Você já ouviu falar de uma fórmula que permite que as empresas obtenham destaque competitivo e excelentes resultados? Pois ela existe! E sabe do melhor? Não é preciso ser mágico ou professor de matemática para colocá-la em prática e alcançar esses objetivos! A Metodologia da Vaipe consiste na seguinte equação: clima organizacional saudável + colaboradores motivados = #adeusclimao e ambiente inovador.

Metodologia da Vaipe

Assuntos como clima organizacional e motivação são cada vez mais recorrentes dentro das organizações que desejam prosperar. Afinal, esses fatores influenciam diretamente na produtividade e no comprometimento das equipes.

A Metodologia da Vaipe foi desenvolvida para gerar uma cultura humanizada nas empresas, permitindo monitorar o engajamento dos times e melhorar o clima organizacional.

Para que os funcionários sejam felizes em sua vida profissional, eles precisam ser ouvidos. Por isso, nosso método consiste em perguntar, escutar e melhorar por meio de dados e tecnologia.

No post de hoje, montamos um guia definitivo da Metodologia da Vaipe para que você saiba de que forma diagnosticar o ambiente de trabalho. Assim, poderá ajudar a promover mudanças assertivas e que vão ajudar no alinhamento dos objetivos de todos. Vamos lá?

Conheça a Metodologia da Vaipe

A Vaipe é uma plataforma automatizada de pesquisa de clima organizacional e engajamento de funcionários.

A pesquisa de clima é anônima, contínua e muito prática. Tudo isso para ajudar as empresas a medirem a satisfação das equipes em tempo real e, ainda, comparar os resultados com os do mercado.

Nossa metodologia é formada por três pontos – perguntar, escutar e melhorar – que são fundamentais para elevar o engajamento dos membros das equipes.

Pergunte

A Metodologia da Vaipe ajuda a diagnosticar e a entender o clima organizacional, além de servir como um termômetro de engajamento.

São 54 perguntas, com resposta sim ou não, uma por semana. Elas são distribuídas nas seguintes esferas: engajamento, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, identificação com a empresa, reconhecimento e relacionamento.

Sabe aquele dia que começa do avesso? O despertador não toca, o ônibus quebra e você se molha no caminho do trabalho pois se esqueceu do guarda-chuva. Isso tudo, obviamente, influencia no humor e na forma de responder uma pesquisa. Por esse motivo, as perguntas são enviadas na segunda-feira, pois os colaboradores estão relaxados depois do descanso do final de semana, diminuindo o viés negativo das respostas.

Você pode estar se perguntando se é possível mudar as perguntas. A Metodologia da Vaipe foi desenvolvida com base em estudos acadêmicos e na experiência prática da Adriana Barbosa, CEO & Founder em parceria com Ravi Gama, fundador da 2Find, que é especialista em Gente.

Por isso, não há motivos para trocá-las, afinal, a ferramenta já foi testada inúmeras vezes. Além disso, para ter comparação com os dados do mercado, todas as empresas devem responder às mesmas perguntas.

Já a pesquisa employee NPS (eNPS) tem como objetivo promover uma ação contínua de melhorias. Ela é composta por uma pergunta definitiva: “de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar um familiar ou amigo qualificado para uma vaga na sua empresa?”.

Essa pergunta é enviada mensalmente pois serve como um termômetro que mostra a evolução do engajamento dos colaboradores.

Escute

“Você tem um minutinho para responder a nossa pesquisa?” Essa pergunta faz muita gente fugir, não é mesmo? A complexidade e a burocracia associadas às pesquisas somadas à sensação de que “não vai dar em nada mesmo” fazem com que muitos evitem responder qualquer tipo de questionário.

E dentro do ambiente organizacional, isso não é diferente. E, de quebra, os colaboradores ainda ficam com o pé atrás com medo de as informações vazarem e de sofrerem retaliações por conta disso.

Mas isso não precisa ser assim! Por esse motivo, a Metodologia da Vaipe consiste em uma ferramenta que oferece segurança e total anonimato aos respondentes. Dessa forma, os colaboradores serão sinceros nas suas respostas e a pesquisa será muito mais assertiva.

Para que todos sintam que são realmente ouvidos, a plataforma disponibiliza um canal de interação por meio de resposta aos comentários feitos. Ou seja, todas as perguntas possuem um espaço para que o respondente justifique a sua resposta. E quem possui acesso à ferramenta pode responder ao feedback recebido.

Acreditamos que escutar é uma forma de empoderar os gestores. Com a ferramenta Grupos, eles podem acompanhar os resultados filtrados por equipes e serem ainda mais assertivos em suas ações.

Além disso, desenvolvemos a funcionalidade Influenciadores para que os colaboradores indiquem outros como inspiração e troquem feedbacks sobre suas ações.

Cuidamos de cada detalhe para garantir que todas as pessoas que fazem parte de uma organização sejam ouvidas, independentemente de cargo, idade, gênero, credo ou cor.

Melhore

Se você não mensura, você não melhora. Esse é o mantra da Vaipe, simples assim.

O papel de uma pesquisa de clima organizacional só é cumprido quando os resultados são apresentados e os planos de ação são elaborados.

A Metodologia da Vaipe permite que você tenha plenas condições de mapear e diagnosticar as necessidades da sua empresa. Treinamento? Benefícios? Perspectivas de crescimento? Não importa a dificuldade, o que conta é reconhecê-la e se comprometer em fazer melhorias.

A Metodologia da Vaipe é moderna e elaborada para tornar o RH efetivo e descomplicado. A plataforma simplifica o trabalho e permite que os esforços sejam direcionados à construção de uma cultura organizacional superior e mais forte, por meio de funcionários engajados e felizes.

Pesquisa de clima pontual x pesquisa de clima contínua

Você já notou como ao longo da sua vida os seus interesses e desejos mudaram? Se, no passado, você não gostava de uma atividade, pode ser que hoje você não viva sem ela. Isso ocorre pois a nossa evolução é contínua.

E é claro que nas empresas isso funciona da mesma maneira. Uma pesquisa de clima pontual mostra como as equipes estão se sentindo em um determinado momento. E isso pode trazer ótimos resultados para diagnosticar o ambiente organizacional.

Mas, é importante lembrar de que os fatores de motivação mudam com o tempo. Assim, se a sua equipe apontar que o problema são as instalações da empresa e você corrigir essa questão, vai desejar que os resultados melhorem, não é mesmo? Mas, e se isso não ocorrer na prática?

É aí que entra a pesquisa de clima contínua. Ela serve para mapear o clima constantemente, investigando a fundo o que ocorre na empresa e eliminando a parcialidade das respostas obtidas. Uma pergunta de clima sim ou não por semana e uma pergunta eNPS por mês. Assim, você cria uma cultura de gente e gestão baseada no diálogo, na comunicação e no empoderamento, o que vai resultar em engajamento e motivação.

Com a Metodologia da Vaipe, você poderá conhecer seu time, descobrir o que melhorar e comparar os resultados obtidos com os do mercado. Assim, gestores, colaboradores e RH podem potencializar a comunicação e ter insights de melhorias que ajudarão a deixar o Climão bem longe!

E você, deseja esses resultados para o seu negócio? Entre em contato e coloque a Metodologia da Vaipe em prática o quanto antes!

Guia definitivo da Metodologia da Vaipe
Classificado como:    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *