Para que uma empresa atraia e consiga manter um time de alta performance, precisa oferecer benefícios atraentes. Esse pacote deve colaborar com a qualidade de vida dos funcionários para que eles permaneçam motivados e deem o seu melhor.

benefícios

Além de ajudar na retenção de talentos, uma empresa que oferece benefícios interessantes e alinhados com o mercado potencializa a employee experience. Além da sua própria imagem, tornando-se uma referência ao se preocupar em investir no capital humano.

Salário competitivo, reconhecimento e oportunidades de crescimento profissional são fatores que influenciam diretamente na produtividade. Mas, além deles, a gestão de benefícios está intimamente relacionada à motivação das equipes. Ela deve ser utilizada como uma estratégia para conquistar melhores desempenhos.

Oferecer benefícios que estejam alinhados com o mercado e, portanto, satisfaçam as necessidades dos colaboradores é essencial para alcançar bons resultados organizacionais. E qual empresa não deseja isso, não é mesmo? Afinal, as pessoas são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.

Por isso, no post de hoje, falaremos a respeito da importância de oferecer benefícios que estejam alinhados com o mercado. Confira o que preparamos para você!

Benefícios como estratégia de motivação

Todas as transformações que ocorreram no mundo nos últimos anos afetaram a dinâmica do mercado. Tanto o comportamento das organizações quanto o relacionamento empresa-funcionário.

Hoje, o capital humano é visto como parte fundamental do sucesso corporativo. Afinal, as pessoas são responsáveis por aplicar seu conhecimento e seus esforços para que a empresa alcance os resultados desejados.

A gestão de pessoas é assertiva quando possibilita a cooperação entre todos e a motivação prevalece na empresa.

E uma das melhores maneiras de estimular os colaboradores é por meio de benefícios que estejam alinhados com o mercado.

O processo de remunerar/recompensar pessoas faz parte da teoria de Idalberto Chiavenato a respeito da Gestão de Pessoas. Ela é baseada nas técnicas utilizadas para aumentar a motivação por meio da satisfação de necessidades.

Uma pesquisa de clima organizacional ajuda a descobrir qual recompensa mais motiva as equipes. Além de mostrar se os benefícios que são oferecidos estão alinhados com o mercado.

De posse dessas informações, a empresa saberá que tipos de benefícios devem ser priorizados ou implementados. Assim o engajamento dos times poderá ser impulsionado.

Pesquisa de clima da Vaipe: benefícios

Uma das 54 perguntas da pesquisa de clima da Vaipe é: Os benefícios que você tem estão alinhados com o mercado?

Abaixo, apresentaremos alguns depoimentos anônimos obtidos por meio da resposta dessa questão na plataforma da Vaipe.

“O plano de saúde, pois funciona por co-participação e nunca se sabe o valor que será pago com uma simples consulta ou necessidade numa emergência ou exame.”

Questões relacionadas à saúde são comumente mencionadas nas pesquisas de clima. Você sabia que o plano de saúde é o benefício mais importante para 74,6% dos trabalhadores brasileiros?

Não há como ignorar esses dados, não é mesmo? Afinal, você certamente não deseja ter colaboradores doentes e com resultados e performances prejudicadas por estarem presentes apenas fisicamente.

O plano de saúde por co-participação é uma estratégia cada vez mais utilizada pelas empresas. Essa modalidade ajuda a promover uma reflexão a respeito da racionalidade na utilização do plano. Sabe aquela mania que algumas pessoas têm de fazer diversas visitas pontuais ao médico para tratar sintomas ao invés de marcarem uma consulta preventiva ou investigativa?

É preciso treinar os colaboradores sobre as melhores práticas de utilização desse benefício e mudar a forma de agir. Explicar o motivo pelo qual a empresa adota essa modalidade de benefício para estimular a conscientização do seu uso. Assim você evita custos de ambos os lados.

A empresa deve orientar as equipes sobre a importância de realizar atividades físicas e checkups, apresentar os custos relacionados aos procedimentos e manter um canal aberto de comunicação para o esclarecimento de dúvidas.

Se a sua empresa não oferece esse benefício, vale a pena conferir opções alternativas de baixo custo para a empresa, como o Consulta do Bem. Afinal, o plano de saúde é um dos benefícios mais importantes, pois reduz a incidência de enfermidades. Além de elevar a disposição e a motivação e reduzir o número de afastamentos e licenças médicas.

“O VR está baixo para o local onde vamos.”

Alguns benefícios passam a ser vistos de forma negativa quando não são suficientes para atenderem a uma necessidade. É o caso do Vale Refeição.

Por esse motivo, as empresas devem realizar levantamentos dos valores praticados na sua região para entender se o benefício é realmente compatível.

Se for constatado que o valor está muito abaixo, é interessante realizar um estudo para determinar qual é o impacto financeiro para reajustar o valor e traçar planos de ação.

No entanto, se a empresa oferecer um valor acima daquele praticado pelo mercado é importante compartilhar essas informações com os times para valorizar a imagem do negócio.

Oferecer benefícios alinhados com o mercado é uma das melhores maneiras de reter talentos. Além dos benefícios que são mais tradicionais, é interessante analisar a possibilidade de oferecer “agrados” incomuns, como parceria com plataformas de gestão de convênio para descontos em alimentação e cursos, horários diferenciados, espaço pet friendly, trabalho Home Office, entre outros.

E você, quer descobrir se os benefícios oferecidos pela sua empresa estão alinhados com o mercado? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato e comece a estruturar sua pesquisa de clima conosco para ouvir o que os colaboradores têm a dizer e elevar o engajamento e a felicidade dentro da empresa!

Os benefícios que você oferece estão alinhados com o mercado?
Classificado como:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *