O turn over, também conhecido como rotatividade de pessoal, é uma cálculo essencial para a empresa entender como sua força de trabalho variou ao longo do tempo.

Ele serve como um termômetro de possíveis problemas em sua organização. Afinal, se muitas pessoas estão deixando voluntariamente seus cargos na empresa, esse é um importante indício de que há algo de errado em suas políticas de gestão de pessoas.

Portanto, calcular o turn over é uma das ações básicas que podemos tomar para começar a vasculhar onde está o problema e como será possível revertê-lo.

Pensando nisso, no post de hoje, daremos dicas de como calcular e diminuir o turn over. Acompanhe!

Como calcular o turn over?

Primeiramente, some o número de admissões e o número de desligamentos. Depois, divida esse valor por dois. Em seguida, divida tudo pelo número de funcionários ativos e multiplique por 100 para obter a porcentagem.

Essa taxa é útil para indicar a qualidade das contratações e das suas políticas de Gente e Gestão. Quando o volume de entrada e saída de pessoas é alto, pode haver alguma falha de seleção.

Porém, atualmente é mais comum não se considerar o número de contratações quando se calcula o turn over. O objetivo disso é focar apenas na saída de funcionários. Ou seja, no descontentamento dos funcionários em relação à empresa.

Essa segunda opção é ainda mais simples de calcular. É só dividir o número de desligamentos pelo número de funcionários ativos. Essa métrica é bastante útil para indicar a capacidade que você tem para reter talentos e medir se as coisas estão indo bem ou não. No entanto, a sua análise estratégica é essencial para saber o que realmente está fazendo esse índice subir ou descer.

Outros indicadores

Existe também o indicador que leva em conta o turn over de admissão. Nesse cálculo, é avaliada a qualidade do processo de recrutamento e seleção. É muito simples: a medição acontece para funcionários que se desligaram com até seis meses de vivência na empresa. Afinal, um desligamento tão rápido pode indicar uma falha na contratação, usualmente por não ter conseguido transmitir para o candidato a real condição na qual ele trabalharia, os princípios, a cultura e os valores organizacionais.

Assim como foi feito para funcionários com até seis meses de contratação, o turn over pode ser segmentado. Você pode fazer o cálculo tanto por setor como por níveis hierárquicos e, como já vimos, por tempo de casa.

Escolha, portanto, a maneira que melhor se adapte à realidade de sua empresa. Uma dica: faça vários cálculos por diferentes segmentos. Encontre onde a rotatividade está sendo maior. Busque entender o porquê disso. Converse com os gestores de cada área e seja claro sobre como a presteza profissional é tão importante quanto a representatividade da construção da carreira no longo prazo.

turn over

A importância das métricas

As métricas da área de Recursos Humanos são cruciais para qualquer empresa que deseja ter bons profissionais. Portanto, medir, monitorar e analisar esses números deve fazer parte da rotina de qualquer gestor de equipe. O turn over é um dos melhores indicativos de qualidade no ambiente do trabalho.

Você não precisa esperar os funcionários se mostrarem insatisfeitos por meio de uma greve ou queda grave em sua produtividade. É possível prever isso analisando métricas. Elas indicam se você oferece um bom ou um mau ambiente de trabalho.

Dicas para reduzir o turn over em sua empresa

Uma foram de diminuir o turn over é oferecer incentivos, treinamento, motivação, promoção ou recursos que garantam a manutenção desses funcionários, ouvindo-os e mantendo-os engajados e motivados.

Então não espere até que uma crise chegue à sua empresa para começar a se preparar para o futuro. É melhor planejar com antecedência e desenvolver um plano contínuo enquanto a sua empresa está estável, em vez de ser forçado a tomar uma decisão apressada, o que pode piorar o quadro.

A realização de uma pesquisa de clima contínua é um modo de obter subsídios para isso. Por meio dela, você poderá conhecer os sentimentos dos funcionários com antecedência, possibilitando que seu processo de tomada de decisões seja mais assertivo e trabalhe em prol da redução de seu turn over.

Tenha em mente que, ao melhorar satisfação de seus funcionários e tornar o ambiente de trabalho um lugar melhor, todos saem ganhando. O profissional motivado produz mais e melhor. Além disso, não sai em busca de trabalho na concorrência.

E você, quer calcular o turn over da sua empresa, mas está sem tempo para fazer todas as contas? Por isso desenvolvemos  uma calculadora para você conhecer seus custos envolvidos e até quantos colaboradores terá de contratar nos próximos 12 meses! A calculadora é automatizada e gratuita, se ficar com alguma dúvida, entre em contato conosco. Até a próxima!

Como calcular turn over?
Classificado como:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *