Quando se fala em questionário de avaliação de desempenho, tanto líderes quanto liderados torcem o nariz. Em geral, esse processo não é visto como o mais prazeroso dentro do mundo corporativo. Isso ocorre, especialmente, pelos longos períodos entre as aplicações e por essa tarefa, muitas vezes, não ser bem conduzida. Tudo isso acaba afetando o clima organizacional e os resultados dessa ferramenta de gestão.

A avaliação de desempenho, quando bem aplicada, permite a análise do desempenho individual e de equipes. Por meio dela, diversos aspectos como conhecimento técnico, relacionamentos, postura e comprometimento podem ser mensurados. Assim, os profissionais podem perceber quais são seus pontos fortes e quais precisam ser aprimorados, entende-se melhor o seu papel no negócio e o que é esperado de cada um.

No entanto, para que tudo isso ocorra, é preciso aplicar o questionário de avaliação de desempenho seguindo uma boa metodologia. Por isso, hoje apresentaremos a ferramenta da Vaipe, elaborada cuidadosamente para ajudar empresas a criar uma cultura de alta performance. Vamos conhecê-la?

questionário de avaliação de desempenho

Mais dinamismo para a sua avaliação

A metodologia Vaipe aposta no dinamismo. Com todas as mudanças e evoluções que ocorreram nos últimos anos, aplicar um extenso questionário de avaliação de desempenho anualmente não faz mais sentido. É preciso rever processos para que eles acompanhem as novas demandas organizacionais e comportamentais.

Um questionário de avaliação de desempenho cumpre com seus objetivos quando permite que líderes tomem decisões assertivas e estratégicas em relação ao desenvolvimento de seus colaboradores. A ferramenta também permite uma reflexão por parte dos gestores em relação à influência que exercem sobre suas equipes.

Sabemos que os eventos mais recentes são aqueles que mais pesam na hora da avaliação. Isso ocorre pois são eles que se mantêm mais vivos na memória. E isso acaba não ajudando no desenvolvimento das equipes e, muitas vezes, sendo injusto. Alguém que desempenhou muito bem as suas atribuições durante 11 meses pode estar sujeito a cometer algum deslize no último mês de avaliação e acabar sendo penalizado.

Por esse motivo, a metodologia Vaipe aposta em uma frequência menor para a aplicação do questionário de avaliação de desempenho. De 3 em 3 meses, a avaliação com 19 perguntas de escolha única e 2 perguntas abertas é realizada ajudando a identificar lacunas de aprendizado e comportamento e ajudando no desenvolvimento de todos.

Mais espontaneidade para o seu questionário de avaliação de desempenho

A metodologia da Vaipe incentiva a avaliação espontânea. Isso quer dizer que, além da avaliação dos gestores, todos os colaboradores podem avaliar todos os colaboradores. Esse feedback ajuda no desenvolvimento dos colaboradores e na construção de equipes de alta performance por meio da redução do viés das respostas.

Independentemente das respostas do questionário de avaliação serem positivas ou negativas, a metodologia Vaipe é um exercício de autoavaliação. Com ela, é possível conhecer pontos de melhorias e práticas que devem ser seguidas pelos integrantes das equipes.

Mais resultados para o seu negócio

A metodologia Vaipe é baseada em testes reais com clientes da Vaipe e em metodologias novas no mercado. Afinal, acreditamos que a aplicação do questionário de avaliação de desempenho vai muito além de analisar planilhas e arquivar papelada!

O resultado dessa ferramenta é fundamental para diagnosticar se a postura dos avaliados é compatível e se opera na mais perfeita sintonia com a cultura organizacional.

Estabelecer uma política de avaliação aliada à prática de feedback contínuo evidencia a preocupação da empresa com o desenvolvimento dos profissionais. Essa ferramenta ajuda a identificar quais são os principais gaps de crescimento da equipe e a ter insights a respeito de como corrigi-los.

A aplicação de um questionário de avaliação de desempenho ajuda no planejamento e no desenvolvimento de pessoas. A metodologia Vaipe permite à empresa ter clareza a respeito dos comportamentos e aspirações para agir e obter melhores resultados.

Além disso, essa poderosa ferramenta de gestão aumenta a motivação e a credibilidade dos membros dos grupos por reduzir a subjetividade das avaliações mais tradicionais.

E você, já utiliza um questionário de avaliação de desempenho? Quer conhecer mais sobre a metodologia e a plataforma da Vaipe? Entre em contato, vamos adorar tê-lo como parceiro!

Questionário de avaliação de desempenho: saiba mais sobre a metodologia Vaipe
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *