Você sabia que uma pesquisa de clima organizacional ajuda as empresas a diagnosticarem as suas melhores práticas? Além disso auxiliam na descoberta de quais pontos precisam de melhoria. Essa poderosa ferramenta de gestão permite conhecer a opinião dos colaboradores acerca de assuntos importantes. Por exemplo, a sua comunicação interna, reconhecimento e acompanhamento de tarefas.

acompanhamento de tarefas

O reconhecimento serve como norte aos profissionais. A partir dessa ação, eles compreendem quais atitudes precisam deixar de lado e quais devem manter.

Mas, para que os colaboradores se sintam valorizados dentro das organizações, é preciso oferecer mais do que uma remuneração atrativa. É fundamental reconhecer as tarefas entregues para que cada um se sinta mais do que apenas uma peça da engrenagem organizacional.

A desmotivação por falta de reconhecimento pode se manifestar de diversas formas. Desde um chefe distante até a falta de apreciação de atividades bem executadas e que façam a diferença.

Pensando em tudo isso, no post de hoje, falaremos a respeito da importância de realizar o acompanhamento de tarefas para reconhecer os profissionais. Confira e saiba mais!

Pesquisa de clima da Vaipe: reconhecimento e acompanhamento de tarefas

Uma das 54 perguntas da pesquisa de clima da Vaipe é: Você sente que seus colegas reconhecem suas tarefas entregues? 70% dos colaboradores responderam que sim.

Essa questão é fundamental para avaliar o entendimento dos colaboradores. Além do sentimento em relação aos esforços da empresa para reconhecer um trabalho diferenciado.

Abaixo, apresentaremos alguns depoimentos anônimos obtidos por meio da resposta dessa pergunta na plataforma da Vaipe.

“Com o acompanhamento de tarefas, começou-se a reconhecer mais quando se entrega alguma coisa.”

Adotar o acompanhamento de tarefas pode ser uma boa maneira de garantir que todos saibam em qual projeto cada um está trabalhando. Também entender quem são os envolvidos nas tarefas de sucesso entregues. Para aumentar a credibilidade do processo, faça esse acompanhamento de tarefas de maneira formal e certifique-se de que isso seja de acesso de todos.

Compartilhando essas informações, a comunicação interna da empresa será otimizada. Informe as principais entregas de cada mês e nomeie quais profissionais foram responsáveis. Se possível, informe de que maneira eles contribuíram para o sucesso da entrega.

O reconhecimento é parte fundamental na vida de todo ser humano, especialmente na esfera profissional. Ao ser reconhecido, a tendência é de que o colaborador torne-se mais comprometido, focado em resultados, proativo e motivado.

“É que as vitórias são pouco comemoradas, com palavras, frases de incentivo, etc.”

Muitas vezes, a motivação pode vir na forma de um simples “parabéns” ou “obrigado”. Por isso, é essencial estimular os gestores a fazerem o acompanhamento de tarefas e, a cada entrega, haja um ato de celebração. Calma, não estamos sugerindo grandes investimentos ou eventos de proporções gigantescas!

Comemorar os resultados em conjunto é muito importante para estimular os membros da equipe. Por isso, aposte em soluções simples e que trarão um excelente retorno. Pode ser um almoço com a equipe ou um e-mail enviado para toda a empresa agradecendo e reconhecendo os envolvidos na entrega.

Outra maneira de fazer a comunicação interna das melhores práticas é anunciá-las em reuniões mensais. Ou por meio de outras ferramentas de comunicação interna, como a newsletter ou o mural da empresa.

“As outras áreas não enxergam o trabalho feito pela área na qual trabalho e a cada Weekly há quem faça questão de reclamar de resultados como se não estivéssemos fazendo nada.”

A apresentação do trabalho dos grupos para o restante da empresa é uma maneira de compartilhar resultados. Isso pode despertar um sentimento de que todos fazem parte de algo maior.

Por isso, uma vez por semana, ou por mês, solicite que uma pessoa de uma determinada área faça uma apresentação de 15 minutos a respeito da sua rotina no trabalho, abordando a importância da interação do seu setor com os objetivos da empresa e de que forma ele está conectado com as demais áreas.

Dessa maneira, o envolvimento das equipes aumentará e a sinergia para o alcance de resultados será obtida.

Outra boa maneira de integrar diferentes áreas para favorecer o reconhecimento é o job rotation. Nesse rodízio interno, a cada 3 meses, por exemplo, os colaboradores são convidados a passar um dia em uma área diferente para entender as rotinas de cada uma delas.

É de conhecimento geral que, quando os colaboradores são motivados, eles se tornam mais produtivos, criativos e orientados à entrega de resultados. Além disso, eles são mais felizes e capazes de contagiar os colegas ao seu redor.

O reconhecimento contribui positivamente para o ambiente de trabalho, tornando o clima organizacional mais saudável e a comunicação interna mais fluida e assertiva.

E na sua empresa, de que maneira é feito o acompanhamento de tarefas e de que modo os profissionais são reconhecidos? Como os colegas de trabalho ficam sabendo das tarefas entregues pelas outras áreas? Que tal conhecer a opinião dos membros da sua equipe aplicando uma pesquisa de clima organizacional? Entre em contato e até a próxima!

Você sente que seus colegas reconhecem suas tarefas entregues?
Classificado como:    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *