Você já parou para pensar sobre o nível de participação que os membros da sua equipe têm nas tomadas de decisão da sua empresa? Na prática, as opiniões, ideias e sugestões são estimuladas e levadas em consideração? Não? Então é hora de conversarmos!

tomadas de decisão

O crescimento da sua empresa depende do nível de engajamento e produtividade dos funcionários. E, para manter os colaboradores satisfeitos, é essencial promover um ambiente no qual a liberdade de expressão seja estimulada.

Quando os colaboradores se sentem ouvidos, eles tornam-se agentes de mudanças. Em um estudo, cerca de 80% dos participantes afirmaram que sua satisfação depende de poder contar com um gestor que ouça suas ideias e valorize a sua contribuição.

Pensando em tudo isso, no post de hoje, falaremos sobre a importância de levar as opiniões dos colaboradores em consideração nas tomadas de decisão. Afinal, somente assim, eles contribuem, não apenas com as suas funções básicas, mas também no processo de gestão da empresa como um todo. Vamos lá?

Pesquisa de clima da Vaipe: tomadas de decisão

Uma das 54 perguntas da pesquisa de clima da Vaipe é: Você sente que sua opinião é levada em consideração nas tomadas de decisão? 70% dos colabores dizem que sim.

Abaixo, apresentaremos alguns depoimentos anônimos obtidos por meio da resposta dessa questão na plataforma da Vaipe.

“Não, pelo contrário, no geral as pessoas decidem o que querem e como querem sem envolver o time. From top to bottom :)”

Empresas que continuam pregando a premissa de “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, estão com os dias contados. Afinal, ninguém quer trabalhar em um ambiente no qual se sinta oprimido e seja visto apenas como mais um.

Uma organização que estimule os colaboradores a participarem do processo de tomadas de decisão, conta com um nível de engajamento maior e um clima muito mais favorável à inovação e à criatividade.

Por isso, os gestores devem envolver o time na elaboração de planos de ação e tomadas de decisão. Além disso, mostrar que as sugestões são ouvidas é muito importante. Para isso, basta compartilhar com a equipe quais decisões foram tomadas e porque se decidiu por essa priorização.

“São levadas em considerações e algumas até são colocadas em prática.”

O reconhecimento está diretamente relacionado à satisfação. Por esse motivo, dar crédito às opiniões é essencial. Estimule os gestores a reconhecerem as opiniões que serão seguidas. Essa prática irá estimular outros funcionários a colaborarem, gerando um movimento de participação.

Para manter o espírito colaborativo, quando a opinião do time ou de um colaborador não for priorizada é fundamental ser transparente e explicar o motivo pelo qual a ação será executada de outra maneira.

A importância de saber ouvir

Levar a opinião dos colaboradores em consideração nas tomadas de decisão traz uma série de benefícios para a empresa. Confira alguns deles:

1. Otimização dos processos internos

Verdade seja dita: será que existe alguém com maior conhecimento a respeito dos problemas operacionais da empresa do que os próprios colaboradores? Por mais que o gestor se envolva na rotina, o seu ponto de vista ainda será diferente do deles.

Por isso, ouvir o que eles têm a dizer pode gerar a otimização de diversos projetos.

2. Promover o engajamento

Envolver os colaboradores nas tomadas de decisão da empresa ajuda a aumentar o engajamento. Afinal, eles passam a se sentir como parte integrante de um time, com mais autonomia e reconhecimento.

Isso sem falar no aumento da motivação, já que os colaboradores irão ficar super satisfeitos ao verem seus projetos serem implementados pela empresa.

O modelo de gestão participativa no qual a opinião dos colaboradores é levada em consideração nas tomadas de decisão torna a empresa mais assertiva e orientada a resultados.

O gestor deve estar bem preparado para aceitar críticas, sugestões e ser questionado.

Esse processo só tem a agregar nas empresas já que, com o reconhecimento das boas ideias, o caminho para a inovação se abre, fazendo com que os colaboradores se tornem agentes de mudanças em busca dos melhores resultados.

E na sua empresa, as opiniões dos colaboradores são levadas em consideração nas tomadas de decisão? Que tal saber o que os membros da sua equipe pensam a esse respeito aplicando uma pesquisa de pesquisa de clima organizacional? Entre em contato e até a próxima!

Tomadas de decisão: opinião dos colaboradores é ouvida?
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