Você já ficou sem graça ao receber um elogio? Muitas pessoas não sabem muito bem como lidar nessa circunstância. Elas acabam tendo reações inapropriadas, principalmente, quando o elogio vem de alguém considerado superior, por exemplo, do chefe. Mas, como fazer um agradecimento pelo feedback positivo sem falsa modéstia e sem parecer “puxa-saco”?

No post de hoje, falaremos sobre diversas reações que você não deve ter ao receber um elogio do seu gestor e mostraremos como fazer um agradecimento pelo feedback positivo da melhor maneira possível!

agradecimento pelo feedback

Reações inadequadas no agradecimento pelo feedback positivo

Não se gabe

Não deixe a fama “subir à cabeça”. Algumas pessoas podem começar a agir com ar de superioridade por se considerarem melhor do que as outras. Quando um questionamento é direcionado à elas, falas como “mas eu fui elogiado pelo chefe, e você?” ou “eu sou o queridinho do chefe”, demonstram um tipo de reação esnobe.

Não peça repetição ou detalhes do elogio

É muito difícil não ceder à tentação de inflar seu ego. Entretanto, tente resistir e não peça para que seu chefe repita o elogio ou explique por que o elogiou só para ter o prazer de ouvir mais vezes. Isso pode te fazer sentir bem, mas os outros provavelmente te verão como alguém extremamente narcisista.

Não se rebaixe

Se você responder ao elogio do seu chefe com um “obrigado, mas nunca chegarei a seus pés”, você se mostrará um profissional inseguro e sem autoconfiança. Isso pode ser muito prejudicial para sua carreira, afinal, se nem mesmo você acredita no seu potencial, por que o gestor acreditaria?

Não finja modéstia

“Quem me dera”, “imagina, não fiz nada”, “mas eu nem mereço”. Essas falas são típicas de quem quer parecer humilde. O fato é: nunca pensarão que você é realmente modesto. Essa reação só faz parecer que você está louco para ouvir mais elogios e que não foi necessário esforço para receber esse reconhecimento.

Como fazer um bom agradecimento pelo feedback positivo?

Reconheça seus méritos

Acredite no seu potencial e na capacidade de fazer um ótimo trabalho. Quando você fizer algo tão bom que chame a atenção da gestão, reconheça seus esforços e o mérito que você tem. Aceite que você é merecedor do elogio que está recebendo.

Mencione todos os envolvidos

Dificilmente alguém realiza algo totalmente sozinho, principalmente em empresas, onde tudo é feito em equipe. Por isso, reconheça todas as pessoas que te ajudaram a chegar nesse resultado. Seus colegas se sentirão também elogiados e ficarão gratos com sua atitude. O sentimento de grupo será fortalecido e vocês alcançarão resultados cada vez melhores.

Menos é mais

Não tente florear sua resposta.  Até porque a melhor maneira de evitar reações exageradas é apostando em uma resposta rápida e direta: “Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado!”. Essa frase não dá abertura à nenhum julgamento errado e traduz eficientemente o sentimento de gratidão.

Evolua com o feedback positivo

Use o feedback positivo como um incentivo para melhorar ainda mais. Se você está fazendo um trabalho bom e está sendo reconhecido, busque melhorar ainda mais e apresentar resultados cada vez melhores. Mantenha sempre os pés no chão e o olhar fixo no futuro.

E aí, você também já passou por essa situação? Conta para a gente como você reagiu nos comentários!

Agradecimento pelo feedback: saiba como reagir aos elogios do chefe
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *