Você está interessado na carreira de profissional de Recursos Humanos e considerando ingressar no curso de RH? Saiba que essa é uma das profissões mais valorosas e com boas oportunidades no mercado. Todas as organizações possuem pelo menos um profissional de RH. O departamento de RH, modernamente conhecido também como Setor de Gente ou de Gestão de Capital Humano, é aquele que lida com os aspectos interpessoais e a gestão de talentos de uma organização.

São esses profissionais que são normalmente encarregados da contratação, demissão e treinamento de pessoal, por exemplo. Além disso, existem diversas outras tarefas da empresa relacionadas ao bem-estar dos funcionários e da empresa como um todo.

Portanto, no post de hoje, vamos tratar sobre o que você precisa saber sobre o curso de RH. O que você vai estudar, o que um bom curso oferece e outras informações importantes, acompanhe!

curso de rh

Quem são os profissionais de RH?

Os especialistas em RH tratam das relações dos colaboradores, folha de pagamento, benefícios, estratégias de motivação e engajamento e treinamento. Eles também recrutam, selecionam, entrevistam e acompanham os talentos das empresas.

Pode-se dizer que o curso de RH deve, portanto, combinar psicologia, negociação, economia, marketing e direito. Afinal, a folha de pagamento tende a ser a maior despesa de muitas empresas – e é o profissional de RH que cuida dessas despesas. Assim, ao se matricular em um curso de RH, leve em conta essa diversificação, cada vez mais o profissional de RH assume um caráter estratégico e multidisciplinar nas organizações, é importante que sua formação também ofereça isso.

O que se aprende em um curso de RH

Entre os tópicos principais de um curso de RH estão Recrutamento e Seleção; Treinamento e desenvolvimento; Relações trabalhistas, Gerenciamento de desempenho, Administração de Cargos e Salários, Comunicação Empresarial, Sistemas de RH, Gestão Estratégica de Pessoas e Gestão do Clima Organizacional.

Além disso, você também terá aulas sobre psicologia no local de trabalho, contabilidade, ética, legislação e economia e técnicas e práticas para melhorar o ambiente de trabalho. Ou seja, o curso de RH se baseia em sua educação e experiência e explora a gestão de Recursos Humanos com relação a dados empíricos e práticas no ambiente de trabalho.

Além disso, há disciplinas eletivas e seminários com a participação dos alunos para aprofundamento de temas mais emergentes.

O que mais o curso de RH oferece?

Pense em um cenário de contratação. Se você não souber ministrar os passos necessários para uma empresa contratar um novo funcionário, poderá recrutar um colaborador sem o perfil correto para a oportunidade, o que, possivelmente acarretará em custos adicionais, aumento dos índices de turnover e queda de produtividade da equipe. Os especialistas em Recursos Humanos são a primeira porta de acesso dos talentos ás empresas.

Portanto, você deve levar em conta, ao escolher o curso de RH, as cadeiras de psicologia e dinâmicas trabalhistas. Afinal, como profissional de Recursos Humanos, será preciso realizar entrevistas, organizar dinâmicas, ajudar na adaptação dos novos talentos e trabalhar sempre para manter os times engajados.

O curso de RH deve fornecer todas as ferramentas que você precisa para atuar no mercado. Seja no departamento pessoal de uma empresa, no setor de recrutamento ou mesmo na gestão estratégica do capital humano.

Por isso, no curso, dedique-se a aprender os recursos básicos de uma boa gestão aliados aos processos fundamentais de uma empresa. É imprescindível que o curso conte com um corpo docente formado por mestres e doutores com expertise; ofereça oportunidades de estágio, para que, ainda durante o curso você possa experienciar a rotina de uma área de RH; e um laboratório para que você conheça os sistemas e softwares utilizados pelos profissionais da área.

Esclarecemos suas dúvidas sobre o curso de Recursos Humanos? Está considerando fazer o curso de RH e ainda tem dúvidas? Quer saber mais sobre essa importante carreira? Deixe suas mensagens nos comentários e até a próxima!

Curso de RH: o que você precisa saber antes de ingressar
Classificado como:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *