Adesão de colaboradores: 6 passos para aumentar nas pesquisas

Nós já falamos sobre quais são as melhores práticas quando os resultados da pesquisa de engajamento estão baixos, mas o que fazer quando o que está baixo é a adesão de colaboradores?

adesão de colaboradores

O que é adesão de colaboradores na pesquisa de engajamento?

A Vaipe é uma plataforma de people analytics que, através de pesquisas digitais, dá voz aos colaboradores, empodera liderança e RH com dados assertivos e estimula a troca de reconhecimento e feedbacks.

Dentro da plataforma, os clientes da Vaipe têm acesso não só aos resultados das pesquisas, como também à adesão de colaboradores, ou seja, o quanto as pessoas participaram responderam as perguntas. Ela é calculada a partir do número de respondentes dividido pelo número de participantes elegíveis cadastrados no momento da pesquisa.

Mas uma dúvida que muitas vezes surge por parte dos nossos clientes é: o que fazer quando a adesão de colaboradores está baixa? Como aumentar a participação nas pesquisas?

6 passos para aumentar a adesão de colaboradores

1. Apoio da alta liderança

Tudo começa pela alta liderança. Então antes de mais nada, se o(a) CEO não entende a importância das pesquisas para os resultados da organização, se não compra a ideia e não incentiva e apoia gestores nesse processo, é bem provável que as outras pessoas da empresa não se interessem em participar das pesquisas. Afinal, nem a alta liderança vê valor nisso.

2. Engajamento da liderança direta

Em segundo lugar, a liderança direta é quem está mais próxima dos times e quem representa a empresa no dia a dia, por isso precisa ser exemplo. Isto é, gestores precisam estar totalmente envolvidos na pesquisa de engajamento e mostrar a relevância disso para melhorias de processos e rotinas para os próprios colaboradores.

3. Comunicação interna

Em muitos dos casos, o que falta para aumentar adesão de colaboradores é comunicação. Logo, se a adesão está baixa, comece a se questionar como a pesquisa está sendo comunicada internamente.

Todo mundo entende o que é a Vaipe? Já foi explicado o objetivo e a importância das pesquisas? Já foi esclarecido sobre os canais em que as perguntas chegam, datas e como responder?

Muitas pessoas não participam das pesquisas porque não entendem, acham que não tem valor ou que os resultados nem são vistos.

Outro ponto de atenção: já foi comunicado que o anonimato é garantido e que não tem como saber quem respondeu as perguntas? Alguns colaboradores podem se sentir acanhados e com medo de responder as pesquisas por acharem que a liderança saberá quem está respondendo. É preciso deixar claro que as perguntas chegam por um link direto e intransferível e as respostas são anônimas.

4. Metodologia contínua

A metodologia contínua da Vaipe com as perguntas de resposta sim ou não é uma forma de incentivar que haja maior adesão de colaboradores nas pesquisas. Até porque é muito mais fácil responder uma pergunta assertiva por semana do que todas de uma vez, não é? Assim, com a pesquisa contínua, colaboradores gastam poucos minutos para responder e não precisam parar por horas o que estão fazendo.

5. Escolha do canal de comunicação da pesquisa

Também é fundamental entender quais são os canais de comunicação mais relevantes para a organização e alavancá-los para aplicação da pesquisa, seja por email, SMS, Slack ou Microsoft Teams. A Vaipe envia um link único e intransferível para cada colaborador responder cada pergunta, que fica aberta por dois dias, além de lembretes para responder. Desse modo, as chances de esquecimento são reduzidas e as pessoas podem se planejar e escolher o melhor momento para responder.

6. Comunicação de resultados e ações de melhorias

O que a sua empresa faz com os resultados da pesquisa de engajamento? Para que as pessoas vejam valor em participar das pesquisas e a adesão de colaboradores aumente, a liderança precisa compartilhar resultados importantes e mostrar que efetivamente estão escutando o que têm a dizer através das pesquisas. Isso quer dizer não só definir estratégias, mas colocar realmente em prática ações de melhoria. Assim, as pessoas entenderão que sua participação é indispensável para que a empresa melhore e evolua em todos os aspectos.

Case de sucesso de adesão de colaboradores Squid

A Squid é um case de sucesso em adesão de colaboradores. Enquanto no mercado vemos uma variação entre 50% e 60% de adesão nas perguntas semanais, na Squid a média do último ano foi de 80%. Em maio de 2020 a adesão era de 61% e passou para 89% em abril de 2021.

Mas qual é o segredo? Além de comunicar que o anonimato é garantido nas pesquisas, demostrando que é um espaço seguro que traz a oportunidade do colaborador expor tudo o que tem interesse, a Squid entendeu que mostrar às pessoas que elas estão sendo ouvidas é um fator-chave para aumentar a adesão na empresa.

Isso quem conta é o Carlos Tristan, Co-founder & COO Squid: “Os colaboradores perceberam que quanto mais comentam as necessidades, mais estamos observando e trazendo maneiras simples e inovadoras como soluções. O grande desafio era manter a plataforma meio que como um ritual de cada um para se expressar e, com a aplicação do que é apresentado ali, estamos conseguindo cada vez mais mostrar o impacto da Vaipe no dia a dia”.

Leia o case na íntegra clicando aqui!

Comece uma pesquisa com a Vaipe

Quer começar a monitorar engajamento com a Vaipe e conhecer mais sobre as nossas soluções? Então clique aqui para acessar o nosso site e testar a plataforma por 14 dias grátis!

adesão de colaboradores

(Visualizado 17 vezes, 1 visualizações hoje)
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.