organizações conservadoras que se mantêm inalteradas independentemente das mudanças do cenário externo.

E na sua empresa, como foi construída a cultura organizacional? Como ela influencia no cotidiano da organização? Compartilhe sua experiência nos comentários e até a próxima!

Cultura organizacional: o que é e quais são os seus benefícios?
Classificado como:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *