Você certamente já ouviu falar de todos os benefícios de uma pesquisa de clima, certo? Essa ferramenta de gestão permite diagnosticar e mensurar a satisfação e motivação das equipes. Mas e quanto à pesquisa de clima contínua?

pesquisa de clima contínua

Para garantir um clima organizacional positivo, as empresas devem ir muito além de oferecer um salário atrativo ou os benefícios que são determinados pela convenção.

O sucesso da organização depende da manutenção de uma boa relação com os colaboradores. E isso depende das condições de trabalho oferecidas, bem como de um ambiente que promova o crescimento pessoal e profissional.

No post de hoje, apresentaremos os principais motivos para você adotar essa prática na sua empresa. Vamos lá?

Mas, afinal, o que é pesquisa de clima contínua?

Você já percebeu como os seus interesses e objetivos mudam com o tempo? Estamos em constante evolução, se hoje não gostamos de algo, pode ser que amanhã descubramos a sua utilidade.

E, em se tratando de clima organizacional, isso não é diferente. A pesquisa de clima é pontual. Você pergunta para os colaboradores como eles estão se sentindo em um dado momento. E isso é ótimo para diagnosticar o ambiente.

No entanto, o dinamismo do mercado e da vida moderna fazem com que os fatores de motivação mudem. Pode ser que a sua equipe aponte que o maior problema é a climatização. Você corrige e espera grandes resultados. Mas, e o que fazer se isso não acontece?

Por esse motivo, o mapeamento do clima deve ser feito constantemente, por meio da pesquisa de clima contínua. Dessa forma, você implementa uma cultura de clima, investiga a fundo o engajamento e elimina a parcialidade das respostas.

Por que fazer uma pesquisa de clima contínua?

Em uma pesquisa de clima contínua, as perguntas são aplicadas com uma certa periodicidade para aumentar a adesão dos respondentes e reduzir o viés negativo das respostas. Elencamos, a seguir, alguns motivos para aplicar essa ferramenta na sua empresa. Confira!

1. Acompanhar constantemente questões de clima da sua empresa

Certamente você deseja mapear diversas questões que afetam o clima da sua empresa. Mas, uma única pesquisa, com perguntas muito abrangentes, sobre tudo, não ajudará. Ela ficará extensa e cansativa, fazendo com que os resultados não sejam precisos.

Já com a pesquisa de clima contínua, você poderá acompanhar e implementar melhorias que atendam às necessidades dos colaboradores constantemente.

2. Conseguir comparar o resultado do termômetro de engajamento de funcionários

Será que a sua empresa realmente está solucionando os pontos críticos e otimizando os positivos?

Com a pesquisa de clima contínua, você pode comparar os resultados obtidos e acompanhar a evolução de cada fator e das suas devidas correções.

Assim, o processo de tomada de decisões se torna muito mais assertivo e contribui para um engajamento constante de seus funcionários.

3. Diminuir o “burburinho dos corredores”

Sabe aquele clima tenso, com conversas paralelas durante as reuniões e cochichos no horário do café? Eles são indicadores de que algo não vai bem. Mas o que será? Será que é problema de gestão? Um conflito que não foi bem administrado? Ou será que os salários estão baixos?

A pesquisa de clima contínua permite que você conheça a origem do problema e aja de maneira efetiva, diminuindo a tão temida “rádio corredor”.

4. Avaliar diferentes dimensões

A pesquisa de clima contínua avalia diferentes dimensões: uma vez por semana, uma dimensão diferente é avaliada.

É essencial conhecê-las e saber de que maneira elas estão impactando nos resultados: equilíbrio entre vida pessoal e profissional, desafio e satisfação profissional, reconhecimento, relacionamento e identificação com a empresa e seu negócio.

Mensalmente, é medida a dimensão de engajamento, por meio de uma pergunta eNPS.

5. Criar um canal de comunicação para os colaboradores

Muitas vezes, os colaboradores deixam de sugerir, criticar e opinar por medo de sofrerem retaliações. A pesquisa de clima contínua estabelece um canal anônimo para dar feedbacks sobre a empresa.

Os colaboradores sentem-se valorizados e ouvidos. Além de reconhecerem que a empresa está disposta a aceitar críticas e a mudar.

6. Criar uma nova cultura de gente e gestão

A pesquisa de clima contínua vai além de um diagnóstico pontual. Ela permite que a empresa crie uma nova cultura de gente e gestão baseada em um relacionamento transparente, feedback e melhorias no ambiente organizacional.

7. Empoderar líderes e gestores a monitorarem o clima dos seus próprios times

Uma forma de  empoderar os gestores é oferecer ferramentas adequadas. A pesquisa de clima contínua da Vaipe permite a criação de grupos para visualizar e monitorar o engajamento dos próprios times.

Dessa forma, os gestores terão subsídios para entender o que devem fazer para melhorar suas performances e serem proativos na melhoria do clima e no aumento do engajamento dos seus próprios times.

Viu só como há motivos de sobra para você fazer uma pesquisa de clima contínua na sua empresa? Ela traz diversos benefícios para todos!

O destaque competitivo das organizações depende da otimização dos processos e do aumento da motivação de seus colaboradores.

A pesquisa de clima possibilita ajudar a eliminar aqueles aspectos que atrapalham o seu negócio e impedem que você atinja os resultados que deseja.

E você, deseja alavancar os resultados da sua empresa por meio de uma pesquisa de clima contínua? Então deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato e comece a estruturar sua pesquisa de clima conosco!

7 motivos para fazer uma pesquisa de clima contínua

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *