Você se sente preparado para assumir novos desafios? Pois saiba que você não está sozinho! Essa é uma das perguntas da Pesquisa de Clima da Vaipe. E sabe de uma coisa? Dos mais de 16.000 respondentes, 91% afirmam estar prontos para encarar isso de frente.

Pessoas de diferentes gerações – de baby boomers a millennials sonham em alcançar novas posições nas empresas nas quais trabalham.

assumir novos desafios

Sair do conforto e assumir novos desafios

Mas, para isso, é preciso sair da zona de conforto, estar preparado e disposto a mudar. Por exemplo, pense na seguinte situação: de repente, você fica sabendo que receberá uma promoção. Uau, que coisa boa! Mas… você passará a liderar os seus colegas. Aqueles mesmos que almoçam todos os dias com você. Você se sente preparado para assumir novos desafios e dar ordens para pessoas que são suas amigas?

No post de hoje, preparamos dicas para você assumir novos desafios. Confira nossas dicas e comece a agir agora mesmo!

Como ser o protagonista da sua carreira

Você já parou para pensar por que alguns aspectos da sua vida profissional não fluem? Parece que você faz de tudo, mas os resultados não são aqueles que deseja. No universo organizacional, um dos maiores fatores de engajamento e motivação é a chance de assumir novos desafios e crescer. Por esse motivo, as empresas estão construindo planos de carreiras consistentes e bem estruturados para reter seus talentos.

Mas, para não ser “atropelado” por outros profissionais ou pelo dinamismo do mercado de trabalho, é preciso se preparar. Esse cuidado fará toda a diferença para estabelecer uma carreira de sucesso.

Atualmente, quem deseja se sobressair precisa ficar atento às oportunidades, manter-se sempre disposto a aprender e atuar de maneira única. Mas, e como fazer isso? Seguindo as dicas a seguir!

Identifique-se com os valores da empresa

Assumir novos desafios pode dar um friozinho na barriga. Mas essa sensação será suavizada se houver uma identificação entre os seus valores pessoais e os propósitos pregados pela empresa. Conhecer a cultura organizacional deixa todo o processo mais natural e faz com que as suas decisões sejam tomadas considerando aquilo que verdadeiramente acredita.

Seja paciente

Nada de ficar frustrado se aquela tão sonhada promoção não acontecer no tempo que você gostaria! Para assumir novos desafios, você deve estar disposto a aprender e se preparar. Isso é essencial para que todos percebam o seu potencial, mesmo que demore um tempinho.

Desafie-se todos os dias

Expandir a sua zona de conforto é fundamental para não ficar parado no mesmo lugar.

Tome o exemplo de uma criança montando um quebra-cabeças. No início, um jogo de 50 peças pode parecer impossível de se concluir. Entretanto, em breve, ela passará para um de 100 peças. Logo, estará montando um de 2.000 peças com tranquilidade. E, se você pedir para que ela volte a montar o de 50, possivelmente, ela não irá se sentir desafiada e perderá o interesse.

Estabelecer metas e assumir novos desafios constantemente é preciso para construir uma identidade como alguém que assume riscos e tenta cumprir diferentes tarefas.

Mantenha bons relacionamentos

Desenvolver apenas competências técnicas não é o suficiente para alcançar novos patamares na empresa. Para assumir novos desafios, é preciso investir em relacionamentos interpessoais.

Empresas que estão atentas à necessidade de desenvolvimento dos colaboradores já estão investindo nos relacionamentos. Por exemplo, para ter sinergia nos grupos e compartilhar conhecimentos, algumas organizações promovem treinamentos internos com os próprios colaboradores. Essa técnica aumenta a confiança das equipes e faz com que todos se interem a respeito de diferentes funções, sem falar que é possível atuar ativamente para solucionar gaps técnicos com a ajuda de colaboradores que são experts em diferentes assuntos.

E, para que isso funcione, é preciso manter-se disponível. Portanto, cultive relações com mentores, esteja aberto a feedbacks, ofereça ajuda a colegas e faça conexões.

O temor de fracassar pode paralisar muita gente na hora de assumir novos desafios. As inseguranças e os medos podem abalar a sua confiança se não houver preparo.

Sem dúvidas, manter uma carreira de sucesso não é algo simples e nem uma lição aprendida da noite para o dia. Entretanto, para se destacar na sua profissão é preciso assumir o controle e encarar de frente os desafios com iniciativa, boa vontade e uma pitada generosa de resiliência.

E você, está preparado para assumir novos desafios? Você tem alguma dica para compartilhar? Deixe um comentário e até a próxima!

Assumir novos desafios: dicas para estar preparado a qualquer momento
Classificado como:    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *