Por Dri Barbosa, CEO e Founder da Vaipe

Quando começamos a Vaipe sabíamos que éramos 💜 por duas coisas: Dados e Gente. Depois de 9 meses que estamos com a plataforma live, chegou o momento que mais esperávamos: dados para analisar. Um dos pilares relevantes que identificamos nesse período é: educar os nossos clientes ao disseminar as melhores práticas de Gente & Gestão. Mas a ideia de fazer isso só com os nossos clientes pareceu muito pequena para o tamanho do nosso “sonho grande”.

Semanalmente aqui na Vaipe a gente analisa os resultados das empresas, compreende as demandas dos colaboradores e mapeia as melhores práticas para aquele tópico com os nossos clientes top performers e empresas referência de mercado (alto crescimento ou pragmáticas em Gente & Gestão). Daí resolvemos: vamos escancarar para os quatros cantos.

Lançamos então hoje o Panorama de Clima e Engajamento do 3º Tri de 2017. Mapeie para você os pontos mais relevantes do conteúdo:


  • As empresas Vaipe são millenials: de acordo com pesquisa da Accenture, em 2025, 75% da força de trabalho será de millenials. 76% dos colaboradores dos clientes da Vaipe já são millenials. Junto aos nossos clientes somos pioneiros em identificar quais são os comportamentos no ambiente profissional e ambições da tão discutida geração profissional;
  • A satisfação dos colaboradores oscila entre 38 e 35 (eNPS): oeNPS, metodologia que mensura satisfação e lealdade dos colaboradores, oscila entre 38 e 35. Colaboradores que estão no meio da pirâmide hierárquica nas organizações são os menos engajados. Comercial e Gestão são as áreas que têm maior engajamento (RH tem o menor… wow!!);


  • Empresas destaque: as empresas que têm os colaboradores mais satisfeitos e leais são Iugu, Arquivei e Clickbus. O eNPS delas oscilou entre 68 e 78!!!

  • Quais as #vaipetips mais frequentes para aprimorar a performance: identificamos os dois pontos principais que influenciaram a performance das empresas destaque: (i) clareza e comunicação dos princípios da empresa (seja jeito de ser da empresa, código de conduta, missão/visão/valores) e (ii) metas para o negócio claras e compartilhadas (mensalmente compartilham os principais resultados);

  • Perguntas polêmicas de clima (sim ou não): a top poderia ser considerada a mais banal: “a temperatura do escritório é adequada?”. Mas na verdade foi a que teve maior adesão de respondentes, comentários e maior variância de resultado.

Aqui é o resumo do resumo. Então se você quer saber mais, baixe o Panorama de Clima e Engajamento do 3º Tri 2017 completinho!

Ah, quer me dar pitacos de análises extras para o 4º Tri 2017? Comenta aqui que a gente adora desafios!

Dri Barbosa, CEO & Fundadora da Vaipe.

A Vaipe está em 2025: 76% dos colaboradores da nossa plataforma são millenials!
Classificado como:                    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *