Você tem percebido uma queda na produtividade da sua equipe? Seus talentos estão buscando oportunidades externas? Você sente um clima de tensão se espalhando e a motivação cada vez mais baixa? Alerta vermelho! Esses são alguns sinais de que você precisa agir agora mesmo! Se você nunca fez uma pesquisa de clima na sua empresa – ou se fez há muito tempo – pode estar perdendo oportunidades de diagnosticar o ambiente interno e implementar melhorias.

pesquisa de clima

A pesquisa de clima é uma ferramenta estratégica utilizada para identificar pontos fortes, expectativas e fatores que precisam de atenção. Tudo isso para elevar a satisfação dos grupos, garantindo um aumento de produtividade e motivação, bem como melhorias contínuas na comunicação e nas práticas de gestão.

Então, que tal prestar atenção aos sinais de que você precisa fazer uma pesquisa de clima na sua empresa? No post de hoje, apresentaremos os principais indícios de que você precisa fazer já o diagnóstico do seu negócio e começar a agir agora mesmo! Acompanhe!

1. Os colaboradores estão pouco engajados

Por mais que alguém tente disfarçar e esconder suas insatisfações, sempre é possível identificar alguns vestígios.

Se você está percebendo alterações no comportamento das equipes, como pedidos de demissão inesperados e aumento do número de faltas, atestados e pedidos de licença médica, algo não vai bem.

Pessoas desmotivadas passam a ter reações adversas no trabalho. Elas se tornam individualistas, reclamam nos corredores, desperdiçam materiais e não se comprometem com os objetivos da empresa.

Mas não basta apenas perceber essas alterações, é preciso diagnosticar a origem e promover mudanças. Somente assim haverá sinergia, lucratividade, clima saudável e bem-estar.

2. Você nunca fez pesquisa de clima ou fez há muito tempo

Decidir quando fazer uma pesquisa de clima pode parecer algo complicado. Talvez você tenha feito há muito tempo e não tenha ficado satisfeito com os resultados, pois não traçou um objetivo, por exemplo. E tudo, naturalmente, gera argumentos para adiar a sua aplicação.

Você pode estar pensando, “esse não é o melhor momento, afinal, estamos contatando um gerente” ou, ainda, “estamos passando por uma correria, não temos tempo agora” ou até mesmo “o clima não está legal, acabamos de perder um colaborador para a concorrência”.

Pode ir cortando as desculpas! O mercado é dinâmico, se você ficar aguardando um momento de calmaria para fazer uma pesquisa de clima pode ser que ela nunca saia dos projetos. É preciso agir para alcançar os resultados que você deseja!

3. A empresa tem uma alta rotatividade de colaboradores e eles estão insatisfeitos

Um dos principais sinais de que você precisa fazer uma pesquisa de clima na sua empresa é o turnover. Se você está perdendo talentos e tendo que aumentar os gastos com contratações, algo não vai bem. Você precisa descobrir quais são os pontos de insatisfação que estão fazendo os membros do grupo baterem na porta da concorrência.

Você tem recebido um número cada vez maior de feedbacks negativos? As equipes que até um tempo atrás eram coesas, hoje estão em conflito? É preciso investigar os fatores que estão levando a isso!

Esses problemas interferem nos relacionamentos e na produtividade. A pesquisa de clima ajuda a avaliar suas causas e a intervir na origem do problema.

O clima organizacional influencia diretamente na motivação, na produtividade, no engajamento e na rotatividade. Por esse motivo, é fundamental utilizar estratégias que ajudem a mantê-lo positivo.

A pesquisa de clima ajuda a medir os níveis de satisfação dos colaboradores. Entender o ponto de vista das equipes é uma poderosa estratégia para desenvolver o seu negócio. Afinal, você utiliza os dados extraídos a partir da opinião deles para melhorar processos internos e o ambiente organizacional como um todo.

4. Nunca acompanhou indicadores de RH

A pesquisa de clima é uma ferramenta que ajuda no diagnóstico do nível de satisfação das equipes. Ela ajuda a identificar falhas e a ter insights de caminhos para solucioná-las.

Se a sua empresa apenas “apaga incêndios”, você está perdendo oportunidades de crescer!

Os indicadores de RH refletem a realidade da sua empresa. Eles devem ser utilizados para saber como os processos estão ocorrendo, traçar e acompanhar metas.

5. Você precisa de dados para embasar ações na área de RH, gente e gestão

Por meio da aplicação da pesquisa de clima, você pode mapear as possibilidades de ações de melhoria da sua empresa.

Sabe todas aquelas necessidades da área que, infelizmente, o orçamento parece não contemplar? A falta de investimentos em treinamentos, equipamentos, plano de carreira, benefícios, entre outros pode estar afetando a produtividade e o engajamento das equipes.

Com a pesquisa de clima, você poderá embasar as ações a partir das necessidades e dos dados apontados pelos colaboradores.

E você, já aplica pesquisa de clima? Você identificou alguns dos sinais na sua empresa? Deixe um comentário e até a próxima!

5 sinais de que você precisa fazer uma pesquisa de clima na sua empresa
Classificado como:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *