Agentes de mudança: quem são eles e o que podem fazer pela sua empresa?

Já ouviu falar de agentes de mudança? As empresas estão em constante evolução. Por isso, faz parte do cotidiano organizacional encarar mudanças e encontrar maneiras para se adaptar a elas. Por exemplo, transformações tecnológicas, alterações em processos internos, modificações de produtos ou serviços ou ainda mudanças nos comportamentos das pessoas.

Nas empresas existem profissionais que são agentes de mudança e que participam ativamente dos processos. A postura desses profissionais faz toda a diferença.

agentes de mudança

Mark Zuckerberg certa vez disse que “o maior risco é não correr nenhum risco. Em um mundo que muda rapidamente, a única estratégia que certamente falhará é não arriscar”.

Dessa forma, as corporações buscam modos de otimizar recursos e aumentar a eficiência de seus processos para acompanhar o ritmo ditado por um mercado globalizado, veloz e bastante exigente.

Então, para que um negócio prospere nesse cenário, é essencial contar com agentes de mudança. Esses são profissionais-chave que influenciam, motivam e inspiram atitudes e comportamentos que ajudam nos resultados e objetivos da equipe e do negócio

No post de hoje, explicaremos o que são os agentes de mudança e sua importância nas organizações.

Afinal, o que são os agentes de mudança?

Em um processo de mudanças, você já parou para tentar identificar quem são os facilitadores? Os agentes de mudança são líderes ou colaboradores que influenciam outros profissionais. Eles ajudam no processo de comunicação, acalmando os ânimos e incentivando atitudes positivas para encarar as transformações.

A instabilidade econômica e a dificuldade no mercado de trabalho aumentam a necessidade de profissionais que consigam agir de maneira estratégica para alcançar bons resultados e influenciar pessoas.

Os agentes de mudança são aqueles indivíduos que atuam de forma a mudar uma cultura. Eles influenciam decisões para que todos se adaptem às mudanças e alcancem os resultados esperados. Para isso, é fundamental existir uma identificação, engajamento e comprometimento com a estrutura organizacional.

Como utilizar os agentes de mudança a favor da sua empresa

Em um artigo, a empresa McKinsey afirma que uma empresa não muda, quem muda são as pessoas. Isso significa que, diante de um desafio, os profissionais encontram maneiras para se adaptar, alterando a estrutura e criando novos processos.

O papel dos agentes de mudança está relacionado à influência que eles assumem sobre outros profissionais. Esses indivíduos inspiram os demais e ajudam a desenvolver habilidades que permitem que todos tenham foco nas prioridades da empresa.

John Kotter, professor da Harvard Business School, acredita que uma gestão de mudanças é eficaz quando obedece a 8 passos fundamentais. Um desses passos é formar uma aliança poderosa. Isso consiste em identificar quem são os agentes de mudança para que, com a devida orientação, eles possam influenciar as pessoas e eliminar problemas.

Identificar os agentes de mudança

E para identificar os agentes de mudança da sua empresa, você pode contar com a nova funcionalidade da ferramenta da Vaipe: Influenciadores. Mensalmente, os membros das equipes podem indicar quem atua de maneira diferenciada e inspira os demais, além de trocar feedbacks sobre suas ações.

Essa identificação ajuda no Change Management. Assim, qualquer mudança pode ser implementada com atenção aos detalhes, apoio da equipe, melhora da comunicação, envolvimento dos grupos e planejamento para garantir que os benefícios sejam duradouros. Afinal, um processo de mudança depende de pessoas e do comprometimento delas para ter sucesso.

Uma empresa capaz de ter os agentes de mudança como aliados para interagir e envolver os demais profissionais com os objetivos da organização fortalece a sua cultura e aumenta o seu diferencial competitivo.

Identificar quem são os agentes de mudança, portanto, é uma poderosa estratégia de negócios. Afinal, são eles quem atraem seguidores, influenciam atitudes e comportamentos e motivam pessoas a abraçarem os objetivos da organização.

E na sua empresa, existem agentes de mudança? Você tem alguma experiência para compartilhar? Deixe um comentário e enriqueça a nossa discussão!

Compartilhe

4 thoughts on “Agentes de mudança: quem são eles e o que podem fazer pela sua empresa?

  1. Oi. Gostaria que dizer que sou agente ada mudaça. Principalmente nas comunidades ou dentro da minha autarquia. Incentivar as mulheres a optarem pela formação e se dedicarem à negocios para duperar certos problemas.

    1. Olá, Margarida!

      Parabéns pela sua atitude! Pessoas como você são fundamentais para influenciar positivamente os demais e para garantir uma cultura de alta performance nas empresas!

      Obrigada por acompanhar nosso blog, qualquer dúvida ou sugestão de tema, fale com a gente!

      Time Vaipe 🙂

  2. Pois é, tenho amigo que apesar de se aparentar ser simples e ter pouco estudo ele é inteligente , gosta de dar idéias , facilitar o processo de produção para melhor e na empresa que trabalhamos eramos incentivados a isso e até premiado e agora ele foi para outra empresa onde de cara já disseram a ele e isso o dono que disse argumentando que os funcionários são antigos e não se deve ir contra eles tentando mudar algo que já vem sendo feito a décadas, e mesmo assim ele com seu parceiro de 18 anos de empresa na mesma função que é lavar blocos de motores de diversos tipos sendo de pqueno porte , caminhões , tratores , etc , seu parceiro diz que tudo que ele vai fazer dara errado ou não deverá fazer e assim depois de 8 meses na empresa ele já começou a faltar para fazer entrevistas de emprego em outras empresas, como ele mesmo disse : como ficar em um local onde o parceiro não quer solde nem uma alça na tampa de descarte resíduo de óleo e graxa para facilitar sua abertura e como diz ele é uma retifica de fadada ao fracasso ou a mesmice sem possibilidade de crescer apesar de ser antiga na cidade e pior são os profissionais que sujeitam ao salário baixo e a prisão mental !

    1. Olá, Cassio!

      Nossa, que situação!

      Infelizmente essa é a realidade de muitas empresas. Mas é isso mesmo, se a empresa não dá voz para os colaboradores, é importante se idealizar em outro local que seja aberto a novas ideias!

      Continue compartilhando experiências com a gente e, qualquer dúvida, fala com a gente!

      Obrigada por acompanhar o blog!

      Time Vaipe 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao topo