Você conhece o Mapa de Colaboradores Influenciadores? Muitos empresários já perceberam a relevância de utilizar influenciadores para aumentar a repercussão e o alcance do seu negócio. Para isso, autoridades, celebridades, blogueiros e vlogueiros são convidados a interagir com os consumidores para promover a marca.

Mas, você já parou para pensar que os colaboradores são os principais influenciadores de uma empresa? Afinal, toda estratégia de negócio começa dentro de casa.

Mapa de colaboradores influenciadores

E essa técnica não deve ser utilizada apenas para conquistar o público externo. No dia a dia, profissionais se destacam por influenciarem os demais a partir das suas ações, da sua postura e do seu conhecimento. Então, por que não utilizar isso a favor do seu negócio para ter o apoio da equipe, melhorar o relacionamento e aumentar os índices de engajamento do grupo?

O objetivo passa a ser empoderar profissionais para que eles inspirem os demais a obterem resultados mais expressivos e disseminarem informações.

No post de hoje, falaremos sobre Mapa de Colaboradores Influenciadores e como escolher as pessoas certas pode se tornar uma poderosa estratégia que estabelecerá o fit entre as equipes e a empresa. Vamos lá?

Mapa de colaboradores influenciadores: como utilizar a favor do seu negócio

Ao longo da sua trajetória, certamente você conviveu com colaboradores negativos, resistentes e que não lidavam bem com mudanças, não é mesmo? Certamente, convencer esses profissionais de que inovar é preciso é uma tarefa bastante difícil. Principalmente apenas com e-mails informativos, apresentações superficiais feitas no PowerPoint e comunicados da diretoria.

Surge então como alternativa encontrar e utilizar as lideranças informais. Assim esses profissionais  possam influenciar os colegas na construção do sucesso e na melhora da comunicação interna.

Um artigo disponível na página da McKinsey traz informações a respeito do levantamento de influenciadores em uma empresa.

O foco das empresas está naqueles colaboradores bem conectados e que inspiram confiança nos colegas de trabalho. O Mapa de Colaboradores Influenciadores ajuda a obter o apoio de outros membros do grupo em momentos de mudanças, como fusões e trocas de liderança.

Se até pouco tempo atrás a influência de tais profissionais era ignorada, hoje, ela é utilizada como estratégia dentro das organizações. Parte disso ocorre devido à ascensão das redes sociais, o que mostrou a importância de nutrir bons relacionamentos e de ser “boa praça”.

Em troca disso, os influenciadores podem receber benefícios que vão desde aumentos salariais, ou promoções e mesmo passar a interagir com profissionais de cargos de alta gestão. E assim possam traçar estratégias junto a outros líderes.

Mas e como determinar quem são esses profissionais?

O Mapa de Colaboradores Influenciadores pode ser traçado de maneira bem simples e objetiva. Basta fazer algumas perguntas como: “Quando você tem dificuldades no trabalho, quem você procura para pedir ajuda?” ou, ainda, “Quem foi o colega ou líder que te inspira na empresa?”. Quando os nomes começam a se repetir, você será capaz de determinar quem eles são em sua organização.

Para ajudá-lo nessa tarefa estratégica, a Vaipe sai na frente mais uma vez e disponibiliza a funcionalidade Influenciadores. Você certamente já conhece os benefícios que uma pesquisa de clima possibilita ao ambiente organizacional, certo? Essa ferramenta é utilizada para medir os níveis de engajamento e de satisfação.

Agora, você também poderá utiliza-lá como Mapa de Colaboradores Influenciadores. A nova funcionalidade da plataforma Vaipe permite que você conheça os funcionários que servem como inspiração para os demais. Além disso, os respondentes poderão trocar feedbacks sobre as ações dos influenciadores.

Tudo isso ajudará o seu negócio a valorizar esses membros especiais para poder contar com o apoio deles para aumentar o engajamento de todos.

O Mapa de Colaboradores Influenciadores permite que você implemente melhorias no seu negócio. É possível utilizar esses profissionais como disseminadores de conteúdo e economizar.

Se você treinar os influenciadores e comunicá-los a respeito de projetos, eles poderão responder as dúvidas dos colegas e ajudá-los em qualquer transição.

Mas lembre-se:

Essa estratégia vem para agregar e não para substituir métodos de avaliação de performance que diagnosticam habilidades e competências.

Assim como os consumidores, os profissionais podem influenciar outras pessoas de maneira positiva ou negativa. Cabe a você adotar estratégias que melhorem a employee experience e para garantir que eles irão ajudá-lo nessa missão!

E você, já utiliza o Mapa de Colaboradores Influenciadores na sua empresa? Tem alguma experiência para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários! Ou conheça e teste essa funcionalidade na plataforma Vaipe clicando aqui.

Por que a sua empresa deve investir no Mapa de Colaboradores Influenciadores?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *