O departamento de Recursos Humanos seja em uma empresa grande, média ou pequena, é, invariavelmente, de extrema importância. Afinal, são as pessoas que fazem uma organização. Podemos dizer que o papel do dpto recursos humanos nas organizações vem se atualizando e se mostrando cada vez mais estratégico.

dpto recursos humanos

O departamento de Recursos Humanos funciona, em muitas empresas, como sistematizador. Seja selecionando, desenvolvendo ou orientando seus talentos. Isso tendo em vista que o conceito de recursos humanos remete a todas as práticas e políticas que objetivam administrar comportamentos.

Primeiramente, é preciso entender que as pessoas da empresa são como recursos, depois, faz-se necessário estabelecer formas de gerenciar e investir nelas. Isso de modo a explorar de forma positiva a plenitude das capacidades e potencialidades humanas disponíveis na empresa.

Por esse motivo, no post de hoje, vamos falar um pouco sobre o papel do dpto recursos humanos em uma empresa, acompanhe!

Funções do dpto recursos humanos

Veja, a seguir, uma relação básica de responsabilidades do dpto recursos humanos:

  • O processo de recrutamento de candidatos adequados para a organização;

  • Identificar e atender às necessidades de formação da equipe;

  • Garantir o bem-estar dos funcionários e as boas relações interpessoais dos colaboradores;

  • Garantir que o ambiente de trabalho seja seguro;

  • Comunicar a legislação atual sobre o local de trabalho.

Além disso, o dpto recursos humanos tem função de auditoria. Pois precisa verificar outros departamentos e a organização como um todo. Assim, garantem que todas as políticas de RH, como Saúde e Segurança, Desenvolvimento, Avaliação de Desempenho, etc., sejam realizadas de acordo com as diretrizes estabelecidas.

Ele também possui o papel de facilitador, pois essa área ajuda ou facilita outros departamentos. Faz com que eles alcancem os objetivos ou padrões conforme estabelecidos nas políticas de RH da organização. Isso envolve o treinamento que será entregue para questões que surjam nas áreas relacionadas ao gerenciamento de pessoas, por exemplo.

Outra função fundamental é a de consultoria. Uma vez que o dpto recursos humanos deve assessorar os gestores sobre como lidar profissionalmente com questões específicas de gerenciamento de pessoas.

O dpto recursos humanos e as relações entre funcionários

Em um ambiente laboral sindicalizado, as funções trabalhistas e de relações de trabalho da RH devem ser combinadas e tratadas por um especialista. As relações com os colaboradores são fundamentais para qualquer dpto recursos humanos que esteja preocupado com o fortalecimento da relação empregador-empregado.

Isso pode ser medido por meio de uma pesquisa sobre satisfação no trabalho, ou pesquisa de clima. Bem como no envolvimento dos funcionários e na resolução de conflitos no local de trabalho.

As funções de relações laborais podem incluir o desenvolvimento da resposta da administração às campanhas de organização sindical. Além da negociação de acordos e a interpretação das questões contratuais.

O departamento de RH e os benefícios

Como as relações trabalhistas, as funções de remuneração e benefícios devem ser também geridas por um especialista no dpto recursos humanos. É preciso definir as faixas de remuneração e a avaliação de práticas de remuneração competitivas.

Além disso, o departamento de RH deve negociar os benefícios, tais como taxas de cobertura dos planos de saúde. A folha de pagamento pode ser um componente da seção de compensação e benefícios da RH. No entanto, em muitos casos, os empregadores terceirizam funções administrativas, como a folha de pagamento.

O melhor é que isso tudo ocorra no Departamento de RH. Com vários funcionários do setor executando, cada um, tarefas de sua especialidade.

Dpto recursos humanos estratégico

Indo além das questões burocráticas, administrativas e que dizem respeito à aplicação da legislação trabalhista, o dpto recursos humanos assume, cada vez mais, um caráter estratégico. A seleção de talentos com o perfil ideal, visando reduzir turnover e elevar a produtividade, o desenvolvimento de pessoas, a elaboração de estratégias para que os colaboradores permaneçam motivados e engajados, elevando o capital humano e os diferenciais das organizações, são alguns exemplos da colaboração que o dpto recursos humanos gera para as empresas hoje.

Você gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

dpto recursos humanos: importância e funções
Classificado como:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *