Você já percebeu que uma das maiores prioridades das empresas é melhorar a experiência dos consumidores? Mas e a experiência do funcionário, como fica? Employee experience são as ações utilizadas para garantir o bem-estar das equipes e, também, proporcionar real significado ao seu trabalho, mostrando o valor de cada membro do time.

employee experience

Empresários, profissionais de RH e gestores precisam responder algumas questões antes de implementar mudanças. Pare por um momento e reflita: que estratégias são utilizadas para atrair profissionais que estão pensando em trabalhar na sua empresa? Qual é o maior diferencial do seu negócio? Essas questões são indicativos da sua atual employee experience.

No post de hoje, saiba mais sobre a definição e a importância da experiência do funcionário. Confira!

O que é employee experience?

O conceito de employee experience é bem semelhante ao da experiência do consumidor. Basicamente, os dois se diferenciam na finalidade e aplicação.

As empresas estão cada vez mais preocupadas em adotar iniciativas inovadoras que favoreçam o desempenho das equipes. A melhora do clima organizacional, a atração de profissionais de alta performance e a retenção de talentos são objetivos comuns de qualquer negócio que deseje se manter forte e próspero.

Assim, employee experience é o conjunto de esforços para criar uma vivência significativa de trabalho para os colaboradores. Para isso, as empresas precisam oferecer liderança inspiradora, cultura com objetivos claros, ambiente organizacional que promova o crescimento e tantos outros fatores que podem tornar essa experiência um diferencial para os funcionários.

Employee experience: como implementar

Para melhorar a experiência do funcionário na sua empresa, é preciso determinar as necessidades dos membros das equipes. Se você perguntar para 10 pessoas como é um ambiente organizacional saudável, possivelmente, terá 10 respostas diferentes. Isso ocorre pois cada um possui motivações próprias.

Para dividir os interesses em grupos, é preciso ir muito além de categorizar áreas, unidades de trabalho e funções.

A melhor maneira de diagnosticar a satisfação dos colaboradores é a pesquisa de clima organizacional. Por meio dos indicadores obtidos, é possível investir em diferentes fatores que afetam o ambiente organizacional de maneira positiva ou negativa.

Além disso, para melhorar o employee experience é preciso seguir os seguintes passos:

Conheça os membros do seu time

Por mais que os colaboradores convivam no mesmo espaço, cada um possui uma visão a respeito das atividades, da cultura, dos processos e das decisões do negócio.

O primeiro passo do employee experience é reconhecer essas diferenças e determinar de que maneira a perspectiva de cada um influencia no desempenho do grupo.

Promova o alinhamento entre employee experience e customer experience

Esse passo parece básico, mas é negligenciado por muitas organizações.

Em um post recente da Harvard Business Review, fica claro que, se a sua empresa quer fortalecer sua marca por meio da velocidade e da automação, por exemplo, o ambiente de trabalho e a experiência do funcionário devem promover o uso de tecnologia de ponta.

Já se a sua empresa oferece um serviço personalizado aos clientes, para os colaboradores, esse cuidado também deve ser oferecido.

Assim, os benefícios oferecidos pela sua empresa são percebidos pelos colaboradores em primeira mão, fortalecendo a cultura e a identidade do negócio.

Ofereça um ambiente de crescimento e valorização

Hoje, para escolher um emprego, as pessoas analisam fatores que vão muito além do salário oferecido. Questões como possibilidade de crescimento pessoal e profissional, valorização, autonomia e desafios pesam bastante na hora da decisão.

Por esse motivo, para melhorar a experiência do funcionário, é fundamental encorajar os colaboradores, permitir que desenvolvam habilidades e aumentem as suas responsabilidades.

Gestores empoderados ajudam nesse processo, pois eles assumem papéis de mentores para guiar as equipes em busca do desenvolvimento e crescimento, por meio de desafios, de delegação de tarefas, administração de conflitos, adoção de feedback contínuo, entre outros.

Employee experience vai muito além de um ambiente de trabalho descontraído, com salas repletas de sofás confortáveis, jogos e decoração criativa. Seu significado está relacionado ao reconhecimento, valorização, propósito, confiança, aprendizagem e autonomia.

Empresas que são capazes de despertar nas pessoas o desejo de darem o melhor de si criam uma relação de colaboração, com objetivos alinhados que proporcionarão uma experiência rica e voltada ao crescimento pessoal e profissional.

E o resultado? Colaboradores altamente motivados que farão de tudo para que a empresa se fortaleça a cada dia. E quem não deseja isso para o seu negócio, não é mesmo?

E você, já investe na experiência do funcionário na sua empresa? Tem alguma dica para compartilhar? Deixe um comentário e até a próxima!

Employee experience: o que você precisa saber

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