A fórmula de feedback para gestores é bastante simples: uma conversa sincera para apontar fatos e orientar para as melhores práticas. Mas por que será que esse momento ainda assusta tantos profissionais?

Estabelecer uma cultura de feedback é fundamental para a melhoria do aprendizado e o aprimoramento contínuo dos profissionais. Entretanto, se a técnica funcionar apenas na teoria ou não for bem administrada pode gerar um efeito negativo. Afinal, cabe aos gestores a missão de dar esse retorno para os membros de suas equipes.

Investir no treinamento de feedback para gestores ainda ajuda a reforçar a autoridade e a melhorar a comunicação e o ambiente organizacional.

Por isso, no post de hoje, explicaremos como o treinamento de feedback para gestores pode trazer melhores resultados para o seu negócio. Quer saber mais? Acompanhe!

feedback para gestores

O feedback como diferencial competitivo

O feedback é um excelente fator motivacional. Esse retorno ajuda os colaboradores no alinhamento de objetivos e estratégias. Além disso, é uma maneira de corrigir problemas, resolver conflitos, promover o desenvolvimento e o autoconhecimento e alinhar os objetivos dos profissionais com os do negócio.

Tudo isso é sinônimo de diferencial competitivo. Os colaboradores de alta performance participam ativamente dos resultados organizacionais.

Mas, para isso, é preciso realizar treinamento de feedback para gestores. Até porque eles contribuem para o crescimento dos colaboradores, enaltecendo as boas práticas e fazendo com que eles percebam que existem pontos que podem sempre ser melhorados.

A importância do treinamento de feedback para gestores

Os líderes devem ser empoderados e preparados para poderem orientar e conduzir os colaboradores rumo ao desenvolvimento e ao aprendizado. O gestor deve ser capaz de alinhar os resultados das atividades dos grupos com as expectativas da empresa.

Por esse motivo, o feedback deve ser uma prática diária. Seja por meio de um elogio a uma tarefa bem realizada ou para ajustar comportamentos e atitudes. Nesse contexto, o papel do líder é contribuir com o empenho e com a melhoria dos profissionais. E, para isso, é preciso que o treinamento de feedback para gestores seja uma estratégia organizacional.

Como treinar os gestores para dar feedbacks mais eficientes aos colaboradores

Para que um líder aprimore suas habilidades de comunicação e desenvolva a habilidade de se expressar melhor, o RH pode desenvolver treinamentos de feedback para gestores. Elencamos, a seguir, algumas dicas que podem fazer a diferença na qualidade das conversas. Confira!

Reúna todos os colaboradores

O feedback deve ser parte da cultura organizacional para que ocorra uma evolução constante. Para colocar isso em prática, reúna todos os colaboradores e prepare uma apresentação a respeito da importância do feedback. Saliente os principais pontos da conversa e como ela colabora para o desenvolvimento tanto de quem o fornece, quanto de quem o recebe.

Que tal apresentar o Feedback Radical Candor? Essa estratégia é bastante interessante para garantir o crescimento e avaliar a performance de todos os membros da empresa.

Ofereça uma troca de experiências

Quer ter certeza de que os líderes serão capazes de dar feedbacks que serão absorvidos da melhor forma por todos? Que tal oferecer uma troca de experiências?

Durante a conversa, aborde os feedbacks já recebidos ao longo da carreira. Traga exemplos e mostre que, no final, a maneira como você conversa e, até mesmo as palavras usadas, impactam na qualidade do feedback.

Dê dicas

Durante o treinamento de feedback para gestores, dê dicas para que os líderes melhorem os feedbacks.

Saber manter uma boa comunicação, escolher o ambiente, exercitar a empatia, ser pontual e agir com inteligência emocional são atitudes que podem ajudar nos resultados.

Além disso, explique a importância do pós-feedback para fazer o acompanhamento da evolução e incentivar a troca de experiências entre os feedbacks dados.

Ser chamado na sala do chefe para receber um feedback pode ser assustador se isso não fizer parte da cultura do negócio. Tampouco é agradável para o gestor que fica sem saber bem o que fazer.

O treinamento de feedback para gestores ajuda a elucidar a importância dessa prática. Assim, os líderes percebem que o feedback não deve ser aplicado como um puxão de orelha ou lição de moral, mas, sim, como uma estratégia para desenvolver os colaboradores.

E na sua empresa, o treinamento de feedback para gestores já é uma realidade? Você tem alguma dica para compartilhar? Deixe um comentário e até a próxima!

Feedback para gestores: como o treinamento pode ajudar
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *