Você sabia? 41% dos colaboradores acreditam que suas empresas não possuem metas claras. As empresas mudaram. O ritmo ditado pela globalização e a hipercompetitividade exigem que as organizações que desejam prosperar se adaptem.

No passado, metas eram definidas visando unicamente o lucro organizacional. Hoje, elas são vistas como um desafio que oportuniza o desenvolvimento profissional e pessoal dos membros das equipes.

Definir metas claras é fundamental para que os times alcancem resultados favoráveis. Essa é uma poderosa estratégia para elevar o engajamento. Afinal, de nada adianta montar equipes de alta performance, com profissionais competentes e qualificados e traçar objetivos inalcançáveis que irão virar fatores de desmotivação.

metas

A definição de metas claras ajuda a explorar o potencial do grupo para que cada um dos seus membros alcance o sucesso.

Pensando nisso, preparamos o post de hoje para que você entenda de que maneira ter metas claras influencia nos resultados da empresa. Acompanhe e saiba mais!

Pesquisa de clima da Vaipe: metas claras

A metodologia da Vaipe consiste em uma pesquisa de clima contínua. Uma das 54 perguntas realizadas é: A empresa tem metas claras?

Essa questão é fundamental para avaliar o entendimento dos colaboradores a respeito das metas. Além disso, ajuda a determinar se as equipes estão operando para alcançar um objetivo ou se estão apenas cumprindo o horário.

Abaixo, apresentamos dois depoimentos anônimos obtidos por meio da resposta dessa pergunta na plataforma da Vaipe.

“São sempre claras e compartilhadas!”

Para manter os níveis de engajamento, é preciso definir de maneira clara quais são as metas gerais de curto prazo – mensais ou trimestrais.

Os colaboradores só “compram” a ideia quando são envolvidos no processo. Dessa forma, é importante compartilhar quais são os indicadores e a meta de cada um em uma reunião realizada mensalmente, por exemplo.

Mas nada de bombardear as equipes com informações confusas e números assustadores! Experimente elencar poucos indicadores para que todos tenham facilidade em entendê-los e se lembrem deles com clareza.

Inclua na pauta dessa reunião o comparativo entre o resultado do mês e a meta. Isso garante que todos percebam a importância do esforço individual para o resultado coletivo. Além de deixar claro qual é o norte da empresa.

“De longo prazo, estamos trabalhando para melhoria.”

Além da definição das metas de curto prazo, a empresa também deve compartilhar uma visão de onde pretende chegar em um período de tempo maior.

Ter objetivos claros para os próximos dois a três anos ajuda os colaboradores a se manterem inspirados no dia a dia para alcançá-los gradativamente.

Uma visão inspiracional, que desperte em cada um o sentimento de que é capaz de alcançar um objetivo é importante. Mas é preciso ir além e definir indicadores que demonstrem o que será considerado como uma meta e visão alcançadas.

Por exemplo, se a visão do seu negócio é  “ser a maior e mais indicada empresa no segmento de transporte”, é importante ter como indicador o que é preciso para realmente ser considerada como tal.

A maior empresa deve apresentar um determinado volume de faturamento, não é mesmo? Quanto? Qual o valor a empresa precisa alcançar para “ganhar” dos concorrentes? Já em relação à indicação, é preciso selecionar qual o NPS seria suficiente para que a empresa seja, de fato, a mais indicada no segmento de transporte.

Ter números e indicadores definidos torna a jornada mais real. Apresentando metas claras, cada um sabe o que precisa fazer e percebe os resultados do seu empenho.

A importância das metas

Definir metas claras é fundamental para que as equipes se dediquem e mantenham o foco na realização das suas atividades. Elas estão diretamente relacionadas à produtividade, já que os colaboradores precisam se comprometer e correr atrás para alcançá-las.

Os gestores devem acompanhar de perto essas definições para garantir que elas sejam alcançáveis. Além disso, devem sempre reconhecer os funcionários pelos resultados atingidos.

Dessa maneira, todos saem ganhando: as empresas, por meio da lucratividade e alcance dos resultados, e os colaboradores, por meio do seu crescimento pessoal e profissional.

E a sua empresa, tem metas claras? Que tal conhecer a opinião dos membros da sua equipe aplicando uma pesquisa de clima organizacional? Entre em contato e até a próxima!

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