Muitas organizações já estão adotando a forma de trabalho home office. Além de reduzir custos, ele é benéfico porque aumenta o engajamento e, consequentemente, a produtividade. Entretanto, com essa nova forma de trabalho, surge também uma preocupação com a cultura organizacional home office. Afinal, as crenças e valores de uma empresa são a base para as ações de gestão de pessoas.

Diante disso, como seria possível manter uma cultura organizacional sem o ambiente comum da empresa? É sobre isso que vamos falar no post de hoje!

cultura organizacional home office

Como promover a cultura organizacional home office?

1. Contato periódico gestor/colaborador

Em primeiro lugar, o gestor deve estar sempre em contato com o colaborador. Como não é possível acompanhar os processos, é essencial que ele alinhe periodicamente os resultados e o andamento das tarefas. Assim, seria ideal um encontro presencial semanalmente, ou uma videoconferência em casos de longa distância.

2. Participação em eventos

Além de ter contato com o gestor, é importante que o colaborador home office se relacione com os colegas. Por isso, é importante que ele participe de eventos, treinamentos e reuniões para criar laços. Dessa forma, a cultura organizacional home office será fortalecida e ele se sentirá pertencente ao grupo, além de poder trocar experiências com os demais. 

3. Inclusão na comunicação interna

O colaborador home office deve estar por dentro de tudo que ocorre na empresa. Assim como os funcionários do escritório têm ciência de todos os acontecimentos, ele também deve ser informado de todos os processos. Portanto, a comunicação interna deve criar conteúdos relevantes para alcançar esses profissionais e despertar interesse sobre assuntos do dia a dia corporativo.

Outra forma de envolvê-lo nesse cotidiano é incluir esse profissional em um chat com toda a equipe. Isso fará com que ele tenha um contato diário – mesmo que não presencial – com as pessoas. Ademais, alguns assuntos podem não ter relevância suficiente para a divulgação pela comunicação interna da empresa. Com o chat, ele ficará inteirado até mesmo desses temas.

4. Demonstrar consideração

Uma das melhores formas de entrosar esse colaborador é demonstrar o quanto a empresa se importa. Se ele não está no escritório para receber lembranças em datas especiais, não o deixe de fora. Envie pacotes para sua casa, isso fará com que ele se sinta lembrado e importante.

Assim que ele for contratado, é interessante também que haja alguém responsável por apresentá-lo a cultura organizacional da empresa e acompanhá-lo nas primeiras semanas para sanar qualquer dúvida sobre como tudo funciona.

5. Retiro da empresa

Deslocar os colaboradores para um ambiente diferente, como um retiro, é uma ótima maneira de promover a cultura organizacional home office. Isso possibilita uma aproximação mais efetiva, já que há um tempo de contato maior. Por isso, é um momento em que todos estão fora do clima de trabalho e podem reforçar relacionamentos e melhorar o trabalho em equipe.

E sua empresa, possui trabalho home office? Se sim, qual estratégia ela usa para manter a cultura organizacional? Não esqueça de deixar um comentário!

Cultura organizacional home office: como mantê-la fora do escritório?

2 ideias sobre “Cultura organizacional home office: como mantê-la fora do escritório?

  • 23/04/2018 em 12:16
    Permalink

    Vocês são bons demais! Muito obrigado por ter dedicado o tempo de vocês na construção deste conteúdo. Vai me ajudar traçar um norte dentro da cultura home-office, ainda mais com a mesma crescendo cada vez mais no mercado de trabalho.

    Resposta
    • 23/04/2018 em 13:32
      Permalink

      Oi, Breno!

      Nós que te agradecemos por ter sugerido esse tema. Esperamos que tenha ajudado!

      Se tiver alguma outra dúvida, entre em contato com a gente novamente!

      Time Vaipe 🙂

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *