Estar bem preparado é fundamental para qualquer área. A verdade é que nosso mundo está em constante mudança e precisamos nos capacitar para acompanhar na mesma velocidade. Essa rapidez pode fazer com que percamos um hábito valoroso: o de ler livros. Note: não é o hábito da leitura, mas o da leitura qualificada. Afinal, lemos muito, mas no celular e nas redes sociais. Isso talvez não seja o suficiente, principalmente para os profissionais de RH que trabalham diretamente com o que há de mais valioso nas organizações: as pessoas.

rh

Agora, com a chegada do verão e as prováveis férias, surge a oportunidade de ler mais teóricos e profissionais da área. Para quem trabalha com RH, a leitura de livros relacionados à área é fundamental para aprimorar a formação e inspirar.

Por esse motivo, no post de hoje, vamos listar alguns materiais inspiradores que podem ajudar você que trabalha com RH a aprimorar suas relações profissionais, evoluir em aspectos pessoais e profissionais e se tornar mais produtivo. Confira!

Livros para ajudar qualquer profissional de RH

1. Planejamento de Recursos Humanos, de Maria Diva da Salete Lucena

O livro fala sobre o risco de as pessoas se tornarem obsoletas perante a suposta ameaça da tecnologia. A autora trata sobre as grandes ameaças das empresas contemporâneas e define algumas estratégias para o profissional de RH.

A dica que ela dá perante os novos tempos é de manter a flexibilidade para enfrentar o dinamismo tecnológico, social e econômico. “Além disso, torna-se inevitável que as estruturas burocráticas sejam substituídas por sistemas que permitam constante redesenho de estratégias. Estas estratégias visam atingir três objetivos básicos: resultados empresariais (lucro e sobrevivência), contribuição social ao ambiente e manutenção de alta motivação em todos os setores da força de trabalho”, destaca a autora.

2. Descubra seus pontos fortes, de Donald O. Clifton e Marcus Buckingham

Algumas empresas trabalham em corrigir pontos fracos dos colaboradores para obter sucesso. Entretanto, o livro Descubra seus Pontos Fortes, baseado em pesquisas feitas pelo Instituto Gallup com mais de 2 milhões de pessoas, muda nossa maneira de pensar sobre o aprimoramento de nosso desempenho profissional.

Os autores descobriram que as empresas não dão atenção aos pontos fortes de seus funcionários. Assim, investem tempo e dinheiro em corrigir fraquezas. É um livro bastante interessante, pois apresenta uma nova perspectiva aos profissionais de RH.

3. Como dizer? – A arte de dar e receber feedback, de Elena Pitta

Esta é uma obra essencial para o gestor de RH que trabalha em prol de uma rotina harmoniosa e produtiva. A escritora mostra como a estratégia do feedback é fundamental para o sucesso de uma empresa. O objetivo de Eliana Pita em Como Dizer ? – A Arte de Dar e Receber Feedback é desmistificar essa ideia do feedback como sendo algo negativo.

Os profissionais de RH precisam saber que o feedback é uma ferramenta de autodesenvolvimento profissional. Assim, “os colaboradores sentem-se estimulados e encorajados a continuar desempenhando suas funções e melhorando cada vez mais, pois nestes casos, o feedback funciona como um combustível de motivação para a tão ansiosa geração Y.”, afirma a autora do livro.

4. Competência – A Chave do Desempenho, de Cecília Whitaker Bergamini

O bom desempenho de quem trabalha na empresa é a viga mestre do sucesso. Seguindo esse raciocínio, a autora fala sobre como a competência individual é um diferencial para as organizações. Os colaboradores devem gostar da área em que atuam para que sejam competentes. Contanto que se fortaleça essas aptidões. No livro, a autora mostra formas de fortalecer e desenvolver a competência.

Dica extra: conheça outros livros que podem expandir seus conhecimentos! Preparamos dicas de livros sobre liderança e sobre gestão de pessoas, não deixe de conferir!

Você já leu algum desses livros de RH? Tem alguma outra dica para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários!

Quatro livros que todo profissional de RH deve ler
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *