Por que será que algumas empresas disparam na frente e deixam a concorrência “comendo poeira”? A resposta não tem nada a ver com sorte! Organizações que trabalham constantemente na melhoria do produto e na melhoria do serviço se destacam e estão em constante evolução.

melhoria do produto

Você já reparou que nunca se falou tanto sobre inovação e relacionamentos? Com a crise socioeconômica que “sacudiu” o país, essas questões se tornaram ainda mais importantes para aqueles negócios que não desejam perder espaço no mercado.

Mas tudo isso não depende apenas de boa vontade ou do esforço de somente uma pessoa. Os gestores precisam investir no estabelecimento e na manutenção de uma cultura interna voltada à otimização. Dessa maneira, o processo criativo estará sobre análise constante, garantindo a melhoria do produto vendido ou melhoria do serviço comercializado.

No post de hoje, mostraremos como a melhoria do produto/serviço é um fator determinante para a sua empresa se adequar ao mercado. Preparado? Então, vamos lá!

Pesquisa de clima da Vaipe: melhoria do produto/serviço

Uma das 52 perguntas que compõem a pesquisa de clima da Vaipe é: Você acredita que a empresa trabalha constantemente na melhoria do produto/serviço vendido para se adequar ao mercado?

Abaixo, apresentaremos um depoimento anônimo obtido por meio da resposta dessa mesma questão na plataforma da Vaipe.

“A empresa sempre busca ouvir os clientes para propor a melhor ferramenta.”

Inseridas em um mercado altamente competitivo, as organizações buscam diferenciais para se adequarem e permanecerem lucrativas. O que resulta na adoção de ferramentas que permitam a melhoria do produto/serviço vendido para atender à exigência dos consumidores.

Sabemos que uma empresa depende de clientes para prosperar. Mas, na verdade, o que garante o sucesso de um negócio é sua capacidade de manter os clientes satisfeitos. E, para isso, é fundamental ouvir o que eles têm a dizer.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é adotar uma cultura de feedback dos clientes. Nesse processo, as opiniões dos consumidores são mapeadas para garantir a melhoria contínua.

E, para conseguir implementar isso na sua empresa, é importante contar com profissionais preparados e que interajam com os clientes. Dessa forma, eles poderão formalizar as informações e compartilhá-las com o restante da equipe para que, juntos, todos possam elaborar novas estratégias que atendam a essas recomendações.

Além disso, implementar uma cultura de feedback de melhorias dos colaboradores é uma boa alternativa. Afinal, ouvir o que eles têm a dizer é essencial, já que são eles quem estão em contato direto com os clientes e podem identificar quais melhorias podem beneficiá-los.

Isso pode ser feito por meio de um processo estruturado, como a disponibilização de um e-mail específico para que as equipes façam as suas sugestões.

Qual o desafio?

O desafio é criar um ambiente que valorize toda forma de contribuição, selecione as melhores e aplique-as para se adequar ao mercado. E, para aumentar a motivação dos colaboradores, adote uma premiação para aqueles que inovam nos processos e compartilhe com todo o grupo quem foram os autores dessas ideias implementadas.

Experimente criar comitês de interação entre times de áreas comercial, operacional e tecnologia e produto. Esse canal de comunicação ajudará a pontuar melhorias e inovações que ajudarão nos resultados do seu negócio.

Uma das primeiras atitudes que uma empresa deve tomar é garantir a melhoria do produto/serviço. Afinal, quem continua comprando de uma organização que não oferece qualidade, não cumpre o que promete e não escuta seus clientes?

Para garantir a melhoria constante do que é vendido para se adequar ao mercado é fundamental ouvir os consumidores. Pois eles sabem o que deve ser otimizado.

Além disso, os seus colaboradores podem ser uma fonte rica de sugestões. Utilize isso ao seu favor e tome atitudes e decisões a partir dos feedbacks recebidos. Assim, a sua empresa se tornará mais forte e contará com profissionais mais motivados.

E você, acredita que a empresa trabalha constantemente na melhoria do produto/serviço vendido para se adequar ao mercado? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato e comece a estruturar sua pesquisa de clima conosco para ouvir o que os colaboradores têm a dizer sobre essa e muitas outras questões!

Melhoria do produto: seu time enxerga essa prática na sua empresa?
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